quarta-feira, novembro 16, 2016

Especial Seminário FESPSP 2016 : parte 1



O Seminário FESPSP “Cidades Conectadas: os desafios sociais na era das redes” teve o intuito de trazer para o debate reflexões sobre a relação entre as tecnologias e as cidades. Organizado em forma de grupos de trabalho, minicursos, conferências e mesas redondas, o Seminário ocorreu entre os dias 17 e 20 de outubro com programação intensa. Para saber mais sobre a programação, acesse o site do Seminário FESPSP.

Muitos alunos e professores contribuíram com relatos do que usufruíram nesses dias de evento, logo, para que a colaboração de todos seja divulgada pelo blog da Monitoria Científica, esse especial foi dividido em quatro partes. Nessa primeira parte vocês ficam com os depoimentos das alunas Regina Celia Marangoni Grein e Sthéfani Paiva.

Grupo de Trabalho 4. Fonte: FESPSP Comunica.


GT 4 - Ciberpolítica e cibercultura (17/10/2016)

Regina Celia Marangoni Grein
4º semestre matutino

Venho expressar a minha satisfação com o GT 4, apresentado na sala 64, mediado pela Prof. Rosemary Segurado.

Os dois trabalhos apresentados colaboraram sobremaneira para elucidar algumas dúvidas quanto ao tema que escolhi para meu TCC. Ambas as apresentações e também a mediação da professora fizeram com que eu tivesse maior compreensão sobre o que desejo pesquisar, e ainda consegui mais fontes de referências indicadas por eles.

Esse tipo de evento enriquece muito o currículo de estudantes e profissionais, além de proporcionar momentos de reflexão e discussão bastante positivos, muito embora o tema central do GT 4 estivesse voltado à Sociologia, em muito enriqueceu meu aprendizado e consegui fazer um link com a Biblioteconomia para agregar conteúdo ao meu projeto de TCC.

Obrigada!



Grupo de Trabalho 2. Fonte: FESPSP Comunica.


GT 2 - Antropologia Urbana (18/10/2016)

Sthéfani Paiva
6º semestre matutino

A experiência com o Seminário da FESPSP 2016 foi mais prazerosa do que eu esperava.

Fui no dia 18/10 acompanhar o “GT 2 – Antropologia Urbana” com dois objetivos: acompanhar os trabalhos sobre feminismo e Pokémon Go; ver se o clima dos debates me preparava psicologicamente para o dia 20/10, que era quando eu apresentaria minha pesquisa.

Como ouvinte do GT 2, apesar de ter ficado chateada porque o trabalho sobre Pokémon Go não foi apresentado, consegui aproveitar muito bem as discussões que foram feitas sobre feminismo. Eu que vivo em grupos online com essa temática de discussão, achei interessante ver ele sendo discutido no mundo acadêmico e presencialmente, focado na luta das mulheres nas ruas e a presença da mulher nas escolas de samba. Muito produtivo! E o clima era de bate papo, bem descontraído, troca de ideias, o que me deixou bem mais calma para o dia que eu participaria como debatedora no seminário.

Como debatedora, o nervosismo que era minha maior preocupação, foi apagado com a satisfação de compartilhar o desenvolvimento da minha pesquisa e ouvir elogios a ele. Meu trabalho se trata de apresentar o Booktube como um instrumento de Disseminação da Informação para a Geração Digital, algo que no começo não achava que daria uma pesquisa tão gratificante, mas hoje, ainda mais com a confirmação dos ouvintes da minha apresentação, me encheu de alegria. Considero que foi uma ótima experiência, os primeiros passos de uma carreira acadêmica, além de um ótimo calmante para minha futura banca do Trabalho de Conclusão de Curso. Fica a dica para quem vai começar a fazer o TCC!

Agora estou ansiosa pela versão do ano que vem!




Gostaram? Então fiquem de olho nas próximas partes desse especial!


Nenhum comentário:

Postar um comentário