segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Se Liga FaBCI - Programação Cultural por Leonela Souza de Oliveira

Este espaço tem como objetivo divulgar a programação cultural de nossa cidade. Para começar, vamos falar do carnaval que está chegando. Abre alas que a alegria vai passar! 


Banco de imagens do Google
O Carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. O Brasil é tido como  um dos países símbolos do carnaval, mas você sabia que não é uma invenção brasileira nem tampouco somente celebrada aqui em nosso país?
A origem dessa festa remota da Antiguidade desde a Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, que significa retirar a carne, que tem ligação com o jejum feito durante a quaresma e controle dos prazeres do mundo, sendo considerada uma festa pagã em que as pessoas poderiam cometer seus excessos antes da época de mais severidade da religião católica.
Sua origem no Brasil se deu no período colonial com o chamado entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade celebrado até hoje nos dias atuais com muita alegria (fonte: http://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm). 

Dentro da programação cultural selecionei algumas opções para foliões animados. Os blocos de rua estão em alta e desde o dia 17 de fevereiro até 5 de março o Carnaval de Rua de São Paulo terá 381 blocos em sua estimativa. Segue o link com a relação dos principais blocos que irão desfilar nas ruas de Sampa.


Além disso, as instituições da Secretaria de Estado da Cultura, incluindo os Museus, terão uma programação especial, repleta de atividades para os diversos tipos de público, vale a pena conferir. Este é o link da página com toda a programação incluindo dias e horários.
Bom galera espero que tenham curtido as dicas para o carnaval, quero deixar uma frase de Clarice Lispector: “Naquele carnaval, pois, pela primeira vez na vida eu teria o que sempre quisera: ia ser outra que não eu mesma”.
Até a próxima com mais dicas de programação cultural.
Ah quem tiver sugestões e quiser me ajudar, por favor, me escrevam, serão super bem-vindas. Abraços a todos.

 
Leonela Souza de Oliveira graduanda pela FESPSP, assistente I na Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico-UPPM pela Secretaria de Estado da Cultura, além de integrar os grupos de trabalho - GTs de bibliotecas de Museus que congrega profissionais bibliotecários de museus do Estado (2015), também passou a integrar o grupo de Ontologia, que tem como objetivo a criação de uma ontologia para gestão cultural, por meio do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM (2016). Contato por meio do email: leonela.soliver@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário