Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da semana. Por Renato Reis.


Hey, minha gente! Como estão?

Essa semana preparei uma surpresinha! Bem daquele bolo de chocolate inesperado quando chegamos na casa da vovó. Tentei, com amor e carinho tão iguais, fazer algo que vá de encontro com o gosto de todos. Daí só me resta esperar a opinião de vocês, ansiando pelo positivo.

Quem daqui gosta de curta-metragem? Pois é, em no máximo 20 minutos você assiste a um filme, apreende uma imagem super bacana e ainda uma ideia genial ou simples por trás. Tá aí a grande sacada desse tipo/estilo de película, né?

Então, essa semana trouxe um Especial de Curtas pra vocês! Para os que gostam, para os que não conhecem e querem conhecer e, claro, para todos nós, a quem sobra vontade de ver mas falta tempo por conta de trabalho, estágio, estudos, vida social etc. Mais do que isso, tentei focar em curtas que foram inspirados, baseados em ou até que inspiraram livros. Tudo para compartilhar esse amor em comum entre nós.

Boa leitura e bons filmes pra vocês!


Especial Curtas-metragens


Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore (2011)

A animação “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore” (The fantastic flying books of Mr. Morris Lessmore), produzido nos EUA em 2011, com duração de 15 minutos, pelos diretores William Joyce e Brandon Oldenburg pelo Moonbot Studios foi o curta vencedor do Oscar de melhor animação no ano de 2012. A animação deu origem a um lindo livro infantil, sendo um exemplo do reverso do que acontece nas transmidiações mais comuns.



Sr. Lessmore dando adeus ao passado e sendo levado para o futuro promissor da literatura

O tal do Sr. Morris é um homenzinho simpático, sentimental e progressista, que se vê num mundo destruído e volta a construí-lo ao encontrar livros voadores que o leva até uma o quê? Sim! Uma biblioteca! De lá ele se relaciona com seus livros e com quem começa a frequentar o espaço, fazendo do mundo um lugar mais colorido (reparem na coloração que as imagens vão ganhando com o tempo), além de tratar os livros como um digníssimo bibliotecário. Fora que há lindos significados dentro da história sobre os livros, como existe a possibilidade deles transformarem seres humanos e esses, por sua vez, mudarem o mundo pra melhor. Recomendadíssimo pra todo bibliotecário e geral desse mundão!
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?!? YouTube


Uma Flor (2009)

Alice vive em um angustiante ambiente familiar controlado por sua irmã. No Carnaval, o cotidiano da menina se transforma diante da possibilidade de fugir de seu universo e mascarar a dor. O curta é uma adaptação do conto homônimo de Clarice Lispector. Foi dirigido por Gilson Junior e Érica Rocha numa produção da Estácio de Sá, universidade carioca.

Uma Flor faz muito com pouco. Bem como os contos da linda da Clarice, exatamente. Transpõe dor e prazer, tristeza e alegria, uma sobre a outra o tempo todo e ainda retrata profundeza no enredo. Extremamente humano, o curta nos passa imagens que nos faz pensar e sentir como reagiríamos, talvez, na vida real diante da omissão e pressão familiar, vendo que "há vida" e coisa boa do lado de lá, lá fora. Basta uma pequena atitude de você mesmx.
TÁ DISPONÍVEL ONDE!?!? YouTube


Uncanny Valley (2015)

Produzido pelo estúdio 3dar, em 2015, Uncanny Valley valoriza fortemente os VFX (efeitos visuais) e os SFX (efeitos sonoros). Com ampla equipe de CG (computação gráfica), o curta se destaca muito nesses pontos e em seu roteiro, que traz ideias diversas de ficção científica, como robótica e a realidade virtual, além de uma curiosíssima distopia sociológica. Em outras palavras, atentem aos diálogos, assistam em HD e com o volume no MÁXIMO! No meu caso, assisti com resolução máxima (1080p) e com meus melhores fones de ouvido com o bass acentuado. Vocês não estarão perdendo nada.


“Delta 4 para Ômega líder: AVAs de todas as matérias avistados nos arredores. Fiquem atentos e vigiem as costas!!”
Basta assistir aos primeiros minutos para saber: o curta é declaradamente baseado nos conceitos de Neuromancer, livro de ficção científica classicão de William Gibson. Imagine você, viciado em um mundo todo virtual, ou seja, a maior parte da sua vida você vive no virtual, como se fossem sonhos (só que não). Aí é que entra a trama: um grupo de viciados é atraído e enganado pela própria virtualidade do negócio. O famoso “erro da Matrix”, manja? O bug, a pane do sistema é capaz de fazer o pior imaginável à humanidade. O resto fica para vocês verem e, claro, imaginarem. Bom filme, boa reflexão e tentem ficar longe da realidade paralela. 

TÁ DISPONÍVEL ONDE!?!? YouTube

 
A menina que odiava livros

Baseado no clássico homônimo de Manjusha Pawagi, o curta mantém o jeitão bastante infantojuvenil da autora, caracterizando-o como o mais simples de todos dessa lista e fácil de ser entendido. É o ideal pra assistir com aquele pequeno ou pequena que vocês mais amam ou até apresentar numa escola ou a uma turminha em alguma boa ocasião.

A lição que é deixada é tão clara e tão definida, com a ludicidade perfeita daqueles desenhos animados memoráveis da infância, que encaixa perfeitamente à compreensão e diversão das crianças. Ou seja, é só dar play que a(s) criança(s) ficam hipnotizadas e uma ideia e moral brilhantes estão sendo passadas a ela(s). Nada como ensinar indiretamente os pequenos a gostarem de ler e apreciar os livros desde cedo, não? A história é bonitinha e toda lúdica mesmo, não é nem cogitada a hipótese de encontrar sinais de tendências políticas, questões de gênero e outras construções sociais no desenho.
Então, fica a dica super família para vocês assistirem e indicarem para o público mirim que com certeza lembrará do filme e da tia ou tio bibliotecário(a) ou bibliófilo(a) que o apresentou. 

TÁ DISPONÍVEL ONDE!?!? YouTube



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e