domingo, outubro 11, 2015

Exposição Biblio 75 anos

Na última segunda-feira (05/10) foi inaugurada a exposição que conta a história do curso de Biblioteconomia da FESPSP, que completa em 2015, 75 anos de existência, sendo, portanto, o segundo curso de Biblioteconomia mais antigo do país.


A exposição está aberta até o dia 27/11, de segunda à sexta das 08h às 22h e aos sábados das 09h às 15h, no "casarão" da FESPSP.

A professora Valéria Valls, coordenadora do curso e uma das integrantes da comissão responsável pela idealização deste momento tão especial para os alunos e ex-alunos da FaBCI, comentou sobre a importância do curso e do evento:

"O curso de Biblioteconomia da FESPSP completa em 2015 '75 anos' de criação. Esse fato não deve ser comemorado apenas pelos alunos e ex-alunos do curso, mas pela Biblioteconomia paulista e nacional. Isso porque o curso foi um dos precursores do ensino da Biblioteconomia no Brasil e vários de seus egressos (principalmente até a década de 70) foram responsáveis pela criação de outros cursos de Biblioteconomia espalhados pelo Brasil. Cito por exemplo a minha escola, a Escola de Comunicações e Artes da USP, que iniciou o curso pelo empenho da bibliotecária Maria Luisa Monteiro da Cunha em 1967. Maria Luisa se formou na FESPSP em 1940 (clique aqui e conheça outros formando do mesmo ano).

A história da Biblioteconomia da FESPSP e a história da cidade de São Paulo sempre estiveram interligadas e os avanços sociais, técnicos e tecnológicos com certeza repercutiram e ainda permanecem presentes no currículo do curso.

É uma honra fazer parte desse curso e conviver com alunos e professores tão orgulhosos e comprometidos com a tradição e a inovação."
Profa. Dra. Valéria Valls

A cenógrafa Fabíola Ortiz, responsável pela idealização do espaço cenográfico nos contou sobre o processo de criação da exposição...

Fabíola Ortiz
"Bom, a exposição foi pensada à partir da necessidade de se propagar o conhecimento, evolução e trajetória da biblioteconomia. A poética visual foi pensada não só dando ênfase na história do curso de Biblioteconomia da FESPSP como patrimônio, mas também como recurso que está inerente ao nosso cotidiano e muitas vezes pouco percebido. O universo da informação muda à cada segundo e poucas vezes refletimos sobre esse percurso e o quanto afeta uma estrutura social. A exposição foi pensada abordando dois ambientes diferentes, o mundo antigo e o contemporâneo, sendo possível experienciar o mundo da informação em dois momentos. O visitante é convidado a vivenciar práticas das bibliotecas antigas, datilografando seu próprio trecho de livro, poesia ou o que vier à tona! A instalação de livros que "levitam" fazem parte da minha pesquisa pessoal artística, e representam o caminhar dos livros que antes ficavam restritos à uma biblioteca e agora se desdobram em novas linguagens. A iluminação foi realizada pelo artista e iluminador Jeff Robert, sugerindo a poética do entardecer. Os biombos e os móbiles com letras surgiram à partir de um ponto de vista da informação contemporânea, acessamos uma janela de conteúdo em questão de segundos e é interessante que, apesar do acesso rápido, ainda pode ser revelador o que se encontra no conteúdo de muitas delas. Acredito que a FESPSP tem um potencial incrível para desenvolver exposições de caráter patrimonial, pela importância da inserção desse conteúdo na mídia atual, o meu projeto de criação foi pensado para além da contemplação, o intuito é que o visitante disponha de alguns segundos para experimentar o "ser" bibliotecário, o ambiente instaura o clima poético pensando a todo momento nas sensações de quem visita o casarão ou o lado externo da instituição."

Nenhum comentário:

Postar um comentário