segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Ano de TCC? Tudo pode ser mais simples... Por Ágata Souza


Mais uma novidade na MC, a colaboração da ex-aluna da FaBCI Ágata Souza, que volta este ano para integrar a nossa maravilhosa equipe de monitores voluntários.
Para sua estreia, teremos uma série de matérias com a temática “TCC”, o que vem bem a calhar. Não é mesmo galera do 5º Semestre?! Confiram.


O primeiro semestre de 2017 já está aí e, para muitos, é o momento de começar a construção do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Se esse é o seu caso, fique atento às dicas abaixo e comece a desconstruir esse monstro do seu imaginário. Acredite, pode ser muito mais simples do que parece...
Ao longo de 2015 desenvolvi meu TCC na área de Biblioteconomia. Essa experiência me ajudou a concluir que duas palavras-chaves são primordiais para o desenvolvimento de um trabalho bem sucedido: planejamento e rotina. Mas, para tornar essas duas expressões mais palpáveis, vou desdobrá-las em alguns procedimentos simples que podem economizar seu tempo ao longo desse ano e gerar mais qualidade no processo de execução do TCC. 


Mas, antes de prosseguirmos, preciso deixar claro que se tratam apenas de SUGESTÕES, ok? Não há uma “receita de bolo”, nem milagres (principalmente, na vida acadêmica). Entretanto, há atitudes bastante recomendáveis. E, como profissionais da informação, acho interessante dividirmos nossas experiências. E essa é a principal intenção desse artigo: compartilhar as atitudes que deram certo! Fique à vontade para testar e aprimorar as sugestões listadas. 
Neste primeiro artigo vou apresentar algumas dicas sobre planejamento. Planejar envolve diversos elementos, como por exemplo: a definição dos objetivos, o processo de escolha de prioridades, a distribuição e a alocação do tempo, o cronograma, a continuidade das ações (avaliar, revisar, decidir). Ou seja, para começar bem você precisa traçar o caminho a percorrer. Vamos lá? 

1. Crie um cronograma = É impossível falar em planejamento sem falar em cronograma. Em ano de TCC, seria muito interessante que você possuísse um. Os próximos semestres serão norteados por datas e prazos a cumprir. É fundamental não perdê-los. Clique no link e veja um dos cronogramas que construí. Ele foi fundamental para chegar à reta final com fôlego. Talvez, lhe sirva de inspiração.

2. Realize uma boa revisão de literatura = Investir um bom tempo na pesquisa sobre o seu objeto é fundamental. Uma boa pesquisa bibliográfica pode até impulsionar um redirecionamento de partes do seu trabalho. Na graduação, o ideal é trilhar por caminhos mais seguros. Caminhos por onde outros pesquisadores já passaram. Por exemplo, se você planejou abordar a “Temática X” no “Capítulo Y” e não encontra literatura específica em boa quantidade e qualidade, repense! Ou a pesquisa não foi suficiente ou a questão pode ser demasiadamente complexa para esse momento. Muitas vezes, a revisão de literatura pode apontar outros caminhos. Sempre dialogue com seu orientador sobre as possibilidades que lhe surgirem.

3. Organize sua revisão de literatura = Não adianta separar vários textos interessantes e depois se perder neles, não é? Trabalhamos com a organização da informação, então exercite isso na construção de seu TCC. Compartilho mais uma tabela simples no Excel no link. Nela eu organizei a referência do texto que pretendia utilizar. Sim! Você pode adiantar a normalização do seu trabalho já no momento da revisão de literatura! Imagine como vai ser maravilhoso estar redigindo seu texto daqui a alguns meses e dar um “Control+C”, “Control+V” em uma referência correta e elaborada com toda a calma. Se dê esse presente no futuro... Nesta tabela, além da referência, inseri uma breve descrição, o número de chamada e uma indicação se já o possuía impresso. Essa tabela está divida em algumas abas separadas por temas. Tais temas seguem a lógica de divisão dos capítulos do TCC.

4. Amplie suas fontes de pesquisa = Algumas fontes são obrigatórias, como por exemplo, o Portal de periódicos da CAPES. As inscrições para os treinamentos do ano de 2017 já estão disponíveis no link. Mas, outras fontes – menos comuns – podem trazer boas surpresas. Você já buscou algo sobre o seu problema de pesquisa no YouTube? Sim, YouTube! É possível encontrar gravações de aulas, conferências, mesas redondas e outros eventos da área de Biblioteconomia por lá. Avalie-os e, se possível, considere-os como fontes de informação.

5. Pesquise TCC’s de anos anteriores = Os melhores TCC’s dos últimos anos estão disponíveis na biblioteca na FESPSP. O que eles têm de diferente? O que há de comum entre eles? Separe um tempo e vá folheá-los. Tenho certeza que ótimas idéias surgirão...

6.  Determine aHora da escrita” = Crie um dia e um horário da semana que será dedicado a escrita. Mesmo que seja uma ou duas horas. Condicione-se a sempre sentar para escrever no mesmo dia e horário. Assim, você evitará ficar semanas sem, de fato, produzir alguns parágrafos e acabar, com isso, perdendo o ritmo.  Mas, se a “luz” para escrever não “acender”, leia! Uma leitura de qualidade é um grande estímulo para a boa escrita. Quanto mais você ler sobre o seu tema, mais fácil fluirá sua escrita. 

Enfim, essas são seis sugestões básicas relacionadas ao planejamento de TCC’s. O que achou? Nada muito complexo de executar, não é mesmo? Então, mãos à obra! Para começar, escolha um dos tópicos acima e coloque em prática. Um passo após o outro e um belo trabalho irá ser construído.

Estou disponível para esclarecer suas dúvidas e dialogar... É só comentar abaixo ou me escrever por e-mail! No próximo artigo falaremos sobre o uso benéfico da rotina na construção do seu trabalho de conclusão de curso. Um grande abraço e até lá!


 Ágata Souza é bibliotecária formada pela FESPSP em 2015 e hoje coordena a biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP (Campus Jacareí). Foi premiada pela Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) por melhor TCC da região São Paulo. Contatos por meio do e-mail agata.souza@ifsp.edu.br

10 comentários:

  1. Muito bacana, Ágata! Obrigada por compartilhar. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Por nada. Compartilhar informação é um prazer.

      Excluir
  2. Maravilhoso. Parabéns e muito obrigada; )

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Ágata! Artigos como esse ajudam a desmistificar a produção acadêmica, tornando mais fluido o processo de escrita de um trabalho. Em outras palavras, você ajuda o estudante a passar menos estresse e obter melhores resultados. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lilian... A produção acadêmica precisa ser mais debatida. A pesquisa deve ser um prazer e não um martírio, não é. Obrigada pelo seu carinho.

      Excluir
  4. Você como sempre uma pessoa maravilhosa e um profissional de alto nível..muito legal essas dicas para o TCC.
    UM grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ágata! Muito obrigada por seu texto! Estou no 3º semestre de biblio, mas é bom já ir pensando e lendo coisas tão interessantes como essas que você escreve para nos ajudar. Um abraço!

    ResponderExcluir