Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da Semana "Especial Netflix de FÉRIAS". Por Ana Beatriz Cristaldo e Renato Reis.



Saaaalve, galera! 

Demorou, mas chegou! As férias tão aí na nossa cara e a gente, como sempre, tá muito feliz por isso. Lembramos do quão duros, sofridos e corridos foram nossos dias com os prazos às nossas portas e aquela pilha de AVAs, integrados e até TCCs pra fazer sem descanso. Agora é a hora que tiramos pra curtir um tempinho, arruaçar geral, entrar em catarses e descansar o máximo possível no nosso tempo livre!

Vocês idealizaram e pediram, nós botamos em prática!! Trouxemos um especialzão, uma super lista do Netflix toda recheada de surpresas pra vocês, então. Aguenta essa pessoal, e põe a pipoca pra estourar, o refri e o chocolate na mesa pra fazer maratona de filmes e transformar todo e qualquer dia das suas férias com muita agitação cinematográfica. Curtindo ou não, só vem aí filme de qualidade, entenderam? O que vale é juntar os amigos ou se enrolar no cobertor porque a sessão vai ser no seu sofá em 3, 2, 1...

BOAS FÉRIAS, seus lindos!

Especial Netflix de FÉRIAS!!!
**confetes, cornetas, vuvuzelas, festa, fogos de artifício e muito amor espalhado!**





 Por Renato Reis.


Biutiful (2010)

Bora falar um pouco da obra do meu diretor favorito? Bora!!

Uxbal (Javier Bardem) é um homem de meia idade que tem dois filhos, Ana (Hanaa Bouchaib) e Mateo (Guillermo Estrella), para criar e, ainda, contato com sua ex-esposa, Marambra (Maricel Álvarez), cujas condições de desequilíbrio psicológico e alcoolismo impedem seu pleno relacionamento apaixonado. Todos os 4 personagens são incríveis e irão tocar seu coração a todo momento (cada cena forte e de arrancar aquele choro, meeeu...!). Num dia a dia sem boas perspectivas financeiras, ele tem de se virar, imergir no mercado negro, onde faz muitos amigos e aliados, para conseguir seu ganha pão e juntar uma pequena poupança, sempre pensando com muito amor à família (ainda mais após uma má notícia).
Biutiful é sublime em todos os aspectos: as cores bem ‘dark’, a trilha sonora que cai como uma luva ao enredo, as técnicas de filmagem que valorizam o protagonista e sua relação com cada personagem nas cenas e a atuação tão tocante de todos. Isso tudo unido, faz lágrimas rolarem a cada cena que passa pessoal. Um drama autêntico, feito com a mão no coração dos envolvidos e que merece respeito no cinema mesmo, dirigido pelo gênio Alejandro G. Iñárritu!

P.S./AVISO/Obs.: e vocês vão se afogar em lágrimas porque é a mais sincera homenagem do diretor ao seu pai, já adianto.


Spirit: O Corcel Indomável (2002)

Spirit (na voz de Matt Damon) é um cavalo raça-pura fortíssimo que inicia uma vida belíssima e natural com a família. Até vê-la sendo domada pelo homem americano, que devasta tudo o que encontra pela frente a troco de terras e de sua exploração por exploração. O filme exibe bem essa questão histórica, inclusive, do avanço dos colonos na “nova América”, terra que consideram promissora e que só lhes tem a retribuir, em pró da nova civilização. O Coronel (na voz de James Cromwell) é, no caso, o vilão da história, o militar arrogante, frio e dominador, que tenta domar o maior número de cavalos possível e explorar a região em que seu forte está instalado. A crueldade é posta de uma forma bem “DreamWorks de ser”, saudável e educativa a quaisquer olhos que estejam assistindo. Sem contar a emoção que a animação, as imagens casadas com a trilha sonora e as expressões dos personagens criados despertam em nós. Que baque, gente!

Desde criança, enxergo Spirit: O Corcel Indomável como um filme que extrapola suas ideias principais para o cinema, no entorno do seu enredo. Ele lida com toda a questão da natureza do animal, de como nasceu para ser livre nessas terras lindas e ricas, de como sua liberdade deve ser preservada. Fazendo um paralelo a isso, dá pra colocar um espelho em toda a história do belo, esperto e forte Spirit e vermos a natureza humana também (por que não?!), afinal somos tão “da terra” como eles, tão mamíferos quanto e a natureza nos serve assim como os serve, desde que saibamos como usufruí-la.


A valorização da família, e tê-la como o nosso ponto de paz, nossa principal, maior e mais antiga árvore de amor, é pontuada com muita maestria também. Fora a questão histórica dos EUA que faz todas essas interconexões que mencionei, relacionando a vida – em sua essência - como é encarada pelo homem branco que coloniza a América e pelo indígena nativo dentro do mesmo espaço geográfico


Comédia: A Proposta (2009)
 
A saudosíssima Margaret Tate (Sandra Bullock), editora de uma grande e influente editora de Nova York, é chamada pelos diretores da empresa para ser informada de que não pode mais manter vínculo empregatício e até conseguir a promoção a editora-chefe que tanto deseja, uma vez que é cidadã canadense também, fator impeditivo a ela. A menos que esteja casada ou se case com algum estadunidense. Andrew Paxton (Ryan Reynolds) é seu assistente na editora (que sempre sonhou em ser editor também), um cara bem eficiente, meio cômico e mega sincero. Num estalo momentâneo, Margaret decide casar-se com ele, alegando que estavam mantendo uma relação secreta há algum tempo.
A partir dessa ideia, a comédia começa com o espanto mútuo entre ambos (e sua óbvia discordância, é claro, no que lhes confere essa ‘surpresa’) e Andrew começa com suas chantagens pra cima de Margaret. Faz com que ela dê algo em troca de muito valor a ele, na condição de se casarem efetivamente, levando-a para conhecer toda sua família e outras coisitas mais.

A Proposta é divertidíssima do começo ao fim. É o tipo de comédia romântica leve, de distração, que te conduz com muito humor sem parar. E os momentos para gargalhar são excepcionais! O roteiro é muito bem trabalhado por Peter Chiarelli (o mesmo de Truque de Mestre: o 2º ato) e a diva Sandra Bullock está impecável e a mais engraçada ever! É hilário ver uma relação “boa” e distante entre os dois protagonistas ir tomando forma bem aos poucos (e isento de machismo, hein, galera!) e como a proximidade vai crescendo em conjunto com o afeto e aquele lance de “ver o que você tem de bom, o seu lado fofo e bonito”, até o clímax do filme chegar.
Indicadíssimo pra todo mundo!

Aí, nas férias, galerinha, não esqueçam que vocês podem aproveitar ao máximo para:

Parar um pouco, respirar, e olhar a paisagem, olhando ao mesmo tempo pra dentro de si mesmo...




Mas sem esquecer o amor que você tem pelos que te cercam e te querem muito bem.



Esnobar com classe o recalque, as imbecilidades e as besteiras do dia a dia...



E sair correndo sem medo de ser feliz pelos mais belos campos que a natureza nos dá!



Também beijar o(a) guri(a) crush com aquela satisfação (mesmo que não seja de fato seu crush), demostrando apreço...





E, claro, se soltar e dançar loucamente! É FÉÉÉÉÉRIAAAAAAAAAS!!!!!!!



 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Por Ana Beatriz Cristaldo.


Eu já quero adiantar que estou de TPM, então a minha indicação de férias tem muito amorzinho e o frio é o clima perfeito pra ver esses filmes com a melhor companhia e aquela que você tem que amar em primeiro lugar: você.
Alguns você pode chamar a família, os amigos e os que você ama, outros é importante ter uma mente aberta por que a reflexão proposta é intensa.
Nessa lista, como o Renato disse, todos estão disponíveis no Netflix e geralmente não são muito conhecidos, mas se você já viu:

Perdoa


500 dias com ela

Essa lindeza está no meu top 10 de filmes favoritos da vida (inclusive rola um projeto de tatuagem) e eu amo ele tanto que chega dói.

Do diretor Mike Webb (O espetacular Homem-Aranha), 500 dias com ela é uma história de um garoto que conhece uma garota, mas não é uma história de amor. Tom (Joseph Gordon-O QUE EU FAÇO COM ESSE HOMÃO-Levitt) é um criador de cartões comemorativos e vive sua vidinha pacata e bem cômoda, até que uma nova funcionária chega e as coisas mudam de cabeça pra baixo. O filme traz uma reflexão muito gostosa sobre a vida e da relação expectativa x realidade que temos das coisas, e de como criamos mundo, cenários e até relacionamentos em nossas mentes que não condizem com a verdade.

Quando vocês assistirem encontre outras pessoas que também o fizeram e levantem a pergunta: teamTom OU teamSummer. Para vocês terem uma noção de quão é especial esse filme pra mim, quando eu trabalhava numa livraria e vivia flertando e amando o meu crush (atual namorado) de longe eu fui comprar esse filme com ele, e perguntei: Summer ou Tom? E ele respondeu a mesma coisa que eu. Isso já faz três anos de puro amor. Fim do flashback.

P.S: trilha sonora absurda.

Nota: 105484105674/10

 


As vantagens de ser invisível

O diretor Stephen Chbosky (Bela e a Fera) é autor e diretor de As vantagens de ser invisível, um dos livros mais marcantes da minha vida e uma das melhores adaptações literárias já realizadas, é uma delícia melancolicamente triste. O jovem, tímido e introspectivo Charlie (Logan Lerman) faz amizade com os irmãos Sam (Emma Watson) e Patrick (EZRA FUCKIN MILLER) e começa a viver novas experiências, o grupo passar por diversas situações e constroem juntos uma história divertida, porém intensa e com um fundo melancólico de que há coisas mais profundas acontecendo, mas que não foram ditas.

Se for assistir se prepare para chorar e sentir um certo incomodo, é fácil se identificar com os personagens e se apaixonar por eles. Além disso tudo, o filme traz uma visão sensível sobre a depressão que nos proporciona uma percepção muito íntima do que é essa doença tão avassaladora e corrosiva e da adolescência, a fase mais difícil que se pode passar.

Trilha sonora excepcional.

Ezra Miller te amo, vamos namora.


 
Nota: 156489431/10



Amor a toda prova

Dos diretores Glen Ficarra e John Requa (Golpe duplo) esse é um filme do qual eu sou bem suspeita para falar pois ele traz um dos meus casais cinematográficos favoritos: Emma Stone e Ryan Gosling, por favor compreendam (NÃO TEM COMO RESISTIR À ELES), mas além desse casalzão temos Julianne Moore e Steve Carell como um casal em crise. Vamos lá, o filme é uma encruzilhada de histórias e recomeços, que trata com um humor ácido e delirante situações as quais, na maioria das vezes, nós pessoas não conseguimos lidar sem sermos dramáticos, pois elas envolvem relacionamentos e uma massa de sentimentos conflitantes.

É bem divertido de assistir com os amigos e família, e tem o Ryan Gosling sem camisa. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEH!!!!!



AAAAH! Tem o Kevin Bacon também!

Nota: 10/10


Agora só para não perder o toque de surpresa que sempre trazemos a vocês eu separei duas séries para indicar, das quais eu não vou falar nada e vocês vão ter que confiar em mim ok?

Tá, só vou falar uma coisinha: elas são pra você pensar, enquadrar as situações na sua vida e melhorar com elas.


Master of None



- 2 temporadas

- 10 episódios por temporada

- Uma média de 20 à 30 minutos por episódio


BoJack Horseman*



- 3 temporadas

- 12 episódios por temporada

- 25 minutos cada episódio

* Não é uma série que eu aconselho para menores de 18 anos, a não ser que seus responsáveis estejam de acordo com isso.

** Eu já falei dela várias vezes e reforço: ASSISTE ESSA JOÇA EM NOME DE CHER!


Espero que vocês fiquem bem, aproveitem suas férias e nos vemos em agosto, onde eu prometo trazer mais novidades e obras maravilhosas.

Paz.

E lembrem-se: “Se você não se ama, como pode amar outra pessoa, posso ouvir um amém aqui?” – Rupaul toloucaeviciadanessacoisa


Todos os leitores da coluna receberam o selo de Seguidores de QUALIDADE do IAQ.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação