Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI – Aulas Abertas em Novembro: “A voz da Arte” e “RDA”. Por Prof. Isabel Ayres.



E esse mês de novembro foi bem agitado na FaBCI, tivemos várias atividades e entre elas as especiais aulas abertas organizadas pela Prof. Isabel Ayres, que gentilmente nos cedeu os relatos sobre esses eventos colaborando novamente com a MC, que aproveitamos para agradecer. Vejam:


A VOZ DA ARTE: Inteligência Artificial e Mediação da Informação

 
Fonte: FESPSP Comunica.

No dia 14 de novembro tivemos a oportunidade de realizar um bate-papo com Gisele Lloret, Advertising and Social/Digital Leader na IBM Brazil.

O tema abordado aproximou as questões tecnológicas das questões humanas, pois o projeto é construído com base em tecnologia de AI para aproximar o público que nunca havia visitado um museu de arte, da experiência de olhar e "conversar" com uma obra artística.

Trata-se de campo fértil para profissionais da informação, seja do ponto de vista da organização dos dados que compõem os bancos de resposta do Watson, até a experiência do usuário em sua busca por informação.

O Watson armazena as intenções de pergunta, que eram manifestadas de diversos modos, e as variáveis de resposta, de acordo com o tom de voz, e o vocabulário e repertório da pessoa que perguntou. Participaram do projeto profissionais do Núcleo Educativo e da Curadoria e Pesquisa da Pinacoteca de São Paulo.

 
Fonte: FESPSP Comunica.
 
Fica cada vez mais nítido que o caminho para o mundo digital, e suas consequências, para o bem e para o mal, é um caminho sem volta.

Cabe a nós estarmos à frente das regras que vão ditar a organização e uso dessas informações.

Saiba mais sobre o projeto:


 
RDA: os rumos da catalogação contemporâneas

Aula ministrada pelo Prof. José Fernando Modesto da Silva: Bibliotecário e Mestre pela PUC-Campinas, Doutor em Comunicações pela ECA/USP e Professor do departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP.
 
Fonte: Arquivo pessoal da Prof. Isabel.
 
O Professor Fernando Modesto, convidado especial da disciplina de Representação Descritiva I, sintetizou brilhantemente a catalogação, seus códigos e histórias até chegar ao momento de transição em que vivemos.

Do mundo analógico do AACR2, surge a RDA, com promessas e conceitos adaptados ao mundo digital e que apontam para um futuro onde a catalogação, mais do que nunca, deverá ser pautada por reflexões, pois tecnicismos não sobreviverão.


Fonte: Arquivo pessoal da Prof. Isabel.
 
Além disso, é digno de nota a generosidade e testemunho profissional emocionantes - certamente todos saíram tocados com sua paixão pela biblioteconomia.

Perdeu? Não fique triste - dia 24 às 19h tem mais!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e