Pular para o conteúdo principal

#PorqueEscolhiBiblio



E na Série: #PorqueEscolhiBiblio desta semana, vamos conhecer um pouco sobre a aluna Marina Maschietto do 3º Semestre/Noturno.

Mais uma história super interessante que conta como se deu a escolha pela FaBCI que você não perder!!!



Quando nasci um anjo de óculos e coque disse: “Vai ser bibliotecária na vida, sim!”, costumo dizer que ignorei brevemente esse chamado, mas pensando melhor, ele ficou adormecido dentro de mim esperando seu momento de despertar.

Desde a infância, sempre fui muito incentivada a ler. Meu avô tinha uma banca de jornal e a diversão era folhear as revistas, principalmente as de passatempos e desenhos para pintar, mas tudo começou de verdade no ensino fundamental quando a biblioteca da escola virou meu refúgio e, a bibliotecária, minha melhor amiga, sempre me indicando e sugerindo alguns dos livros que eu devorava.


Com a chegada do ensino médio, muita coisa mudou na minha vida e então conheci o ensino público, me deparei com uma biblioteca em constante processo de “reorganização”, o que me decepcionou muito, me levando à única ação que poderia tomar: ajudar na reorganização da biblioteca junto a alguns outros alunos. Dos 3 anos de formação, apenas no último lembro de ter a biblioteca aberta ao nosso uso, finalmente, com atividades frequentes, porém funcionando mais como uma sala de leitura e estudos.


Com o fim do ensino médio, convivi com a dúvida sobre o que escolher para o meu futuro, e apesar dessa relação com a biblioteca, seguir os passos do meu adorado pai e fazer biblioteconomia definitivamente não estava nos meus planos, coisa de adolescente rebelde. Decidida a trabalhar com pessoas, comecei a cursar Eventos na FATEC Ipiranga, e mais uma vez na faculdade esbarrei na biblioteca, que não possuía um bibliotecário e que novamente virou o lugar que mais frequentava.


Por ironia (ou não) do destino, minha primeira experiência no mercado de trabalho foi em uma biblioteca, como jovem monitora e ali, entre estantes, descobri qual seria o próximo curso que faria, e seria biblioteconomia, depois de muito conversar com meu pai, escolhi a FESP quando conheci a faculdade na feira do livro político em 2015 e me encantei. 

Quando comecei o curso, já possuía alguns planos pré-definidos, como o de unir a formação anterior à nova, apesar disso, conheci um novo horizonte e hoje, no terceiro semestre, além de atuar em um Centro de Documentação e Memória empresarial, participo também das atividades do Centro Acadêmico do curso.





Comentários

  1. Adoro essa coluna... me chama pra participar ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grazi sua linda que ótimo que gosta do #PorqueEscolhiBiblio, seria um enorme prazer tê-la nas matérias, mas essa série é destinada aos alunos. Para os ex-alunos falar sobre a escolha pela Biblioteconomia pode ser contemplada na sua coluna "Onde estão os bibliotecários". Que tal fazermos um especial com a criadora da coluna? Seria maravilhoso. Beijos!!!

      Excluir
  2. Amei sua história Mari! Parabéns por ser essa pessoa que inspira tanto a gente!

    ResponderExcluir
  3. Bela história Maschietto! As próximas bibliotecas nós deixaremos VIVAS de atividades para formar novos anjos. Parabéns.
    Nico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e