Pular para o conteúdo principal

Edital: Monitoria Científica FaBCI/FESPSP 2017

O ano passou voando, não é mesmo? Entramos agora em novembro, final de semestre letivo, período de entrega de trabalhos, provas e fechamento de médias e, com ele, iniciamos a busca de alguém para assumir a Monitoria Científica FaBCI/FESPSP em 2017.


Conhece a história da Monitoria Científica?

No ano passado a Isabel fez uma matéria muito gostosa sobre a história da Monitoria Científica. Para quem quiser conferir, basta clicar nesse link. Lá, além de saber como tudo começou, dá pra ver também quem já passou por aqui e ler seus relatos sobre como foi o trabalho com a Monitoria Científica. Vale muito a pena!


Relatos sobre a Monitoria Científica

Para me ajudar a contar mais um pouquinho sobre como é fazer parte da Monitoria Científica, Andrezza Camera e Isabel Figueiredo, monitoras dos anos de 2014 e 2015 respectivamente, se dispuseram a relatar suas experiências e, com isso, despertar o gostinho de contribuir nesse projeto.

Andrezza Camera, MC 2014.
“Tive a oportunidade de ser a Monitora Científica FaBCI durante o ano de 2014. A experiência foi enriquecedora de diferentes formas, não só me prestou o auxílio com a bolsa parcial, que é sempre interessante, mas também garantiu a experiência com o blog e boletim semanal que agregaram em muito como profissional para mim, hoje, eu realizo atividades em meus trabalhos que exigem os conhecimentos obtidos durante a faculdade, mas também durante o período de monitora. A Monitoria me deu um diferencial como aluna e profissional. Não é um trabalho difícil, mas exige dedicação e tempo, às vezes com a correria das matérias nos vemos de mãos atadas, mas é nessas horas que podemos contar com nossa coordenadora e nossos colegas, nos auxiliando na construção do blog e divulgação em redes sociais. Aqueles que acharem que não tem tempo para serem o Monitor Científico, podem ajudar também sendo parte da equipe, escrevendo relatos e cobrindo matérias, o que já ajuda muito, além de garantir as horas complementares. 
Fazer parte da Monitoria Científica só agrega ao nosso currículo acadêmico e profissional, é uma chance que não se pode deixar passar”.


Isabel Figueiredo, MC 2015.

“A minha experiência com a Monitoria Científica FaBCI começou em 2014, escrevi alguns relatos e comecei a cuidar das redes sociais da página. Como eu já conhecia o projeto, no final deste mesmo ano me inscrevi para o cargo de Monitora para a “gestão 2015”.
Cuidar do Blog é uma grande responsabilidade, mas nem por isso, deixa de ser prazeroso, pelo contrário, aprendi muitas coisas novas, plataformas novas, desenvolvi disciplina, conheci muita gente interessante e pude ser conhecida por muitas pessoas especiais.
A Monitoria é um meio muito bacana de continuar informado sobre as novidades da área e da própria faculdade, é interessante também para desenvolver outras habilidades interessantes, como a de “gerir” equipes, trabalhar com prazos, testar novas tecnologias, indexação de conteúdo, ações de marketing, desenvolvimento de parcerias com outras instituições e profissionais... enfim, é uma experiência excelente.
Sem contar que atuar como Monitor Científico é uma atividade extracurricular que pode ser utilizada para Atividades Complementares e também incluída no currículo”.



Como atual monitora científica, reitero aqui o que ambas disseram: a Monitoria Científica é uma experiência incrível, uma excelente forma de se informar, de disseminar informação para os demais estudantes e profissionais da área, além de ser uma construção conjunta, já que o blog não existiria sem os relatos, as colunas e as contribuições tanto dos alunos da FaBCI, quanto dos ex alunos e interessados no projeto. Gerir tudo isso tem sido um gostoso desafio e um aprendizado enorme ao longo de 2016. Espero que a próxima pessoa a assumir o bastão da Monitoria Científica possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento dessa teia de colaboratividade, pois a MC sempre foi feita com muito carinho e dá pra sentir isso em cada matéria publicada.


Edital

Ficou interessado e deseja saber como fazer parte da Monitoria Científica? As inscrições vão do dia 07 ao dia 25 de novembro. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para a Coordenação da FaBCI (valls@fespsp.org.br) com as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Semestre letivo;
  • Link do perfil no Currículo Lattes.


Não tem Currículo Lattes? Fique tranquilo! O cadastro é gratuito e o preenchimento não é difícil. Caso tenha dúvidas, pode consultar esse tutorial e esse vídeo (mas há muitos outros na internet, então escolha o que preferir).

Apenas fique atento: a liberação do cadastro no Lattes pode demorar alguns dias, portanto, não se inscreva de última hora, hein?

Lembrando que o aluno aprovado é contemplado com a Bolsa de Monitoria Científica, que concede 40% de desconto nas mensalidades e cujo período de vigência vai de fevereiro a dezembro de 2017.

Para mais informações sobre as funções do cargo de Monitor Científico, basta dar uma olhadinha no edital completo.


Não deixe de se inscrever!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação