domingo, agosto 07, 2016

Coluna: Música e Livros, por Bruno de Carvalho

Música e Livros é uma coluna escrita por Bruno Carvalho, ex-aluno de Biblioteconomia da FESPSP, que fala a respeito de bandas e o que elas leem, mostrando como música e livros tem tudo a ver!
A entrevistada da vez é Thammy Sillah, vocalista da banda de rock Psicose que faz tributo à banda Black Sabbath.

1) Qual a influência literária nas composições da banda Psicose?
Nossa temática de composição é focada em distúrbios da mente e terror. Um dos livros que nos inspirou foi O Chamado de Cthulhu de H. L. Lovecraft.

2) O que vocês costumam ler?
Sim, todas temos este hábito.

3) O rock incentiva a leitura?
Com certeza. Creio que a maioria das bandas que nos influenciam, possuem em sua obra letras bem estruturadas, que contam histórias e aguçam a imaginação do ouvinte, e também se influenciam através da leitura. Um fã que se interessa pela obra da banda irá atrás de sua origem.

4) Você considera válido a utilização de músicas de rock no ensino de história e literatura?
Sim, creio que faça o processo de ensino aprendizagem se torna mais dinâmico e produtivo.

5) A música incentiva a leitura?
Sim, assim como a leitura, a música nos transporta para outro mundo apenas em ouvi-la.

6) Você acha que as bandas de rock de hoje são preocupadas com o conteúdo da letra, em relação a escrever uma boa composição? Ou só aparência, preocupação com a vestimenta? Você acha a década de 80 (rock nacional) a que mais valorizava o conteúdo das letras?
Os modos de composição e temática com certeza mudam com o tempo, pois os pensamentos são outros, os valores são outros e as pessoas são outras. Não há como generalizar, cada banda possui sua essência. Algumas são totalmente focadas em letras e na mensagem que irão transmitir, enquanto outras realmente preocupam-se somente com a aparência.


Caso queiram saber mais sobre a banda, basta acessar a página oficial no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário