terça-feira, abril 25, 2017

Se Liga FaBCI - Relato: "Aula Especial na Disciplina de Informatização de Serviços de Informação"


A seguir temos o relato do aluno Fabiano Cassettari 5º Semestre/Noturno sobre a aula especial que os alunos das turmas do 5º semestre do matutino e noturno tiveram com a palestrante Liliana Giusti Serra para a disciplina de “Informatização de Serviços de Informação” a convite do Profº Wanderson Scapechi.


Alunos do 5º Semestre/Noturno da FaBCI com Profº Wanderson e Liliana Serra


No último dia 12/04/2017, nós alunos do curso de biblioteconomia da FESPSP, tivemos o prazer de participar de uma excelente palestra sobre o software de biblioteca SophiA Biblioteca, ministrada por Liliana Serra, bibliotecária especializada em tecnologia e representante da empresa Prima¹. A empresa é brasileira e desenvolve este e outros softwares que formam uma família de softwares SophiA² voltados à gestão de acervos de escolas, bibliotecas, museus e arquivos.

A empresa que tem como visão "Ser um dos líderes no fornecimento de soluções tecnológicas para escolas e bibliotecas", com o software SophiA Biblioteca, parece ter dado bons passos para atingir a almejada liderança, uma vez que o software apresenta uma série de ferramentas de gestão de dados biblioteconômicos numa interface bem estruturada, ágil e dinâmica que dialoga com todos os padrões da área que traz uma série de ferramentas que agilizam o processamento técnico dos itens, o controle das atividades de gestão e apresenta até gráficos dinâmicos on demand. As soluções do software também ficaram muito bem alinhadas com a missão da empresa que, segundo o site da Prima é:

Prover soluções que auxiliem seus clientes a alcançarem suas metas e agreguem valor ao seu negócio, estabelecendo e mantendo relacionamentos de longo prazo, baseados na excelência dos serviços, no respeito e na confiança mútuos. Promover a rentabilidade do negócio e o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

Além disso, seus valores³ puderam claramente ser identificados através da apresentação e do resultado final do produto. A excelência da apresentação de sua profissional, que com total propriedade e domínio dos conceitos e conhecimentos da área, respondeu a todas as diferentes dúvidas levantadas pelos alunos, foi aliada a demonstração in loco de exemplos dentro da área de intranet da empresa bem como de sites de alguns clientes que já operaram com o software apresentado.

Apenas não se falou em custos de implantação, mas sem dúvida, o custo-benefício parece bastante promissor. 

  

1 - Fundada em 1993 por profissionais do ITA e da Unicamp, a Prima é, desde sua criação, especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento de instituições de ensino curriculares, escolas de cursos livres, bibliotecas e acervos não bibliográficos. Fonte: http://www.prima.com.br/institucional/


2 - Sophia é um produto brasileiro desenvolvido em São José Campos-SP feito por uma empresa de tecnologia ligada à educação - a Prima. A empresa sediada São José Campos-SP tem com forte atuação no Rio de Janeiro através de sua filial e recém abriu uma na capital paulista. A abrangente linha de softwares SophiA é utilizada atualmente por mais de 3.200 clientes, espalhados por todos os estados brasileiros. A Prima é associada a renomados órgãos da área de tecnologia e informática, como a ASSESPRO (Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática), e detentora do selo Microsoft Certified Partner; assim, a empresa conta com infraestrutura e equipe que a tornaram líder em vendas. Promovendo constantes ações de responsabilidade social, a Prima mantém desde 2005 o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq. Atualmente, a Prima tem mais de 100 colaboradores diretos, que atuam nas áreas de marketing, comercial, suporte técnico, desenvolvimento, qualidade, biblioteconomia, tecnologia da informação, administração e recursos humanos, e trabalham para oferecer os melhores produtos e serviços. Fonte: http://www.prima.com.br/institucional/


3 - Integridade, Comprometimento, Iniciativa, Cooperação e espírito de equipe, Competência profissional, Responsabilidade social e ambiental. Fonte: http://www.prima.com.br/institucional/



2 comentários:

  1. Sem contar que ela deu uma aula de MARC21!
    Muito boa essa visita!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir