domingo, junho 05, 2016

Trabalho Temático: destaques do segundo semestre de 2015


O Trabalho Temático é uma iniciativa coordenada, na FaBCI, pelo prof. Ivan Russeff , cujo objetivo é apresentar um livro de literatura brasileira aos alunos de primeiro ano do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e propor ensaios sobre múltiplos temas relacionados à obra. Dessa forma, há o desenvolvimento do senso crítico do aluno e de suas habilidades de pesquisa acadêmica.

No segundo semestre de 2015, a turma de primeiro ano teve de ler a obra “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato. Segue abaixo a lista dos melhores trabalhos, já disponíveis para consulta, além do depoimento de seus autores:


Autor: Gabriel Justino de Souza.

É incrível como, quando estamos fazendo o trabalho temático, pensamos que é muito difícil e traumático [risos]. Mas depois de um tempo, percebemos que ele era tranquilo com relação aos trabalhos que fazemos, nos outros semestres.
E quando escolheu-se o livro ”Eles eram muitos cavalos” de Luiz Ruffato para que fosse a base do trabalho temático do 2° semestre de 2015, eu e alguns colegas compramos o livro já nas férias, para começar a leitura e escolher o tema. No começo meu tema estava bem longe dos italianos e pretendia abordar sobre o café na cidade de São Paulo, mas uma professora me orientou que era melhor restringir o tema, e após tantas pesquisas resolvi que o recorte do meu tema seria a influência italiana na cultura da cidade de São Paulo, pois, indiretamente este tema estava ligado com o café. A partir daí levantei minha pesquisa bibliográfica e me dediquei a escrever e levantar artigos e teses que corroboravam meu ponto de vista, junto com os trechos e contos que escolhi para defender meu tema. Foi incrível para eu, descobrir o que os italianos representaram para a cidade de São Paulo, desde as esculturas até a comida e saber que chegou um tempo que na cidade era falada mais a língua de Dante do que a de Camões.
E é muito gratificante saber que o meu trabalho está entre os destaques, a sensação é de dever cumprido, além de me sentir feliz por poder compartilhar esse trabalho com meus colegas, professores e a todos que quiserem lê-lo e descobrirem um pouco dessa cidade em que vivemos e aprender a ter uma feição e amor por ela, mesmo que em seus pequenos detalhes que muitas vezes nos passam desapercebidos.


Autores: Fábio Pereira Rosa  e Gustavo de Santana Santos

Consideramos o Trabalho Temático essencial para o curso de Biblioteconomia, pois exercitamos ao mesmo tempo a capacidade de reflexão, a leitura e a escrita, além de constituir um excelente treinamento para o TCC mediante a elaboração de um método científico de pesquisa. Além disso, trabalhar com a obra deste semestre foi de extrema importância para conhecermos mais a fundo a dinâmica da sociedade paulistana, em especial com relação aos desvalidos – o que nos motivou a utilizar, também, como fonte de comparação uma obra relacionada com outra sociedade, desta vez africana, que embora distante geograficamente, aproxima-se de nós de maneira comovente no aspecto humano. Para finalizar, gostaríamos de agradecer ao Prof. Ivan pelas excelentes aulas e dizer que estamos honrados por nosso trabalho ser um dos destaques do semestre.


Autores: Marcus Vinicius Aloisio Vieira e Regina Célia Marangoni Grein



O desafio proposto pelo trabalho temático pode assustar inicialmente, porém em seu desenvolvimento observamos o incentivo à troca de ideias, o aprimoramento do conhecimento e a interação entre alunos e docentes, resultando em uma maior compreensão na construção de trabalhos acadêmicos. Possibilitou o contato com temas além dos instituídos na grade curricular, fortalecendo o pensamento crítico e a integração das diversas áreas do conhecimento. Alcançar o objetivo do trabalho nos trouxe realização, bem como o reconhecimento do corpo docente, a quem agradecemos pela oportunidade de aprendizado concedida, em especial ao Profº Ivan, incansável em nos incentivar a tomar posse do conhecimento e fazer uso dele.”


Autoras: Aldenira da Costa Souza e Daniela de Oliveira Correia

Estarmos entre os destaques dos trabalhos do segundo semestre é sentir valorizado todo o esforço empreendido, somos capazes de realizar é que quando nos empenhamos dedicadamente a uma determinada compreender as obras literárias realizando discussões em sala sobre o autor; compreender e fazer uso da metodologia científica; iniciar a investigação e pesquisa em fontes de informação variadas; superamos dificuldades com a escrita e a leitura.
A elaboração do Trabalho Acadêmico é uma experiência excepcional, instigante. Contudo, reconhecemos que se trata principalmente de uma atividade desafiadora, visto que, somos incitados a sair da zona de conforto para compreender e fazer uso da metodologia científica, iniciar a investigação e pesquisa em fontes de informação variadas; superar dificuldades com a escrita e a leitura, realizar análise, reflexão e produção textual, isto a princípio, não são atividades fáceis de serem realizadas. Requerindo esforço, dedicação, empenho. Entretanto, quando finalizamos o Trabalho Temático percebemos que apesar de todas as nossas dificuldades durante esse processo, ele nos possibilita a criação de competências que contribuem para a apropriação da linguagem acadêmica, a ampliação do repertório cultural e linguístico. Em conformidade com as exigências requeridas aos profissionais da informação, os quais precisam estar capacitados para exercer atividades de pesquisa, recuperação, organização, tratamento técnico e preservação de recursos informacionais. O fato de nosso trabalho está entre os destaques do segundo semestre caracteriza-se como o reconhecimento do nosso esforço e dedicação. Mostra-nos que somos capazes de alcançar nossos objetivos e superar as barreiras. Contudo, é imprescindível dizer obrigada aos professores, que de forma direta contribuíram para a qualidade do material final produzido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário