domingo, março 13, 2016

Relatos da Semana de Biblioteconomia



Entre os dias 07 e 11 de março ocorreu a Semana de Biblioteconomia na FESPSP. A semana contou com diversas palestras tanto no período matutino quanto no período noturno. O aluno Fabiano Cassettari, do quinto semestre de Biblioteconomia e Ciência da Informação, gentilmente enviou seu relato sobre a palestra “Bibliotecário em uma empresa privada e a promoção de ações estratégicas, culturais e educacionais”, ministrada por Carli Cordeiro. Confira abaixo: 


Bibliotecária da Porto Seguro ministra palestra na Semana do Bibliotecário da FESPSP 

 Por Fabiano Cassettari

Carli Cordeiro

O evento anual Semana do Bibliotecário, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), em comemoração do dia do bibliotecário (12 de março), no qual tradicionalmente, por meio de sua faculdade (Biblioteconomia e Ciência da Informação - FABCI), apresenta palestras ministradas por profissionais da área, como a do dia 08 de março, que teve a participação da bibliotecária responsável pela Biblioteca da Porto Seguro Seguros, Carli Cordeiro, que também é a atual presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da oitava região (CRB 8). Em sua competente apresentação, ela traçou algumas importantes características do perfil profissional de hoje que a ajudaram a agregar valor à biblioteca empresarial da qual é responsável fazendo com que aumentasse sua visibilidade e importância estratégica diante da empresa e de seus colaboradores.

Implementada em 1993 por sugestão de um funcionário, a biblioteca da Porto Seguro está localizada no bairro dos Campos Elíseos em São Paulo em um casarão antigo e restaurado. Hoje sua importância é maior na vida da empresa e de seus trabalhadores que há oito anos atrás (2008), época da chegada da Carli na biblioteca, que implementou uma gestão balizada em três importantes conceitos: inconformismo saudável, protagonismo e inovação. 

O inconformismo saudável se dá em não se aceitar de forma passiva o status quo atual dos produtos e serviços da biblioteca, pois sempre se pode melhorá-los; O protagonismo é a busca da valorização do profissional e do serviço de informação (a biblioteca) perante a própria empresa (dar visibilidade) através do uso de posturas ativas e assertivas tanto dos profissionais (pessoas físicas) quanto da biblioteca em si (pessoa jurídica), seja através da melhoraria de serviços, produtos, da comunicação, etc, aumentando assim a sua participação no dia-a-dia da empresa de forma estratégica; A inovação se dá quando se traz soluções criativas viáveis mesmo em condições adversas.

Munida dessas premissas, a equipe arregaçou as mangas, diagnosticou as realidades e planejou ações juntamente com a coordenação da área. Perceberam que o acervo era bom e bem constituído e que ele atendia bem às demandas nas áreas de Negócios, Direito, Administração, Informações Técnicas sobre Seguros e em Literatura, mas que a biblioteca poderia ter uma posição mais estratégica, uma vez que a Biblioteca era vista apenas como um local para o empréstimo de DVDs e uso da Internet. Notou-se também que o tratamento técnico do material precisava melhorar, o que ocasionou a mudança na utilização da CDD em vez da CDU na classificação do acervo (menos o de Direito que manteve a CDU).  Hoje, o acervo tem cerca de nove mil volumes e são realizados cerca de quarenta mil empréstimos ao ano. Para atender às demanda das localidades que estão fora da Matriz, a biblioteca faz o envio de materiais (livros e revistas) via malote para todo o Brasil. 

Como destaque de inovação foram criados e instituídos eventos que não existiam antes como a Semana do Livro, a Semana Cultural e o Programa Livros e Conexões (Grupo de leitura), que trouxeram para o convívio dos funcionários na empresa, escritores, atores, cantores e outros artistas renomados como Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Jair Oliveira e Wilson Simoninha, que se dispuseram a se apresentar e a interagir com os funcionários da empresa, resultando num substancial aumento do valor agregado e visibilidade do trabalho da biblioteca e de sua equipe. 

Como se pode notar, usados em conjunto e de maneira competente e criativa, Carli Cordeiro e sua equipe, souberam dar protagonismo à biblioteca que com profissionalismo, persistência, inconformismo saudável e habilidade, ampliou seus serviços e produtos mesmo em condições financeiras não favoráveis à época do início da sua gestão (em 2008), trazendo informação, cultura e conhecimento aos funcionários Porto Seguro, que passaram a ver a biblioteca com maior valor agregado e como um local que contribui para sua formação e desenvolvimento profissional e pessoal.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário