terça-feira, novembro 01, 2016

Edital: Monitoria Científica FaBCI/FESPSP 2017

O ano passou voando, não é mesmo? Entramos agora em novembro, final de semestre letivo, período de entrega de trabalhos, provas e fechamento de médias e, com ele, iniciamos a busca de alguém para assumir a Monitoria Científica FaBCI/FESPSP em 2017.


Conhece a história da Monitoria Científica?

No ano passado a Isabel fez uma matéria muito gostosa sobre a história da Monitoria Científica. Para quem quiser conferir, basta clicar nesse link. Lá, além de saber como tudo começou, dá pra ver também quem já passou por aqui e ler seus relatos sobre como foi o trabalho com a Monitoria Científica. Vale muito a pena!


Relatos sobre a Monitoria Científica

Para me ajudar a contar mais um pouquinho sobre como é fazer parte da Monitoria Científica, Andrezza Camera e Isabel Figueiredo, monitoras dos anos de 2014 e 2015 respectivamente, se dispuseram a relatar suas experiências e, com isso, despertar o gostinho de contribuir nesse projeto.

Andrezza Camera, MC 2014.
“Tive a oportunidade de ser a Monitora Científica FaBCI durante o ano de 2014. A experiência foi enriquecedora de diferentes formas, não só me prestou o auxílio com a bolsa parcial, que é sempre interessante, mas também garantiu a experiência com o blog e boletim semanal que agregaram em muito como profissional para mim, hoje, eu realizo atividades em meus trabalhos que exigem os conhecimentos obtidos durante a faculdade, mas também durante o período de monitora. A Monitoria me deu um diferencial como aluna e profissional. Não é um trabalho difícil, mas exige dedicação e tempo, às vezes com a correria das matérias nos vemos de mãos atadas, mas é nessas horas que podemos contar com nossa coordenadora e nossos colegas, nos auxiliando na construção do blog e divulgação em redes sociais. Aqueles que acharem que não tem tempo para serem o Monitor Científico, podem ajudar também sendo parte da equipe, escrevendo relatos e cobrindo matérias, o que já ajuda muito, além de garantir as horas complementares. 
Fazer parte da Monitoria Científica só agrega ao nosso currículo acadêmico e profissional, é uma chance que não se pode deixar passar”.


Isabel Figueiredo, MC 2015.

“A minha experiência com a Monitoria Científica FaBCI começou em 2014, escrevi alguns relatos e comecei a cuidar das redes sociais da página. Como eu já conhecia o projeto, no final deste mesmo ano me inscrevi para o cargo de Monitora para a “gestão 2015”.
Cuidar do Blog é uma grande responsabilidade, mas nem por isso, deixa de ser prazeroso, pelo contrário, aprendi muitas coisas novas, plataformas novas, desenvolvi disciplina, conheci muita gente interessante e pude ser conhecida por muitas pessoas especiais.
A Monitoria é um meio muito bacana de continuar informado sobre as novidades da área e da própria faculdade, é interessante também para desenvolver outras habilidades interessantes, como a de “gerir” equipes, trabalhar com prazos, testar novas tecnologias, indexação de conteúdo, ações de marketing, desenvolvimento de parcerias com outras instituições e profissionais... enfim, é uma experiência excelente.
Sem contar que atuar como Monitor Científico é uma atividade extracurricular que pode ser utilizada para Atividades Complementares e também incluída no currículo”.



Como atual monitora científica, reitero aqui o que ambas disseram: a Monitoria Científica é uma experiência incrível, uma excelente forma de se informar, de disseminar informação para os demais estudantes e profissionais da área, além de ser uma construção conjunta, já que o blog não existiria sem os relatos, as colunas e as contribuições tanto dos alunos da FaBCI, quanto dos ex alunos e interessados no projeto. Gerir tudo isso tem sido um gostoso desafio e um aprendizado enorme ao longo de 2016. Espero que a próxima pessoa a assumir o bastão da Monitoria Científica possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento dessa teia de colaboratividade, pois a MC sempre foi feita com muito carinho e dá pra sentir isso em cada matéria publicada.


Edital

Ficou interessado e deseja saber como fazer parte da Monitoria Científica? As inscrições vão do dia 07 ao dia 25 de novembro. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para a Coordenação da FaBCI (valls@fespsp.org.br) com as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Semestre letivo;
  • Link do perfil no Currículo Lattes.


Não tem Currículo Lattes? Fique tranquilo! O cadastro é gratuito e o preenchimento não é difícil. Caso tenha dúvidas, pode consultar esse tutorial e esse vídeo (mas há muitos outros na internet, então escolha o que preferir).

Apenas fique atento: a liberação do cadastro no Lattes pode demorar alguns dias, portanto, não se inscreva de última hora, hein?

Lembrando que o aluno aprovado é contemplado com a Bolsa de Monitoria Científica, que concede 40% de desconto nas mensalidades e cujo período de vigência vai de fevereiro a dezembro de 2017.

Para mais informações sobre as funções do cargo de Monitor Científico, basta dar uma olhadinha no edital completo.


Não deixe de se inscrever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário