domingo, fevereiro 28, 2016

Cursos de Extensão FESPSP


Estão abertas as inscrições para os cursos de Extensão da FESPSP, com início previsto para março. São 12 cursos em dias e horários diversos.

Segue abaixo mais informações sobre alguns dos cursos ofertados:

Encadernação com Princípios de Conservação 

O curso tem por finalidade apresentar aos participantes conceitos sobre conservação e restauração de acervos bibliográficos, apresentando materiais, técnicas e instrumental utilizados em intervenções e durante o processo de tratamento, através de experiência com um manual em brochura. O aluno participará de todas as etapas de tratamento do manual, desde sua chegada, diagnóstico, desmonte, higienização, pequenos reparos, nova costura e preparação da capa, até a fase final com a montagem e acondicionamento do manual. 

De 08 de março a 12 de abril de 2016.




Arte como Interpretação do Brasil: questões de literatura, arte e sociedade 

Neste curso serão analisadas obras da literatura brasileira que, em diálogo com outras, do universo da pintura, da escultura, do cinema e da canção popular, revelarão o projeto de seus autores de interpretar a experiência brasileira por meio da arte. Além disso, também serão analisados fragmentos de textos dos chamados intérpretes do Brasil –especialmente Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr. e Gilberto Freyre –, de modo a revelar congruências e incongruências entre formas de pensar o Brasil.

De 12 de março a 16 de abril de 2016.



Gestão Cultural: do planejamento à avaliação 

O  curso  apresenta  algumas das  principais  ferramentas práticas  para  gestores  e produtores desenvolverem projetos  culturais, cobrindo  o ciclo  completo  de  sua realização. Partindo do panorama das políticas culturais, as aulas vão abordar planejamento estratégico, indicadores (necessários  para  a  análise  da  demanda  e justificativa de projetos), estratégias para formação de público, ferramentas de diagnósticos e avaliação (que têm sido o diferencial de projetos aprovados em editais), chegando à etapa propriamente dita de elaboração do projeto cultural. 

De 07 de março a 28 de março de 2016.




“O curso procura auxiliar alunos de graduação e de pós-graduação na confecção de um trabalho de conclusão de curso de acordo com as modalidades de tcc exigidas nos cursos de pós-graduação da FESPSP – projeto de pesquisa, monografia (trabalho acadêmico dissertativo), projeto de pesquisa aplicada e artigo científico – o objetivo do curso é auxiliar o aluno na escolha e recorte do objeto de pesquisa, elaboração do objetivo, problema e hipótese de trabalho e na redação do texto.

Para tanto, o curso enfatiza a relação entre a teoria e a pratica de tal forma que as aulas não sejam só expositivas, mas que ocorram também exercícios em sala de aula que imediatamente possam por em prática o que é dado em termos teóricos. Dessa forma o aluno não tem apenas um embasamento teórico, mas também prático na própria sala de aula, ao mesmo tempo em que elabora um recorte de pesquisa. Além de tudo isso, o aluno também aprenderá a construir notas de rodapé acadêmicas, bem como citações e referências de acordo com a ABNT.” 

Turma às sexta-feiras (noturno):  De 04 de março a 06 de maio de 2016. 
Turma aos sábados (matutino): De 02 de abril a 04 de junho de 2016.




Visibilidade e Indexação de Periódicos Científicos 

Este curso aborda questões teóricas e práticas sobre visibilidade e indexação de periódicos científicos, apresentando conceitos relevantes aos profissionais que trabalham na área, tais como editores, assistentes editoriais e bibliotecários. Apresenta a história e importância dos periódicos científicos, o movimento de acesso aberto a informação científica, a visibilidade, indexação e impacto de periódicos e a elaboração de um projeto prático para indexação e visibilidade de um periódico. 

De 10 de março a 12 de maio de 2016.


Lembrando que alunos regularmente matriculados possuem 40% de desconto no valor do curso e ex-alunos possuem 15% de desconto. 

Mais informações é só acessar o site da FESPSP!

Nenhum comentário:

Postar um comentário