Pular para o conteúdo principal

#PorqueEscolhiBiblio


E a série: #PorqueEscolhiBiblio desta semana temos o aluno Cristiano Santos do 1º Semestre/Noturno nos contando sobre sua história com a Biblioteconomia e a FaBCI. Confiram!!! 





Lembro-me de períodos de dias quentes em que minhas irmãs precisavam fazer trabalhos escolares e me levavam para Biblioteca Municipal Maria Salomé Soares, a primeira que tive contato. Lembro que lá eu sentava e ia direto para os gibis, e ficava encantado com aquele mundo de palavrinhas e desenhos que estavam naquelas páginas, algumas já amareladas pelo tempo, afinal, eram material de doação. Mesmo sem saber ler, já tinha o gosto pelos livros e agradeço minha família por ter me orientado dessa forma.

Nos próximos anos, minha vida acadêmica pediu que eu continuasse a frequentar a biblioteca para fazer meus trabalhos, e o amor ao centro de cultura que eu participava era único.

Quando fiz minha primeira carteirinha de usuário entrei em frenesi. Podia pegar livros emprestados. E o primeiro que peguei emprestado foi “O Reverso da Medalha” de Sidney Sheldon. Lembro que minha irmã pegava alguns livros para mim, e o primeiro que li, antes de ser usuário assíduo de uma biblioteca, foi “O Caso dos Dez Negrinhos” de Agatha Christie.

Logo tive amor à primeira vista. Era aquele lugar que queria poder fazer parte… e sempre passava o tempo nas bibliotecas, a “Maria Salomé Soares” em Barueri, “Monteiro Lobato” em Osasco, a “Mário de Andrade” em São Paulo e a “Mário Schenberg” na Lapa, São Paulo. Mal sabia que futuramente seria um profissional da área.

Engraçado foi, que de tantos saberes, eu acabei enveredando por outros caminhos do conhecimento antes da Biblioteconomia: Matemática, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Ciências e Humanidades e Sociologia.

Com esse último foi quando eu tive acesso ao curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, logo durante minha graduação em Sociologia e Política nesta mesma escola. Este lugar que me acolheu, onde eu poderia ser filho da santa, mas escolhi ser filho da outra, parafraseando a canção. E ingressei no curso me lembrando de todos os momentos felizes que passei em uma biblioteca: pequena, pública e municipal que narrei no início desta história.

Doravante tive apenas momentos de felicidade: normalização documentária, fundamentos de biblioteconomia, tipologia dos serviços de informação! Um mar de conhecimento que gera conhecimento e acesso à informação. Um deslumbramento sem fim, um prazer indescritível poder ler Milanesi, Edson Nery da Fonseca dentre outros…

Esta é a minha história de apaixonamento com o curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Uma história que pode parecer um pouco truncada no começo, mas que tem se tornado como única e amável a cada dia que participo de uma aula e desenvolvo meu conhecimento na área. É simplesmente paixão!

Agradeço à Monitoria Científica o espaço para narrar minha história.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e