segunda-feira, agosto 29, 2016

Resenha: Livro com artigo de professores da FESPSP chega à Biblioteca

O livro “Tópicos para o ensino de Biblioteconomia: volume 1”, que conta com o artigo “Introdução à organização de arquivos: conceitos arquivísticos para bibliotecários” escrito pelos professores Charlley Luz e Francisco Lopes, já está disponível na Biblioteca da FESPSP.

A aluna do quarto semestre do período matutino e estagiária da biblioteca, Adriana de Oliveira Nogueira, enviou para a Monitoria uma breve resenha sobre a obra. 

Vamos conferir?



RESENHA DO LIVRO
“TÓPICOS PARA O ENSINO DE BIBLIOTECONOMIA: VOLUME 1”

Adriana de Oliveira Nogueira
(4º Semestre – Matutino)

SILVA, José Fernando Modesto da; PALETTA, Francisco Carlos (Org.). Tópicos para o ensino de Biblioteconomia: volume 1. São Paulo: ECA/USP, 2016. 181 p. ISBN 978-85-7205-142-2.

Este mês recebemos na biblioteca como cortesia da Editora ECA/USP o livro “Tópicos para o ensino de Biblioteconomia: volume 1”, organizado por dois grandes professores da área, José Fernando Modesto da Silva e Francisco Carlos Paletta. A obra traz contribuições importantes para o ensino e formação do profissional bibliotecário nos dias atuais, levantando discussões acerca dos conteúdos programáticos de disciplinas do curso de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP, e conta com a colaboração de diversos especialistas da área. São onze textos que abordam temas como: ação cultural; administração, geração e uso da informação; análise documentária; fundamentos e formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação e recursos informacionais. O texto “Introdução à organização de arquivos: conceitos arquivísticos para bibliotecários” tem a colaboração de dois professores da FESPSP, Charlley dos Santos Luz que leciona nos cursos de Pós-Graduação e Francisco Lopes Aguiar, professor do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Uma obra que vale a pena ser lida tanto por docentes quanto por estudantes, pois expõe discussões relevantes sobre as práticas bibliotecárias, que se encontram em constante alteração devido as mudanças tecnológicas e mercadológicas da sociedade atual.

Sumário do livro com o artigo dos professores Charlley e Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário