quarta-feira, maio 17, 2017

Se Liga FaBCI - PEC: “Como elaborar projeto de pesquisa para concorrer ao PIBIC”.


No dia 29/04/2017 (sábado), tivemos na FESPSP um PEC (Programa de Enriquecimento Curricular), com o tema “Como elaborar projeto de pesquisa para concorrer ao PIBIC” ministrado pela ex-aluna e monitora voluntária da MC, Ágata Gomes, contemplando ambos os cursos: ESP e FaBCI.
 
https://youtu.be/KHTrPRqkQuU
Fonte: Apresentação Ágata Gomes / Vídeo Edi Fortini
 
A apresentação teve início com uma valiosa dica: “As dúvidas irão surgir! Não as deixe fugir! Anote-as!”.

Logo após, houve uma explanação sobre o que é o PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), as modalidades de bolsas e respectivos editais.

Uma observação bem pertinente foi o quanto a nossa área (Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas), têm uma demanda com relação à pesquisa, o que faz do PIBIC uma ótima oportunidade para sanar esse déficit.

Fonte: Apresentação Ágata Gomes



Desse momento em diante, a palestrante dedicou-se de forma pormenorizada, a explicar cada etapa da construção do projeto de pesquisa. No slide abaixo, pode-se conferir alguns dos passos apresentados para a definição do problema de pesquisa:



Fonte: Apresentação Ágata Gomes


Em sequência, detalhou todos os passos da elaboração e redação do projeto de pesquisa: Introdução; Problematização e Justificativa; Objetivos; Procedimentos de Pesquisa; Cronograma de atividades e Referências.
A palestra encaminhou-se para seu final com mais algumas dicas valiosas sobre escrita e definição do título, demonstrou-se alguns exemplos utilizando os trabalhos de alunos e ex-alunos participantes do PIBIC, no caso da FaBCI contou-se com a Isabel Figueiredo, Nicolino Foschini e Julia Alves e após o momento de “Hora das dúvidas”, a palestra foi finalizada.
A seguir, têm-se os relatos de dois participantes do PEC, o ex-aluno e monitor voluntário da MC Sidnei Rodrigues de Andrade e da aluna e monitora voluntária da MC, representante do CPA e integrante do CA do Borba Edi Fortini do 1º Semestre/Noturno trazendo suas percepções sobre a palestra:



Relato por Sidnei Rodrigues de Andrade


Tive a honra e satisfação em assistir a palestra da minha parceira da Monitoria Cientifica FaBCI – FESPSP e BiblioAmiga Ágata Gomes.
Bem no início de sua palestra, se apresentou e fez uma pergunta - reflexiva aos participantes: “O que é pesquisa para vocês?”. Logo, disse aos participantes que este projeto de iniciação científica exige três princípios básicos para àqueles que querem destaque no mundo acadêmico e social: Planejamento, Disciplina e Dedicação.
A seguir mencionou quais são as etapas para elaboração de um projeto de iniciação científica, apresentou as bolsas e os critérios que devem ser obedecidos pelos participantes interessados.
Apresentou a metodologia de elaboração do projeto PIBIC, para aqueles que não têm uma idéia para executar um tema e apontou algumas estratégias bem simples que alguns discentes da Biblioteconomia e Sociologia vão conhecer durante a graduação.
Um detalhe muito interessante que a Ágata compartilhou com todos, foi que em algumas instituições acadêmicas não há liberdade na escolha do tema do projeto de iniciação cientifica, já o futuro discente-pesquisador tanto na ESP quanto na FaBCI, terá apoio e liberdade total na escolha do tema para o desenvolvimento desta pesquisa científica e social.
Outro fato que chamou minha atenção, por meio da explanação da Ágata Gomes com relação ao futuro discente-pesquisador, foi o seguinte: “Sempre observe o cenário contemporâneo e planeje um tema-pesquisa que possa ser aplicado de maneira didática, científica, educacional e social, pois sua ideia pode modificar e transformar a vida de milhões de pessoas do Brasil e do Mundo”.



Relato por Edi Fortini
 
A bibliotecária Ágata Gomes, de Jacareí (Região Metropolitana do Vale do Paraíba), esteve especialmente na FESPSP na manhã do sábado, dia 29 de abril, para ministrar uma edição do PEC (Programa de Enriquecimento Curricular) voltado a como elaborar projetos de pesquisa para concorrer ao PIBIC (Programa de Iniciação Científica).
Com aproximadamente duas horas de duração, a palestra percorreu todos os tópicos dos editais, com dicas valiosas aos interessados em apresentar propostas e contou com a presença de alunos dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação e também de Sociologia e Política.
O passo a passo de tópicos como problemas e objetos de pesquisa, etapas do projeto, metodologias e cronogramas, foi muito esclarecedor e principalmente desmistificou o terror dos projetos que às vezes nos é mostrado. Por se tratar de um programa de iniciação à pesquisa, o procedimento é razoavelmente simples e é uma oportunidade perfeita para experimentar, e quem sabe, se afeiçoar à área da pesquisa acadêmica e ter a oportunidade de desenvolver estudos que servirão à sociedade.
Uma bibliografia auxiliar também foi apresentada, o que auxiliará desde alunos que ainda nem definiram temas de projeto, até os que já têm seus temas definidos.
Para quem tem interesse em apresentar um projeto, mas não pôde comparecer à palestra, assista a gravação do PEC aqui e prepare-se! As inscrições vão até o dia 29 de maio.
 




 Segue o link para os Editais do PIBIC



Ainda dá tempo, com organização, dedicação e todo conteúdo maravilhoso ministrado pela querida e super competente Ágata Gomes, é como diz o ditado: “Está com a faca e o queijo na mão”.

Então, mãos à obra!






Um comentário:

  1. Parabéns professora-bibliotecária Ágata e participantes interessados! Acho que é uma oportunidade única de entrar no maravilhoso universo das pesquisas científicas. No eu luder ajudar estou à disposição.

    Nicolino Foschini.

    ResponderExcluir