Pular para o conteúdo principal

#PorqueEscolhiBiblio




E a Série #PorqueEscolhiBiblio traz nesta postagem o aluno Ivanildo Sampaio de Barros do 5º Semestre/Noturno, o nosso querido Ivan, que relata como optou pela Biblioteconomia após uma história de superação e vitórias que continua trilhando e que todos precisam, ou melhor, merecem conhecer.


Sempre gostei de ler e como incentivo a leitura ganhei de meus pais uma coleção com livros de contos de fadas ilustrados aos 5 anos de idade e sempre pedia para minha mãe contar a história de Peter Pan.

Meu primeiro contato com uma Biblioteca  foi quando estava na quinta série e com um grupo de alunos de minha sala da escola fomos fazer um trabalho, porém neste mesmo dia fomos solicitados a nos retiramos por uma Bibliotecária brava, por conta de uma colega arteira que retirou um peixe do aquário para brincar Rsrsrs.

Nem imaginava o que o futuro me reservava...

Em 2009 iniciei na graduação no curso Bacharelado em Sistemas de Informação, em 2010 no 5º Semestre minha leitura foi interrompida por conta de uma sinusite mal curada, sentia muitas dores de cabeça e me automedicava por conta própria tomando remédios de dor de cabeça.

Na verdade mascarava a dor por que quando voltava, era violenta, porém não ia ao médico e muito menos sabia que tinha sinusite.

Foi quando sai do estágio e ao chegar à sala de laboratório de informática da Faculdade na Aula de Banco de dados , liguei o computador e nada acontecia, fui para outro liguei e a mesma coisa, levantei e fui ligar o terceiro, foi quando um colega me chamou atenção dizendo que tínhamos que entregar o exercício naquela aula e que eu estava brincando de ligar os computadores, foi quando percebi o que estava acontecendo com minha visão, pois a tela do computador parecia uma folha de sul fite, sai da aula e fui à enfermaria, aferiram minha pressão estava normal, fui para casa comentei com meus pais e no outro dia a visão caiu mais a ponto de pedir ajuda ao meu pai para ir ao banheiro.

Fomos a um oftalmologista , fiz três exames e a oftalma me encaminhou para o Hospital São Paulo em novembro de 2010, mas só consegui passar em consulta no Neuro Oftalmo em Março de 2011, foi quando prejudicou mais a visão e só descobrimos o que tinha acontecido em junho de 2011 quando consegui fazer uma ressonância  do crânio que constatou uma Neurite óptica atrofiando o nervo dos dois olhos.

Diante do diagnóstico, chorava baixinho de baixo do meu cobertor ou no banheiro escondido para meus pais não verem e não deixa-los mais tristes.

 Fiz 6 sessões de pulsoterapia com corticoides na veia sanguínea no qual tive que ficar internado, este procedimento foi feito para não baixar mais a visão.

Voltei no 6º Semestre na faculdade e com a mesma turma, por ironia ou não na mesma sala de informática,  pedi ajuda ao professor e recebi como resposta que eu deveria ir para casa e voltasse quando estivesse melhor, pois não iria parar a aula para ficar ao meu lado me ajudando no computador, foi ai que entendi o que era falta de acessibilidade na faculdade.

Por conta do ocorrido desisti da faculdade, mas meus pais conversaram muito comigo, era meu sonho que estava ficando para trás e foi então que resolvi voltar, voltei dois dias depois na aula de estatística e com uma professora com uma didática muito boa que me fez entender que eu era capaz, tive que correr atrás.

E foi fazendo estágio num telecentro que fiquei sabendo do processo seletivo de uma vaga para trabalhar na Biblioteca do SENAC Aclimação, passei e fui bem recebido e acolhido, porque passei por vários lugares para entrevistas e foi difícil por falta de recursos acessíveis,

Estou hoje trabalhando  há 4 anos e fazendo graduação de Biblioteconomia  e Ciência da Informação aqui na FESPSP com uma ótima infra estrutura e acessibilidade.

Escolhi Biblioteconomia por já estar trabalhando como Auxiliar de documentação Técnica I, o atendimento aos alunos e usuários me fez mergulhar no universo literário e hoje sinto que meu atendimento está mais diferenciado, os direciono ao resumo, do que trata o assunto, pesquisa ao usuário.

Comentários

  1. Ivan, você é um exemplo de força de vontade e superação!

    ResponderExcluir
  2. Ivan, você é um exemplo de força de vontade e superação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e