Pular para o conteúdo principal

Relatos da Semana de Biblioteconomia

Continuando com os relatos da Semana de Biblioteconomia na FESPSP, a aluna Daniela de Oliveira Correia enviou um depoimento sobre a sua participação na palestra “O Menino e o Mundo : uma animação brasileira no Oscar”. Confira abaixo:


O Menino e o Mundo: uma animação brasileira no Oscar

Por: Daniela de Oliveira Correia


Palestra no período noturno
Ainda na semana dedicada a palestras por conta das comemorações do “Dia do Bibliotecário” na FESPSP, tivemos nos dias 07 e 09 de março (noturno e matutino respectivamente), apresentações sobre o filme “O menino e o mundo”. 

Toda a organização da palestra foi feita pela Professora Maria Rosa Crespo, que fez o convite para alunos do 3º Semestre da FaBCI de ambos os períodos, para colaborar nas pesquisas acerca do filme e apresentar em conjunto o resultado obtido.

Os alunos foram: Marcus Vinicius Aloísio Vieira (matutino), Ana Beatriz Cristaldo Mendes, Fernanda de Paula e eu, Daniela de Oliveira Correia (noturno). Contou-se ainda com a participação do convidado Alailson de Melo Brito, que cursa Animação no SENAC-SP. 

Cada integrante do grupo ficou responsável por pesquisar e, posteriormente, apresentar um determinado aspecto relacionado ao filme. De início tivemos a apresentação feita pela Professora Maria Rosa dando às boas vindas e contextualizando o tema abordado. Logo o Marcus Vinicius tratou sobre toda a equipe técnica, desse filme de Alê Abreu e algumas curiosidades sobre o filme. 

Em seguida o Alailson trouxe todas as informações técnicas que envolvem a criação de uma animação, os vários estilos utilizados no filme, que de início seria um documentário, e toda a crítica que está arraigada nas diversas simbologias que o filme traz, através do olhar de um profissional da área com um relato bem próximo de como o autor desenvolveu cada quadro e o que ele quis passar com sua obra. 

Uma discussão levantada neste momento foi sobre a indústria Cinematográfica, tanto a brasileira como e internacional. Os pontos levantados foram de como, no caso dos vários prêmios que o filme ganhou e da incrível indicação ao Oscar deste ano, os filmes brasileiros que são amplamente divulgados e que chegam às grandes massas, são majoritariamente do grupo “Globo Filmes”, fazendo com que em nosso país que é reconhecido internacionalmente por sua qualidade e inovação na área cinematográfica, seja restrito a determinados produtos em detrimento de várias produções de alta qualidade que são “engolidas” por esse monopólio e ainda enfrentam o preconceito dos brasileiros que acreditam que filme nacional é ruim e ponto.

Palestra no período matutino
Neste momento apresenta-se a Trilha Sonora do filme a qual eu pesquisei. Exponho os dois principais compositores da trilha (Gustavo Kurlat e Rubem Feffer) e todos os artistas convidados para interpretarem que foram Naná Vasconcelos, Barbatuques, GEM (Grupo Experimental de Música) e Emicida, compositor e intérprete da música tema do “Menino”, “Aos olhos de uma criança”. Foi feita uma apresentação de cada artista (breve histórico e suas características musicais), fotos e alguns vídeos com making off das gravações. Aqui foi colocada a dificuldade em conseguir material para a pesquisa (o que foi uma constante com todos os participantes), mesmo se tratando de um assunto tão atual e com a visibilidade pontual do Oscar, ou seja, um grande paradoxo, tendo a maior parte das pesquisas sendo feita através de blogs e algumas notícias ainda somente encontradas em sites internacionais.

Em seguida tivemos a apresentação da Fernanda de Paula falando sobre os números do filme, quantos expectadores no Brasil e fora (no Brasil 35 mil e só na França mais de 120 mil expectadores, números antes da indicação ao Oscar, mesmo assim levando a uma reflexão de como foi muito mais aceito e divulgado no exterior), todas as premiações que recebeu e os países em que foi lançado (mais de 80 países). 

Teve-se então a fala da Ana Beatriz com relação às inspirações para os cenários (em obras de Paul Klee e Joan Miró), o fato de todos os diálogos serem de português invertido (não tendo realmente como entender o que as personagens falam), o filme é entendido por todas as simbologias, músicas e expressões e o fato de que “Ele é um menino simbólico, universal. Ele poderia ser um menino de qualquer cidade grande. Ele representa a força de renascimento das coisas, a esperança, a crença. É um menino muito universal”, segundo Alê Abreu.

Imagem de divulgação do filme

Como última parte da palestra, a Professora Maria Rosa trouxe uma bela reflexão sobre como lidamos com as crianças atualmente, como muitas coisas são infantilizadas e distorcidas para que as crianças sejam “preservadas” e não percam sua “inocência”. Como base utilizou o livro “Bruxa, bruxa venha à minha festa”, da autora Arden Druce e ilustrações de Pat Ludlow que demonstra como é possível e até necessário ter uma comunicação mais clara e real com as crianças, pois elas entendem e por conviverem e estarem à mercê de todo tipo de informação, ainda mais nos dias de hoje, essa comunicação tem que ser repensada.

No debate que se seguiu, muitas contribuições foram feitas e trouxeram aspectos muito positivos e várias reflexões sobre os temas abordados, tendo sido um espaço de troca muito proveitoso. Entre os principais temas ressaltam-se o fato de grandes produções como “Divertidamente”, por toda sua tecnologia e investimentos, sempre estarem à frente de produções menores, mesmo que estas tenham grande teor significativo; como todo esse lúdico, do que se julga natural para as animações, cativa as crianças e como os bibliotecários, os profissionais da Informação têm a missão de pesquisar a fundo e ir além do óbvio e superficial, para que, mesmo em uma análise modesta de um filme, se traga a tona discussões e reflexões profundas e a extração de vários fatos com grande valor como o exemplo de “O menino e o mundo”, que ultrapassa uma animação e ganha status de uma crítica social e política, onde tudo se relaciona (escolha dos intérpretes para a trilha sonora, símbolos ilustrados...) e tem um por que!

Para encerrar temos o depoimento da professora Maria Rosa sobre o trabalho desenvolvido: "Foi ótimo trabalhar com essa equipe de alunos tão motivada e que fez um trabalho tão bacana. Eu tinha visto “O menino e o mundo”, mas não tinha percebido uma porção de coisas que foram apresentadas e foram esclarecidas. Vou propor novos desafios para essa turminha. Gostei!".

Comentários

  1. Amei participar, pesquisar e descobrir um novo contexto sobre este filme!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e