terça-feira, março 14, 2017

Relatos da "Semana de Biblioteconomia FaBCI-FESPSP 2017" - Parte 1



Você sabe por que o dia do bibliotecário é comemorado em 12 de março?


Fonte: Facebook FESPSP
Aqui no Brasil esse dia foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, data de nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre (12/03/1882). Após se formar em Engenharia, resolveu fazer uma especialização nos Estados Unidos em 1906, quando conheceu Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal (CDD) e revolucionou a Biblioteconomia. 

Esse encontro foi um marco em sua vida pois em 1915 largou a Engenharia para se dedicar a Biblioteconomia. É considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil (1º lugar para o Museu Nacional do Rio de Janeiro), se transferindo depois para a Biblioteca Nacional em 1945. Tornou-se então diretor da Biblioteca Central da Universidade do Brasil trabalhando mesmo após sua aposentadoria. Por suas contribuições diversas como Bibliotecário, Manuel Bastos Tigre teve seu aniversário instaurado como marco para as comemorações do Dia do Bibliotecário.

Veja também no repositório da MC a matéria com o texto “Dia do Bibliotecário” de Ana Virginia Pinheiro publicado em 2012.

Este mês teremos os relatos sobre tudo o que aconteceu na Semana do Bibliotecário FaBCI-FESPSP, que de forma  maravilhosa foi organizada pelo Centro Acadêmico Rubens Borba de Moraes (CA do Borba), com tanta  dedicação e diligência.
E para começar, nesta primeira parte teremos as palestras da segunda-feira dia 06/03/2017 pela manhã com o tema: “Cuide de sua competência informacional”, com o bibliotecário Carlos Eduardo Gianetti, da Unicamp e a que ocorreu à tarde na Biblioteca da FESPSP O bibliotecário na inteligência de mercado” com Natashe Ferreira. 

Confiram!!!


Fonte: Facebook FESPSP Comunica
No dia 6 de março de 2017, teve início a Semana de Biblioteconomia da FABCI-FESPSP, organizada pelo C.A. do Borba.
A palestra inaugural foi a “Cuide de sua competência informacional”, proferida pelo bibliotecário Carlos Eduardo Gianetti- CRB8/8604, que atua desde 2009 como (Técnico em Biblioteconomia) no Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas- Unicamp. Sem o uso de slides ou outros recursos informáticos, mas com muito carisma e humor, usou sua própria experiência e seu jeito de ser para demonstrar o que é a competência informacional num profissional de Biblioteconomia.

Contou-nos como venceu sua timidez, à partir de sua preocupação em como lidar com o outro e fazer-se compreender e ser compreendido; também buscou ajuda na fonoaudiologia para melhorar sua dicção e poder fazer palestras melhores, num ritmo de fala que fosse claro e agradável para seus ouvintes.

O que mais chamou a atenção, foi a clareza que ele sempre pareceu ter, segundo disse, sobre sua missão nas bibliotecas públicas, pois tendo estudado em escolas públicas, sendo filho de pessoas humildes, queria compartilhar seus conhecimentos neste espaço.
Teve uma rica vivência internacional como bibliotecário visitante no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Toronto e Sistema de Bibliotecas Públicas de Toronto, Canadá, bem como no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Massachusetts- Amherst e no Sistema de Bibliotecas da Universidade de  Massachusetts- Boston. Por fim, realizou visita técnica no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Harvard, todas estas instituições localizadas no estado de Massachusetts, Estados Unidos, em que pôde comparar, à vezes com tristeza, nossa realidade do Brasil com a do primeiro mundo.

Para poder realizar esta viagem, teve que provar “na raça” que seu inglês era suficiente para comunicar-se e realizar as atividades que teria que cumprir nestes países.

Fonte: Facebook FESPSP Comunica
Ficou claro que toda essa experiência adquirida fora da sua zona de conforto só foi possível graças ao seu empenho pessoal em buscar seu próprio aperfeiçoamento profissional.

Em resumo, em palavras do próprio Carlos Gianetti, a competência informacional ou “information literacy”, se adquire buscando uma especialização contínua ou, como inferiu da fala do palestrante a professora Tânia Callegaro, as principais competências a adquirir são a boa comunicação, a flexibilidade, a pró-atividade e a empatia pelo usuário.

Excelente palestra tanto para alunos como para àqueles que já estão formados,  trabalhando na área e ainda esperam as oportunidades de aperfeiçoamento caírem do alto.

Por Rosângela Batista, 3º Semestre / Matutino



Fonte: Facebook FESPSP Comunica
A semana de biblioteconomia na FESPSP iniciou com vários eventos voltados para área de biblioteconomia.

Iniciando a semana de Bíblio, tivemos a palestra “O bibliotecário na inteligência de mercado” com Natashe Ferreira, bibliotecária formada pela FESPSP, falando sobre sua experiência em atuar na área de gerenciamento da informação para a inteligência de mercado na Ibiz Tecnologia com o serviço Ibiz Licita.  A empresa trabalha com captura, busca, tratamento da informação e entrega de informações essenciais para empresas que participam de processos de licitação pública. Para atuar nessa área ,o profissional precisa ter capacidade lógica e analítica, ter bom relacionamento interpessoal, gostar de trabalhar em equipe e ser multidisciplinar.

Com essa palestra pude perceber que o bibliotecário não se limita em atuar em bibliotecas ou arquivos, mas sim em outras áreas do conhecimento. Trabalhar com a gestão da informação dá ao bibliotecário várias possibilidades de atuação, pois onde há informação para ser tratada, o bibliotecário poderá atuar. 


Por Bruna Theodoro,  5º Semestre / Noturno.



A MC não poderia deixar de parabenizar à todos os Bibliotecários (e os futuros), pelo seu dia. Fiquem com uma frase de Mário Quintana de inspiração e a imagem dos nossos queridos recém-formados de 2017 com a certeza de que é uma profissão de muitas lutas e quebra de paradigmas, mas de muitas vitórias e gratidão.

Fonte: Facebook Profª Valéria Valls

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”. Mário Quintana.
 
FELIZ DIA DO BIBLIOTECÁRIO!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário