Mais
uma novidade na MC, a colaboração da ex-aluna da FaBCI Ágata Souza, que volta
este ano para integrar a nossa maravilhosa equipe de monitores voluntários.
Para
sua estreia, teremos uma série de matérias com a temática “TCC”, o que vem bem
a calhar. Não é mesmo galera do 5º Semestre?! Confiram.
O primeiro
semestre de 2017 já está aí e, para muitos, é o momento de começar a construção
do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Se esse é o seu caso, fique atento às
dicas abaixo e comece a desconstruir esse monstro do seu imaginário. Acredite,
pode ser muito mais simples do que parece...
Ao longo de
2015 desenvolvi meu TCC na área de Biblioteconomia. Essa experiência me ajudou
a concluir que duas palavras-chaves são primordiais para o desenvolvimento de
um trabalho bem sucedido: planejamento e rotina. Mas, para tornar
essas duas expressões mais palpáveis, vou desdobrá-las em alguns procedimentos simples
que podem economizar seu tempo ao longo desse ano e gerar mais qualidade no
processo de execução do TCC.
Mas, antes de
prosseguirmos, preciso deixar claro que se tratam apenas de SUGESTÕES, ok? Não
há uma “receita de bolo”, nem milagres (principalmente, na vida acadêmica). Entretanto,
há atitudes bastante recomendáveis. E, como profissionais da informação, acho
interessante dividirmos nossas experiências. E essa é a principal intenção
desse artigo: compartilhar as atitudes que deram certo! Fique à vontade para
testar e aprimorar as sugestões listadas.
Neste primeiro
artigo vou apresentar algumas dicas sobre planejamento. Planejar envolve
diversos elementos, como por exemplo: a definição dos objetivos, o processo de
escolha de prioridades, a distribuição e a alocação do tempo, o cronograma, a continuidade
das ações (avaliar, revisar, decidir). Ou seja, para começar bem você precisa traçar
o caminho a percorrer. Vamos lá?
1. Crie um
cronograma = É
impossível falar em planejamento sem falar em cronograma. Em ano de TCC, seria
muito interessante que você possuísse um. Os próximos semestres serão norteados
por datas e prazos a cumprir. É fundamental não perdê-los. Clique no link e veja um dos cronogramas que construí. Ele foi
fundamental para chegar à reta final com fôlego. Talvez, lhe sirva de
inspiração.
2. Realize
uma boa revisão de literatura
= Investir um bom tempo na pesquisa sobre o seu objeto é fundamental. Uma boa
pesquisa bibliográfica pode até impulsionar um redirecionamento de partes do
seu trabalho. Na graduação, o ideal é trilhar por caminhos mais seguros.
Caminhos por onde outros pesquisadores já passaram. Por exemplo, se você
planejou abordar a “Temática X” no “Capítulo Y” e não encontra literatura específica
em boa quantidade e qualidade, repense! Ou a pesquisa não foi suficiente ou a
questão pode ser demasiadamente complexa para esse momento. Muitas vezes, a
revisão de literatura pode apontar outros caminhos. Sempre dialogue com seu
orientador sobre as possibilidades que lhe surgirem.
3. Organize
sua revisão de literatura
= Não adianta separar vários textos interessantes e depois se perder neles, não
é? Trabalhamos com a organização da informação, então exercite isso na
construção de seu TCC. Compartilho mais uma tabela simples no Excel no link. Nela eu organizei a
referência do texto que pretendia utilizar. Sim! Você pode adiantar a normalização
do seu trabalho já no momento da revisão de literatura! Imagine como vai ser
maravilhoso estar redigindo seu texto daqui a alguns meses e dar um “Control+C”,
“Control+V” em uma referência correta e elaborada com toda a calma. Se dê esse
presente no futuro... Nesta tabela, além da referência, inseri uma breve
descrição, o número de chamada e uma indicação se já o possuía impresso. Essa
tabela está divida em algumas abas separadas por temas. Tais temas seguem a
lógica de divisão dos capítulos do TCC.
4. Amplie
suas fontes de pesquisa
= Algumas fontes são obrigatórias, como por exemplo, o Portal de periódicos da
CAPES. As inscrições para os treinamentos do ano de 2017 já estão disponíveis
no link. Mas,
outras fontes – menos comuns – podem trazer boas surpresas. Você já buscou algo
sobre o seu problema de pesquisa no YouTube? Sim, YouTube! É possível encontrar
gravações de aulas, conferências, mesas redondas e outros eventos da área de
Biblioteconomia por lá. Avalie-os e, se possível, considere-os como fontes de
informação.
5. Pesquise
TCC’s de anos anteriores
= Os melhores TCC’s dos últimos anos estão disponíveis na biblioteca na FESPSP. O
que eles têm de diferente? O que há de comum entre eles? Separe um tempo e vá
folheá-los. Tenho certeza que ótimas idéias surgirão...
6. Determine a “Hora da escrita” = Crie um dia e um horário da
semana que será dedicado a escrita. Mesmo que seja uma ou duas horas.
Condicione-se a sempre sentar para escrever no mesmo dia e horário. Assim, você
evitará ficar semanas sem, de fato, produzir alguns parágrafos e acabar, com
isso, perdendo o ritmo. Mas, se a “luz”
para escrever não “acender”, leia! Uma leitura de qualidade é um grande
estímulo para a boa escrita. Quanto mais você ler sobre o seu tema, mais fácil
fluirá sua escrita.
Enfim, essas
são seis sugestões básicas relacionadas ao planejamento de TCC’s. O que achou? Nada
muito complexo de executar, não é mesmo? Então, mãos à obra! Para começar, escolha
um dos tópicos acima e coloque em prática. Um passo após o outro e um belo
trabalho irá ser construído.
Estou
disponível para esclarecer suas dúvidas e dialogar... É só comentar abaixo ou
me escrever por e-mail! No próximo artigo falaremos sobre o uso benéfico da
rotina na construção do seu trabalho de conclusão de curso. Um grande abraço e
até lá!
Ágata Souza é bibliotecária formada pela FESPSP em
2015 e hoje coordena a biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de São Paulo – IFSP (Campus Jacareí). Foi premiada pela Associação
Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN) por melhor TCC da
região São Paulo. Contatos
por meio do e-mail agata.souza@ifsp.edu.br
Muito bacana, Ágata! Obrigada por compartilhar. =)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPor nada. Compartilhar informação é um prazer.
ExcluirMaravilhoso. Parabéns e muito obrigada; )
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado. :-)
ExcluirParabéns, Ágata! Artigos como esse ajudam a desmistificar a produção acadêmica, tornando mais fluido o processo de escrita de um trabalho. Em outras palavras, você ajuda o estudante a passar menos estresse e obter melhores resultados. Grande abraço.
ResponderExcluirObrigada Lilian... A produção acadêmica precisa ser mais debatida. A pesquisa deve ser um prazer e não um martírio, não é. Obrigada pelo seu carinho.
ExcluirVocê como sempre uma pessoa maravilhosa e um profissional de alto nível..muito legal essas dicas para o TCC.
ResponderExcluirUM grande abraço...
Quanto carinho... Obrigada!
ExcluirOlá, Ágata! Muito obrigada por seu texto! Estou no 3º semestre de biblio, mas é bom já ir pensando e lendo coisas tão interessantes como essas que você escreve para nos ajudar. Um abraço!
ResponderExcluir