Pular para o conteúdo principal

Relato: Tesauro não é um dinossauro

Leonardo Ragacini
(6º semestre matutino)


Durante as aulas de linguagens pós-coordenadas no 4º semestre com a professora Andréia Silva tive, com o trabalho de criação de micro tesauro, uma experiência muito feliz, tanto que levei o tema para meu TCC (Proposta de elaboração de um tesauro espírita).
No começo ele pode até parecer um Dinossauro cheio de dentes chamados Sinonímia, quase-sinonímia, homonímia, metonímia e metáfora e grandes garras afiadas chamadas Termo Geral, Termo Relacionados e Termo Específico, mas no fundo ele é seu amigo.
Parece óbvio, mas escolher um tema que você goste é fundamental para um bom trabalho e mesmo que você goste terá que pesquisar um pouco mais dele. Conforme a gente desenvolve o trabalho é muito comum achar relações que nem a gente imagina.
Tenha muito bem definido o tema e o público do tesauro para não acabar criando relações sem sentido ou contexto que só vão atrasar seu trabalho e derrubar a sua nota. Sempre é melhor gastar um tempinho pesquisando sobre o tema escolhido para não pagar mico criando categorias que fogem do seu tema na entrega final.
Não pule etapas tentando acabar logo o trabalho. A construção do tesauro precisa estar bem amarrada, então não tente pular etapas para acabar logo, pois lá na frente terá que voltar na etapa que pulou e será mais difícil.
Não tenha medo de ler tudo que é solicitado, pois dúvidas, medos e conflitos são o que mais vai acontecer durante o processo de estruturação. Aqueles dez minutos lendo Lancaster, Dahlberg, Fujita, Gomes, Dodbei e Carlan salvam o dia mais que os Power Rangers.
Pesquise tesauros do seu tema ou mesmo outros e veja como são estruturados. E um bom caminho caso ainda não tenha o seu tema definido ou precise daquela luz divina na hora da dúvida.
Apesar de o trabalho possuir uma quantidade de termos definidos procure tirar o máximo que conseguir do seu tema e depois ir cortado e encaixando as relações. (não tente coletar 200 termos para tirar 18, uns 10 ou 15 a mais é suficiente).
E mais fácil ter termos sobrando e ir enxugando do que ficar querendo já ter a quantidade certa logo de começo. A ficha terminológica ajuda muito nessa hora, não a despreze.
Quanto tiver os termos e precisar os transformar em termos de indexação coloque tudo em uma folha e análise que palavras-chaves seu público alvo usaria durante a pesquisa.
A norma ISO é sua melhor amiga, ande de mãos dadas com ela do começo ao fim. Acreditem, todas as respostas estão lá e os exemplos dela ajudam bastante.
Se for fazer em grupo mantenha sempre todos informados e participando para não passar mico na hora da apresentação e escolha pessoas que concordem com tema do grupo.
Quando for estruturar o micro tesauro deixe visualmente - bem claro - o que é o que com os tamanhos de fontes, negrito, itálico ou de forma numérica.
O Mapa conceitual ajuda na hora de definir termo relacionado (TR) e Termo específico (TE). Eu acredito que é mais fácil fazer ele primeiro e a estrutura do tesauro depois, mas isso depende do seu método de trabalho.
Cuidado para não criar termo órfão, sem a relação vai e volta, que essencial no tesauro.
Procure definir um tamanho para suas notas de escopo e seguir ele. Lembre-se que ela é para o indexador e não deve ser uma definição profunda sobre termo.
Não esqueça que - apenas os termos adotados - são colocados na apresentação alfabética.
Quando for redigir a parte escrita da introdução do micro tesauro lembre-se de falar sobre todas as coisas que você adotou ou não na sua concepção.
No final você vai gostar de ver o resultado, acredite. Se você gostar da experiência do micro tesauro poderá fazer como eu e o levar ao seu TCC, pois o universo dos Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC) tem muito a nos ensinar.

Não tenham medo... Tesauro não é um Dinossauro.

Comentários

  1. Amei o texto Leonardo, obrigada pelo incentivo e muito boa sorte em seu TCC.

    Regina Grein - BCI 4º matutino

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e