Pular para o conteúdo principal

Relato: Visita ao Museu Afro Brasil

Watusi Ferreira, aluna do primeiro semestre do período noturno, enviou seu relato sobre a visita ao Museu Afro Brasil, realizada juntamente com a professora Maria Rosa, no dia 16 de abril.



O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, localizada dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera. Logo que chegamos, fomos visitar primeiro a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, inaugurada em 2005, que fica no Museu. Fomos orientados pela bibliotecária júnior Izabel e a bibliotecária responsável Romilda, que nos explicou um pouco da biblioteca e sobre Carolina Maria de Jesus. Ela era uma catadora de papelão, que veio de Minas, trabalhou como doméstica em São Paulo e sempre foi diferente, pois lia muito jornal, revistas e falava muito bem com os patrões. Foi morar na favela do Canindé, começou a recolher papel, com isso muitas vezes escrevia e acabou publicando livro com sua história, traduzido em mais de treze línguas. Na biblioteca há inclusive seu diário original exposto. A biblioteca possui mais de 10.000 itens, incluindo livros, revistas, pôsters, multimídia e a biblioteca não faz empréstimo de livros, mas pode fotografar. Lá tem uma coleção especializada na escravidão, que recebe muitos visitantes e doações de livros. Não há estagiários de biblioteconomia na biblioteca, inclusive foram demitidos vários funcionários por causa da crise. A bibliotecária Izabel é uma simpatia de pessoa, nota-se a alegria em trabalhar na biblioteca do Museu Afro e poder ajudar os usuários.

Bibliotecária Izabel


Depois a educadora Olivia nos conduziu na visita do Museu. O curador do Museu é o Emanoel Araújo, sendo que ele relacionou até o jeito e onde estão colocadas as peças do Museu. Ele também já tinha uma coleção particular de obras, contribuindo assim para ser inaugurado o Museu que conta com mais de 6.000 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e peças.

Visita educativa com a Olivia


Olivia foi explicando que cada parte do Museu representa a cultura do negro no Brasil: uma parte de religião, outra de arte, outra de escravidão, contendo até mesmo objetos de tortura e castigo da época. Sensacional é o navio negreiro com música ambiente, fazendo as pessoas refletirem sobre a história que nos contaram na escola e a verdadeira história. 

No Museu também há exposições temporárias com uma agenda cultural diversa, além de oferecer palestras e cursos.



Para mais informações é só consultar o site do Museu Afro Brasil ou o catálogo online da Biblioteca Carolina Maria de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e