sábado, outubro 17, 2015

#PorqueEscolhiBiblio

Para celebrar os 75 anos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaBCI-FESPSP, faremos ao logo das próximas semanas entrevistas com alunos que escolheram o curso de Biblioteconomia como segunda graduação.
                                              
                                    
A intenção da série #PorqueEscolhiBiblio é mostrar que os alunos tem perfis diversificados, e que nossa área é coringa e pode ser combinada com praticamente todas as outras.

Dando continuidade à nossa série de entrevistas, a aluna Mariana Costa, do 2º ano, que conversou com a Monitoria Científica FaBCI e nos contou um pouco de sua trajetória até a Biblioteconomia.

"Sou formada em Letras pela Universidade de São Paulo. A paixão pela leitura, desde criança, me fez ter interesse em estudar a fundo a literatura, motivo que me levou à faculdade de Letras. Contudo, sempre soube que não seria na carreira de docência que eu iria atuar. No primeiro ano de graduação, descobri a Biblioteconomia e me interessei prontamente. Conversei com vários profissionais da área, muitos deles alunos da FESPSP, e percebi que o curso realmente complementaria bem minha formação em Letras. Na ansiedade para fazer tudo ao mesmo tempo, comecei a cursar Biblioteconomia junto com Letras, uma de manhã e outra à noite. Cursei as duas por um ano, mas a correria era tanta que eu não estava aproveitando de verdade nenhuma das faculdades. Decidi, então, trancar a Biblio, com a certeza de voltar depois de concluir Letras.

Nesse meio tempo, busquei trabalhar na área. Fiquei quase dois anos como bolsista na Biblioteca Brasiliana da USP, onde pude participar de seu processo de nascimento e estabelecimento na Universidade. Voltei este ano para a FESPSP e atualmente faço estágio na Biblioteca da FESPSP. Pretendo conciliar as duas áreas, trabalhando com a informação por um viés cultural, de preferência lidando com literatura e outras artes.

Vejo a Biblioteconomia e a Ciência da Informação como uma área extremamente necessária hoje e no futuro. Com a abundância informacional cada vez mais crescente, é essencial que haja um profissional qualificado para organizar esse caos, e esse profissional é o bibliotecário moderno."

Gostou? Quer participar também? É só entrar em contato conosco pelo e-mail:monitorcientificofabci@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário