Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da Semana. Por Ana Beatriz Cristaldo e Renato Reis.



Aquarius (2016)

Por Renato Reis. 20.06.2017




Sabem daqueles filmes que te marcam pro resto da vida? Que vocês se lembram em qualquer momento de sua vida pessoal, onde há pequenos sinais ou símbolos capazes de recordarem suas cenas...? Pois, é... Aquarius deixou sua marca no meu coração.



Aquarius (2016)

Dirigido por Kleber Mendonça Filho (mesmo diretor do gigantesco e importantíssimo O Som ao Redor (2012)), o filme arrebata questões necessárias para os dias atuais. Faz críticas ácidas e sutis ao mesmo tempo à (con)vivência em família, a questão do capitalismo selvagem, principalmente a supervalorização e a exploração de imobiliárias e empresas de engenharia – a todo custo – sobre o território privado e até a desigualdade social.


Bom, galera, o filme se trata da vida e história de Clara (Sônia Braga lindaaaaaa!), renomada jornalista aposentada e viúva. Mulher super cult que até se perde de forma única e singular no próprio conhecimento e em seus pensamentos. Sua mente viaja pelo passado, fazendo comparações sublimes (mas não banalizadas) à sociedade em que vive atualmente, e mergulha em reflexões profundas do que acontece no presente. Por muitos ao seu redor, ela pode ser vista como uma pessoa ultrapassada, antiquada, mas é MUITO mais contemporânea, “pra frentex”, do que parece! Ela arrasa corações e ainda sai ganhando em sua razão, com sua perspicácia e inteligência sem fronteiras. 

É encantador como se pode perceber o jeito dela pensar em si mesma, sobre sua sexualidade, sua inteligência, como pensa na família, na sociedade ao seu redor e no espaço físico em que vive e convive com outrem. Ela, ao meu mais sincero ver, é a personagem mais encantadora. Meu Odin, Clara, como quero ser você quando crescer!!!


O filme se divide em três partes, seguindo essa personagem, valorizando sua trajetória e usando-a como ponto principal que se conecta às diversas outras questões.


Fica claro desde o começo do filme a sua ligação sentimental, familiar, com o apartamento onde vive, na praia de Boa Viagem, localizada na Zonal Sul de Recife, PE. É como se o ambiente fosse parte dela, uma extensão do seu corpo e de sua alma, o que é muito bem representado no filme. Afinal, sua família (pais, filhos e netos) nasceram e cresceram nela. Sua família é sua raiz mais forte que pode ser encontrada no enredo do longa.


É aí que entra Diego (espetacular papel de Humberto Carrão!) e Geraldo Bonfim (Fernando Teixeira), espécie de diretores da construtora Bonfim, que começa a “diluir” o valor humanitário ao espaço físico do Aquarius, prédio onde Clara sempre viveu e ainda vive, e supervalorizando-o - ou melhor, especulando, né...! - seu valor econômico. Detalhe importante: a única moradora do prédio ainda é a Clara. A partir disso, eles farão de tudo para que Clara deixe suas raízes para trás, tentando fazê-la vender o apê por espontânea vontade. É realmente uma biografia do Brasil, quase um documentário mega astuto e sábio.

  

Tá aí uma questão de lógica: se Clara (Sônia Braga) está tão desesperada procurando seus documentos na prefeitura de Recife, imagina nós aqui de biblio vendo esse show de horror que é essa baguncinha aí de documentos, vulga arquivo!


Todo o elenco está maravilhoso! Todos mereceram demais pisar em Cannes no ano passado (2016)!! Não cito todos porque estão todos realmente excepcionais em seus papéis, em sua atuação. Fora a lembrança que temos dos atores de suas personalidades mesmo, né?! Como esquecer aquele protesto de toda a equipe presente em pleno tapete vermelho/escadaria do festival de Cannes contra o governo golpista que vivenciamos a partir de 2016.

Um filme de crítica feroz e justa ao Brasil. Abre as portas da nossa miséria para que o mundo veja, para que a vergonha seja sentida por todos e que essa se torne uma digna revolta em pró de um futuro melhor a todos que compartilham dessa terrinha mágica e deliciosa. Ademais, um longa feito com muita coragem e com sangue quente de quem participou dele e o produziu. Um filme de fortes que passa força e muita emoção a quem o assiste.


TÁ DISPONÍVEL ONDE!?!? DVD e Acervo FESPSP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação