terça-feira, março 21, 2017

#PorqueEscolhiBiblio




E a Série #PorqueEscolhiBiblio traz nesta postagem o aluno Ivanildo Sampaio de Barros do 5º Semestre/Noturno, o nosso querido Ivan, que relata como optou pela Biblioteconomia após uma história de superação e vitórias que continua trilhando e que todos precisam, ou melhor, merecem conhecer.


Sempre gostei de ler e como incentivo a leitura ganhei de meus pais uma coleção com livros de contos de fadas ilustrados aos 5 anos de idade e sempre pedia para minha mãe contar a história de Peter Pan.

Meu primeiro contato com uma Biblioteca  foi quando estava na quinta série e com um grupo de alunos de minha sala da escola fomos fazer um trabalho, porém neste mesmo dia fomos solicitados a nos retiramos por uma Bibliotecária brava, por conta de uma colega arteira que retirou um peixe do aquário para brincar Rsrsrs.

Nem imaginava o que o futuro me reservava...

Em 2009 iniciei na graduação no curso Bacharelado em Sistemas de Informação, em 2010 no 5º Semestre minha leitura foi interrompida por conta de uma sinusite mal curada, sentia muitas dores de cabeça e me automedicava por conta própria tomando remédios de dor de cabeça.

Na verdade mascarava a dor por que quando voltava, era violenta, porém não ia ao médico e muito menos sabia que tinha sinusite.

Foi quando sai do estágio e ao chegar à sala de laboratório de informática da Faculdade na Aula de Banco de dados , liguei o computador e nada acontecia, fui para outro liguei e a mesma coisa, levantei e fui ligar o terceiro, foi quando um colega me chamou atenção dizendo que tínhamos que entregar o exercício naquela aula e que eu estava brincando de ligar os computadores, foi quando percebi o que estava acontecendo com minha visão, pois a tela do computador parecia uma folha de sul fite, sai da aula e fui à enfermaria, aferiram minha pressão estava normal, fui para casa comentei com meus pais e no outro dia a visão caiu mais a ponto de pedir ajuda ao meu pai para ir ao banheiro.

Fomos a um oftalmologista , fiz três exames e a oftalma me encaminhou para o Hospital São Paulo em novembro de 2010, mas só consegui passar em consulta no Neuro Oftalmo em Março de 2011, foi quando prejudicou mais a visão e só descobrimos o que tinha acontecido em junho de 2011 quando consegui fazer uma ressonância  do crânio que constatou uma Neurite óptica atrofiando o nervo dos dois olhos.

Diante do diagnóstico, chorava baixinho de baixo do meu cobertor ou no banheiro escondido para meus pais não verem e não deixa-los mais tristes.

 Fiz 6 sessões de pulsoterapia com corticoides na veia sanguínea no qual tive que ficar internado, este procedimento foi feito para não baixar mais a visão.

Voltei no 6º Semestre na faculdade e com a mesma turma, por ironia ou não na mesma sala de informática,  pedi ajuda ao professor e recebi como resposta que eu deveria ir para casa e voltasse quando estivesse melhor, pois não iria parar a aula para ficar ao meu lado me ajudando no computador, foi ai que entendi o que era falta de acessibilidade na faculdade.

Por conta do ocorrido desisti da faculdade, mas meus pais conversaram muito comigo, era meu sonho que estava ficando para trás e foi então que resolvi voltar, voltei dois dias depois na aula de estatística e com uma professora com uma didática muito boa que me fez entender que eu era capaz, tive que correr atrás.

E foi fazendo estágio num telecentro que fiquei sabendo do processo seletivo de uma vaga para trabalhar na Biblioteca do SENAC Aclimação, passei e fui bem recebido e acolhido, porque passei por vários lugares para entrevistas e foi difícil por falta de recursos acessíveis,

Estou hoje trabalhando  há 4 anos e fazendo graduação de Biblioteconomia  e Ciência da Informação aqui na FESPSP com uma ótima infra estrutura e acessibilidade.

Escolhi Biblioteconomia por já estar trabalhando como Auxiliar de documentação Técnica I, o atendimento aos alunos e usuários me fez mergulhar no universo literário e hoje sinto que meu atendimento está mais diferenciado, os direciono ao resumo, do que trata o assunto, pesquisa ao usuário.

2 comentários:

  1. Ivan, você é um exemplo de força de vontade e superação!

    ResponderExcluir
  2. Ivan, você é um exemplo de força de vontade e superação!

    ResponderExcluir