domingo, outubro 11, 2015

Tesauro: uma nova forma de abordar a cidade de São Paulo

Em dezembro de 2014, as Diretorias Executiva e Acadêmica da FESPSP decidiram instituir o Biênio Temático “Cidade de São Paulo”, abrangendo o período de 2015 e 2016. O desenvolvimento do Biênio teve a participação da área acadêmica que foi convidada a introduzir temas relacionados à cidade de São Paulo nas discussões em sala de aula.


A disciplina “Linguagens Documentárias Pós-Coordenadas” aderiu ao Biênio estimulando os discentes a elaborarem um Tesauro sobre temas relacionados à cidade, como, por exemplo, meio ambiente, arte, culinária, diversidade étnico-racial, música, arquitetura, cultura, lazer, esporte, clima, fauna, flora, entre outros.

Tesauro é um Sistema de Organização do Conhecimento utilizado na indexação e recuperação da informação. Estruturado por meio de relações conceituais, o tesauro não é uma simples lista de palavras ou um dicionário, de modo contrário, suas relações favorecem o controle terminológico e neutralizam a ambiguidade e a polissemia da linguagem.

Geralmente, são específicos de uma área do conhecimento humano, desse modo há tesauros de Ciência da Informação, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, etc. Como foi dito anteriormente, no projeto “Biênio Temático” os tesauros são específicos sobre temas de São Paulo, a 7ª cidade mais populosa do mundo. Alguns dos temas desenvolvidos pelos discentes foram "Música no contexto da cidade de São Paulo", "Transporte sobre trilhos: Metrô e CPTM", "Virada Cultural da cidade de São Paulo", "Problemas urbanos em São Paulo", "Moda na cidade de SP", "Graffiti", "Teatro na cidade de SP", "Parada do Orgulho LGBT de São Paulo", "Ciclovias" e "Futebol paulista".

Para a docente Andréia Gonçalves Silva, a experiência está sendo muito enriquecedora e gratificante, pois os alunos estão colocando em prática o aprendizado da disciplina e ao mesmo tempo estão refletindo sobre temas, problemas, peculiaridades e desafios da cidade que habitam, trabalham, estudam...

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Contribuiu para elaboração desta matéria a docente Andréia Gonçalves Silva, que ministra as disciplinas "Indexação e resumos" e "Linguagens Documentárias Pós-Coordenadas" no 2º ano do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário