domingo, fevereiro 28, 2016

Coluna: Admiráveis Bibliotecas Comunitárias: o senso-crítico dos líderes comunitários


Por: Sidnei Rodrigues de Andrade

Sempre gostei de pesquisar assuntos da Biblioteconomia e Ciência da Informação na sociedade contemporânea mundial e brasileira, como muitos dos que acompanham as postagens que compartilho das Atividades Complementares FaBCI-FESPSP no Facebook e o blog sabem. Neste ano de 2016, estou iniciando um novo projeto que há muito tempo queria realizar e compartilhar com todos os colegas e amigos profissionais da informação.

Um dia em minha residência estava refletindo e pesquisando sobre a seguinte unidade de informação que é pouco mencionada e debatida em instituições acadêmicas neste contexto contemporâneo: a Biblioteca Comunitária. Fui procurar saber nas principais bases de dados quais são os artigos relacionados a essa tipologia de unidade de informação e encontrei alguns artigos científicos de excelente qualidade, abordando essa unidade de informação social. Como sou um ser humano muito curioso, resolvi pesquisar mais sobre a temática encontrei este livro com o livreiro Paulo Paulino Leite, do Livros de Biblio:

A partir dessa leitura desse livro, resolvi investigar na cidade de São Paulo como são essas bibliotecas comunitárias. Será uma série de reportagens nas quais vou apresentar as reflexões dos lideres comunitários e elas terão três perguntas-temáticas:


1) Qual é a percepção dos lideres comunitários sobre a Biblioteconomia na Sociedade Brasileira Contemporânea?

2) Qual é a “imagem” que vocês têm do Bibliotecário?

3) Como está a Educação no Brasil neste século XXI?



Por meio dessas perguntas fundamentais que vamos observar onde precisamos melhorar em questões econômicas, culturais e sociais. Observo que algumas Bibliotecas Comunitárias tem se destacado no Facebook e que resolvi fazer esta série de reportagens para o blog da Monitoria Científica FaBCI-FESPSP com o seguinte título: Admiráveis Bibliotecas Comunitárias: o senso-crítico dos líderes comunitários.




Convido todos vocês a conhecer e refletir criticamente sobre essa unidade de informação social. A próxima reportagem está quase pronta, por enquanto deixo apenas uma breve apresentação deste meu novo projeto. Venha comigo nessa viagem!

3 comentários:

  1. Estarei te acompanhando Sidnei. Sua pesquisa trará dados importantes para nosso estudo. Parabéns, por conciliar paixão com pesquisa científica. No aguardo de novidades !

    ResponderExcluir
  2. Estarei te acompanhando Sidnei. Sua pesquisa trará dados importantes para nosso estudo. Parabéns, por conciliar paixão com pesquisa científica. No aguardo de novidades !

    ResponderExcluir
  3. Sid, mega orgulhosa de ti moço.
    Se precisar de algum apoio conte comigo sempre.
    Sucesso!!!

    ResponderExcluir