quarta-feira, novembro 16, 2016

Relato: Critérios de Avaliação de Bibliotecas pelo MEC

No dia 11 de outubro, a professora Adriana Souza convidou a Especialista Andrea Alves de Andrade para ministrar uma palestra aos alunos da disciplina de Planejamento de Serviços de Informação sobre os critérios de avaliação do MEC para bibliotecas. O aluno Marcus Vinicius Aloisio enviou seu relato da palestra.

Vamos conferir?



Palestra MEC
Marcus Vinicius Aloisio Vieira
4º semestre matutino

Na disciplina de Planejamento de Serviços de Informação, através da palestra ministrada pela Esp. Andrea Alves de Andrade, que atua como bibliotecária no Campus universitário SENAC, pudemos ampliar nossos conhecimentos da estruturação de uma biblioteca universitária, principalmente para atingir os padrões exigidos pelo MEC.

O foco da palestra foi na estruturação dos serviços desenvolvidos para facilitar os processos necessários em uma auditoria do MEC, incluindo todas as melhorias que foram desenvolvidas na biblioteca para melhor atender aos alunos e docentes, o que possibilitou nota máxima para a instituição.


A palestra trouxe ideias inovadoras de como podemos facilitar os processos para melhor atendermos as necessidades dos auditores e o que deve ser feito para que possamos ter uma biblioteca exemplar de acordo com as diretrizes propostas, pudemos verificar processos que podem ser aplicados e desenvolvidos em qualquer unidade de informação, inclusive de forma clara e objetiva foram pontuadas as regras exigidas e as metodologias adotadas para cumpri-las, foi uma palestra enriquecedora que trará uma visão mais clara das obrigações de um bibliotecário e ideias para facilitar nosso dia-a-dia como futuros gestores de uma unidade informacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário