quinta-feira, junho 15, 2017

Relato - I Semana Nacional de Arquivos. Por Profª Isabel Ayres.



A Profª Isabel Ayres docente da FaBCI, participou de um evento muito importante de nossa área e gentilmente cedeu à MC um relato sobre sua experiência. Confiram!


I SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS
05 a 09 de junho
Arquivo Nacional - Rio de Janeiro
Mesa sobre Arquivos, Bibliotecas e Museus



A I Semana Nacional de Arquivos dedicou uma mesa redonda para abordar as relações entre Arquivos, Bibliotecas e Museus.

A mesa contou com a participação de Isabel Ayres Maringelli (Pinacoteca de São Paulo e FESP-SP), Sylvana Cotrim Lobo (Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM) e Taiguara Vilela Aldabalde (UFES). O mediador foi o Rodrigo Aldeia Duarte, do Arquivo Nacional.
Buscou-se, nessa ocasião, debater as relações entre essas instituições de memória.  A partir do ponto de vista de profissionais e estudiosos dos assuntos, foi possível refletir sobre como as relações entre o patrimônio e acesso são construídas. 


Se por um lado um museu tem mais clara sua vocação como ciência social aplicada, no sentido de que seu acervo é testemunho da relação do homem com a realidade, os acervos arquivísticos testemunham e comprovam as atividades do homem e suas instituições. Já a biblioteca reafirma seu compromisso como instituição promotora de difusão de conhecimento. Mas todas instituições de patrimônio e memória fazem isso de um jeito ou de outro, e partilham do grande objetivo que é: acesso à informação.


Nesse sentido cabe destacar que essa mesa acontece em momento muito oportuno, pois a FESP-SP está oferecendo um novo curso na área de Museologia, o Curso de Gestão de Acervos Museológicos, de caráter inter, multi e transdisciplinar, cujo escopo abrange as relações entre as instituições e disciplinas irmãs, e também buscam um diálogo direto com as ciências sociais e afins.



Nenhum comentário:

Postar um comentário