Pular para o conteúdo principal

Trabalho Temático: destaques do segundo semestre de 2015


O Trabalho Temático é uma iniciativa coordenada, na FaBCI, pelo prof. Ivan Russeff , cujo objetivo é apresentar um livro de literatura brasileira aos alunos de primeiro ano do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e propor ensaios sobre múltiplos temas relacionados à obra. Dessa forma, há o desenvolvimento do senso crítico do aluno e de suas habilidades de pesquisa acadêmica.

No segundo semestre de 2015, a turma de primeiro ano teve de ler a obra “Eles eram muitos cavalos”, de Luiz Ruffato. Segue abaixo a lista dos melhores trabalhos, já disponíveis para consulta, além do depoimento de seus autores:


Autor: Gabriel Justino de Souza.

É incrível como, quando estamos fazendo o trabalho temático, pensamos que é muito difícil e traumático [risos]. Mas depois de um tempo, percebemos que ele era tranquilo com relação aos trabalhos que fazemos, nos outros semestres.
E quando escolheu-se o livro ”Eles eram muitos cavalos” de Luiz Ruffato para que fosse a base do trabalho temático do 2° semestre de 2015, eu e alguns colegas compramos o livro já nas férias, para começar a leitura e escolher o tema. No começo meu tema estava bem longe dos italianos e pretendia abordar sobre o café na cidade de São Paulo, mas uma professora me orientou que era melhor restringir o tema, e após tantas pesquisas resolvi que o recorte do meu tema seria a influência italiana na cultura da cidade de São Paulo, pois, indiretamente este tema estava ligado com o café. A partir daí levantei minha pesquisa bibliográfica e me dediquei a escrever e levantar artigos e teses que corroboravam meu ponto de vista, junto com os trechos e contos que escolhi para defender meu tema. Foi incrível para eu, descobrir o que os italianos representaram para a cidade de São Paulo, desde as esculturas até a comida e saber que chegou um tempo que na cidade era falada mais a língua de Dante do que a de Camões.
E é muito gratificante saber que o meu trabalho está entre os destaques, a sensação é de dever cumprido, além de me sentir feliz por poder compartilhar esse trabalho com meus colegas, professores e a todos que quiserem lê-lo e descobrirem um pouco dessa cidade em que vivemos e aprender a ter uma feição e amor por ela, mesmo que em seus pequenos detalhes que muitas vezes nos passam desapercebidos.


Autores: Fábio Pereira Rosa  e Gustavo de Santana Santos

Consideramos o Trabalho Temático essencial para o curso de Biblioteconomia, pois exercitamos ao mesmo tempo a capacidade de reflexão, a leitura e a escrita, além de constituir um excelente treinamento para o TCC mediante a elaboração de um método científico de pesquisa. Além disso, trabalhar com a obra deste semestre foi de extrema importância para conhecermos mais a fundo a dinâmica da sociedade paulistana, em especial com relação aos desvalidos – o que nos motivou a utilizar, também, como fonte de comparação uma obra relacionada com outra sociedade, desta vez africana, que embora distante geograficamente, aproxima-se de nós de maneira comovente no aspecto humano. Para finalizar, gostaríamos de agradecer ao Prof. Ivan pelas excelentes aulas e dizer que estamos honrados por nosso trabalho ser um dos destaques do semestre.


Autores: Marcus Vinicius Aloisio Vieira e Regina Célia Marangoni Grein



O desafio proposto pelo trabalho temático pode assustar inicialmente, porém em seu desenvolvimento observamos o incentivo à troca de ideias, o aprimoramento do conhecimento e a interação entre alunos e docentes, resultando em uma maior compreensão na construção de trabalhos acadêmicos. Possibilitou o contato com temas além dos instituídos na grade curricular, fortalecendo o pensamento crítico e a integração das diversas áreas do conhecimento. Alcançar o objetivo do trabalho nos trouxe realização, bem como o reconhecimento do corpo docente, a quem agradecemos pela oportunidade de aprendizado concedida, em especial ao Profº Ivan, incansável em nos incentivar a tomar posse do conhecimento e fazer uso dele.”


Autoras: Aldenira da Costa Souza e Daniela de Oliveira Correia

Estarmos entre os destaques dos trabalhos do segundo semestre é sentir valorizado todo o esforço empreendido, somos capazes de realizar é que quando nos empenhamos dedicadamente a uma determinada compreender as obras literárias realizando discussões em sala sobre o autor; compreender e fazer uso da metodologia científica; iniciar a investigação e pesquisa em fontes de informação variadas; superamos dificuldades com a escrita e a leitura.
A elaboração do Trabalho Acadêmico é uma experiência excepcional, instigante. Contudo, reconhecemos que se trata principalmente de uma atividade desafiadora, visto que, somos incitados a sair da zona de conforto para compreender e fazer uso da metodologia científica, iniciar a investigação e pesquisa em fontes de informação variadas; superar dificuldades com a escrita e a leitura, realizar análise, reflexão e produção textual, isto a princípio, não são atividades fáceis de serem realizadas. Requerindo esforço, dedicação, empenho. Entretanto, quando finalizamos o Trabalho Temático percebemos que apesar de todas as nossas dificuldades durante esse processo, ele nos possibilita a criação de competências que contribuem para a apropriação da linguagem acadêmica, a ampliação do repertório cultural e linguístico. Em conformidade com as exigências requeridas aos profissionais da informação, os quais precisam estar capacitados para exercer atividades de pesquisa, recuperação, organização, tratamento técnico e preservação de recursos informacionais. O fato de nosso trabalho está entre os destaques do segundo semestre caracteriza-se como o reconhecimento do nosso esforço e dedicação. Mostra-nos que somos capazes de alcançar nossos objetivos e superar as barreiras. Contudo, é imprescindível dizer obrigada aos professores, que de forma direta contribuíram para a qualidade do material final produzido”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação