Pular para o conteúdo principal

Um olhar "diferente" sobre o espaço da biblioteca

O SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem, promoveu, na semana passada um evento com a Presidente da Associação Americana das Bibliotecas Escolares (AASL), Leslie Preddy, que contou sobre o "Movimento Maker nas Bibliotecas".

Uma de nossas alunas, e ex-Monitora Científica, Andrezza Camera, nos contou como foi esta apresentação...

"Na segunda-feira dia 19 de outubro, aconteceu durante o período da manhã a palestra “O Movimento Maker em sua Biblioteca” com Leslie Preddy. O Movimento Maker é um acontecimento que já tem suas marcas nas bibliotecas americanas, e pode ser encontrada em algumas ações nas bibliotecas brasileiras. O Movimento Maker consiste em transformar os espaços das bibliotecas, abrindo a possibilidade de outras atividades com fins culturais e artísticos de ocorrerem dentro do mesmo ambiente. Leslie conta como fez com que sua biblioteca escolar fosse um sucesso: ela abriu as portas para diversas oficinas criadas a partir do interesse de seus alunos, correndo atrás de patrocínios e os materiais necessários, unindo as necessidades dos alunos com as práticas culturais que estimulassem a criatividade e a independência.

Leslie citou a necessidade dos usuários dos dias de hoje de serem autodidatas, em um mundo em que tudo é informação, e que podemos acessá-la de qualquer lugar diretamente de nossos celulares, é muito comum que aprendamos remotamente e de forma individual, através de tutoriais online, vídeos e imagens. Essa experiência é importante e necessária, já que é da curiosidade e da vontade de aprendizado (mesmo sem curso disponível) que se faz os revolucionários do mundo moderno.

O Movimento Maker trabalha com etapas, sendo a primeira o passar das informações básicas, a segunda o “brincar” com aquelas informações e colocar em prática, e a terceira e quarta etapas consistem adaptar esses conhecimentos com suas ideias, criar e imaginar além.

Em suma, as oficinas do Movimento Maker são mais do que simples oficinas, são portas de entrada para que a criança e o adolescente adote uma nova postura sobre o conhecimento e o aprendizado, apropriando-se do ambiente da biblioteca e aprenda “brincando” fazendo com que a metodologia do ensino se transforme.

Em nossas bibliotecas já vemos iniciativas que possuem semelhanças com o Movimento Maker. Oficinas, cursos, palestras, oferecidos nas redes públicas que lembram o movimento, e é claro que temos muito ainda o que aprender e evoluir, mas podemos afirmar que a iniciativa já temos, e que ela já dá frutos.

Depois da palestra Leslie foi até a Fundação Escola de Sociologia e Política onde teve uma reunião informal com os profissionais da Fundação, para esclarecer algumas duvidas, bater um papo sobre o Movimento na Biblioteca de Leslie e para o enriquecimento dos docentes sobre o assunto."




Debate com Leslie Preddy na FESPSP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação