Pular para o conteúdo principal

#PorqueEscolhiBiblio



E quem estava com saudades da série: #PorqueEscolhiBiblio? \o/\o/\o/
Para sanar essa lacuna de forma magistral, segue o relato mais que inspirador do querido Gilberto Bazarello Caires, o nosso Giba (6º Semestre/Noturno), sobre sua relação com a Biblio. Confiram:





Por que escolhi Biblio?

Quem escolheu quem? Na verdade, não escolhi. Fui impelido pela situação. Os mais chegados da sala lembram que tomei coragem em fazer a matrícula beirando o mês de abril. Já não suportavam mais aquela fala “ah, ainda não fiz minha matrícula, estou pensando...”

Como fui parar numa biblioteca? Entrei na biblioteca do SENAC porque era o que “tava tenu”. E, claro, para fazer da função um trampolim que me projetasse para a área de comunicação da mesma empresa. Tinha um apego enorme pelo jornalismo. Pela função social da profissão. Coisa de infância, sabe? Mas a biblioteca me pregou peças. Foi quando a vida me botou “do outro lado do balcão” e me perguntou: “e aí, cara pálida, o que você pode fazer para ajudar a comunidade a se informar de maneira legal? ”

E agora, José? Pensei, poxa, isso aqui pode ser incrível. E foi! Lembram da função social do jornalismo? E blábláblá? Então, a biblioteca me ofereceu isso e algo mais: o contato com o outro! E eu já amava livros, literatura, com todo seu poder de desconstruir para construir. Ler traz rupturas! É isso que vale!

“Ei, Gilberto, biblioteca é legal, cara!” Na minha mente a relutância em fazer um curso muito técnico, chato, cheio de pormenores. Coisas que não condiziam com minha personalidade. Uma antiga professora, da graduação de jornalismo me disse o seguinte: “Ei, saiba que trabalhar em biblioteca é algo muito mais digno que algumas vagas de jornalismo que te oferecem por aí”. Pronto! Matrícula feita!

E assim, foi! Sobrevivi a mais uma graduação. E tem sido lindo, a despeito da idade. Reinventei aos 40! As exigências de uma graduação não só técnica, mas também humana e com uma abrangência ímpar de possibilidades de atuação fez descortinar-se um baita horizonte. Finalizo aqui, com um trecho retirado do parágrafo de agradecimento que deixei em meu TCC:

 “[...] e, por fim, agradeço à graduação de biblioteconomia que me fez renascer profissionalmente: adormecia um profissional, mas que acordaria ao encontrar significado e amor no que se faz!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e