Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da semana. Por Ana Beatriz Cristaldo

Fonte: Banco de imagens do Google
E a MC 2017 tem o prazer de anunciar mais uma reedição. Também do ano de 2012 com a monitora Rebeka Savickas, traremos a coluna Filme da Semana, que era escrita pelo Rafael Reche, em que a cada semana teremos a indicação de um filme, sua sinopse e análise feita pela aluna Ana Beatriz Cristaldo do 5º semestre/matutino. Nesta primeira postagem um especial de carnaval com uma seleção fantástica que me atrevo a dizer pode agradar a “gregos e troianos”, rsrs. 
Aproveitem ao máximo!

Primeiramente, SEJAM TODOS BEM-VINDOS À COLUNA FILME DA SEMANA.

Como vocês bem sabem, o ano do brasileiro só começa depois do carnaval. Mas nós bibliotecários dedicados que somos, montamos uma listinha para você: que não gosta de pular carnaval e vai passar o feriadão fazendo marca de corpo no sofá; que vai ficar de ressaca com dois litros de água do lado e um açaí, e pra você que adora ver uns filminhos.

FILMES


-Ficção




A chegada: Esse filme não é só mais um filme sobre extraterrestres, é O FILME sobre extraterrestres e linguística. Naves aparecerem do espaço e pairam sobre países específicos de grande importância econômica e política, os governos entram em estado de pânico e vigilância. Em busca de respostas o governo dos Estados Unidos recruta a linguista Dra. Louise Banks (Amy Adams – maravilhosa) para tentar se comunicar e desvendar a mensagem que a raça alienígena quer passar e é claro que as coisas não são tão simples assim.
MARAVILHOSA AVIMARIAMEAJUDA
Informação importante: O filme é do diretor Denis Villeneuve, que também dirigiu “O Homem Duplicado” que é baseado no livro de José Saramago e merece MUITO ser apreciado, pois temos como protagonista, nada mais e nada menos, que Jake MARAVILHOSO Gyllenhaal.
Nota: 10/10
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?: Cinema


- Animação

Lego Batman: Mais uma magnífica megaprodução da Lego para o cinema (vale pontuar que eles têm séries, filmes e curtas para a TV que são igualmente incríveis) que traz o queridinho do povo: o Batman. Nesse filme o justiceiro da noite está passando por mais uma de suas crises existenciais e terá de enfrentar um motim de vilões liderados por seu arqui-inimigo Coringa, para isso ele precisará da ajuda de Barbara Gordon e Robin. O filme além de divertido e bonito traz referências das histórias do personagem (Batman) ao longo dos anos, o que torna o filme atrativo para crianças, adultos, idosos e animais.
Informação importante: Indico que assistam a versão legendada pois quem faz a voz do Batman é o ator Will Arnett que também faz a voz do personagem Bojack da série animada exclusiva da Netflix Bojack the horseman e...
Assiste Bojack the Horseman também, MARATONA ESSA SÉRIE SEM FALTA.
Vai ver Bojack, agora.
Nota: 9/10
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?: Cinema


- Drama

Estrelas além do tempo: Trazendo um empoderamento feminino absurdo e situações de racismo que causam desconforto (mas que são muito reais, atuais e com certeza a realidade era um pouco pior) o filme se passa no auge da corrida espacial entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria e conta a história dos computadores – pessoas, em sua maioria mulheres,  que faziam os cálculos necessários para os protótipos e estudos da NASA – e o mais importante: retrata um grupo de mulheres negras que foram cruciais para a maior vitória da história norte-americana. Entre elas temos: Mary Jackson, Dorothy Vaughan e Katherine Johnson.
Preparadas pro feriado de Carnaval!!!
Informação importante: O filme é baseado no livro Hidden Figures – The American Dream and the Untold Story of the Black Women Mathematicians Who Helped Win the Space Race (Ufa!).
Nota: 8/10
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?: Cinema

  

Sunny Pawar
Lion – uma jornada para casa: O novo crush do momento, o ator Dev Patel interpreta, já adulto, Saroo Brierley o indiano que se perdeu em Calcutá do irmão mais velho e que enfrentou situações delicadas e complicadas demais para uma criança tão pequena, até ser adotado por um casal australiano. Aos 25 anos Saroo, obcecado com o que pode ter acontecido com sua família, inicia uma busca para encontra-los. Vale muito ressaltar a atuação do ator mirim Sunny Pawar (que interpreta Saroo Brierley quando criança) que é tocante, sufocante e maravilhosa.
Nota: 7/10
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?: Cinema
 

Manchester à beira mar: Após a morte precoce de seu irmão, Lee Chandler (Casey Affleck – sim irmão do Batman Ben Affleck) é forçado a voltar para cidade onde cresceu para cuidar de seu sobrinho adolescente (Lucas Hedge). Esse retorno deixa toda a cidade tensa, pois desperta antigos sentimentos e mostram o real motivo de Lee ter partido e cortado os laços com sua família. Casey Affleck foi indicado para melhor ator, Lucas Hedge para ator coadjuvante e Michelle Williams para atriz coadjuvante (MARAVILHOSA).

Informação importante: O ator Casey Affleck tem dois processos de Assédio (SHAME OF YOU CASEY!), PORÉM, separando o artista de sua obra, ele é um dos favoritos para receber o prêmio.

 Nota: 10/10
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?: Cinema
 
- Puro amorzinho
La La Land: VAI TER UM ARTIGO SÓ SOBRE ELE ENTÃO ASSISTE LOGO, NÃO TEM MAIS O QUE DIZER! TODOS OS DEUSES DE TODAS AS CRENÇAS, QUE FILME LINDO.
BAGUERA
Esse é Baguera meu doguinho e foi nesse estado catatônico que ele ficou depois desse filme. Não se recuperou até hoje.
Nota: 100.000.000.000/10
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?: Cinema
 

 






- Pesadíssimos e tensíssimos

Animais noturnos: Mais um filme protagonizado por Amy Adams (juro que não é favoritismo, o que posso fazer se essa mulher é maravilhosa) e Jake Gyllenhaal e composto por um elenco impressionante, esse filme é pesado e dolorido. Por não ter uma linha temporal correta, É PRECISO ATENÇÃO REDOBRADA, assistimos o desenvolvimento da história de Amy paralelo com a história do livro que seu ex-companheiro (Jake) escreveu e dedicou a ela. Com cenas bem fortes, em alguns momentos é preciso ter estômago e imparcialidade para chegar ao fim. Importante: a atuação de Michael Shannon é absurda de tão boa e uma salva de palmas para Aaron Johnson.
Nota: 10/10 
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?: Cinema


O silêncio do céu: Numa fusão e parceria entre Brasil e Uruguai, esse roteiro baseado no livro “Era elCielo” de Sérgio Bizzio explora as consequências e as sensações que acercam o estupro. Diana (interpretada por Carolina Dieckmann) é estuprada por dois homens em sua própria casa e por motivos que não são explicados, mas sim sentidos durante o filme, ela prefere não denunciar e oculta de todos o acontecimento, inclusive de seu marido Mario (interpretado pelo ator argentino Leonardo Sbaraglia). Mario também tem seus segredos, e o filme além de tratar dos sentimentos que acercam o estupro, trata também das relações emocionais humanas. Filme BEM pesado e que no final vai te deixar vendo as letrinhas subirem enquanto ao fundo temos imagens de um céu azul e calmo, não é fácil tirar ele da cabeça.
Informação importante: A história é contada do ponto de vista de Mario. 
Nota: 10/10
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?: Netflix 


Todos os filmes receberam selo de certificação e indicação do IAQ (Instituto Ana de Qualidade). 

Bom carnaval a todos, usem proteção, respeitem as minas e se beber não dirija.


Ana Beatriz Cristaldo, estudante do matutino do 5º semestre de Biblioteconomia na FESP. Vai, pelos menos, quatro vezes ao cinema todo final de semana, tem 23 anos, um labrador e cinco dedos em cada pé. Contatos por email anabeatrizcristaldo@uol.com.br (também aceita energias positivas)

Comentários

  1. Respostas
    1. Opa que bom, fico muito feliz!
      Fique atento por que toda semana vai ter atualizações!

      Excluir
  2. Ana, muito boa a seleçao. Eu destacaria em "Estrelas além do tempo" um especial olhar às bibliotecas e o seu serviço vinculado às forças repressoras do Estado. Naquele caso, os acervos nao só segmentados segundo a raça dos seus leitores, mas tb privados de igual informacao para os publicos a que se destinavam. Vale assistir e refletir esse momento triste da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida era tanto ilme que acabei esquecendo desse ponto importantíssimo.
      E mais importante ainda é que depois de levar o livro pra casa ela fala pros filhos que eles tem direito a qualquer informação e o que eles precisarem por que eles são pessoas incríveis e capazes.
      Grande filme!
      Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação