Pular para o conteúdo principal

Relato sobre a obra "Expect More" de David Lankes. Por Regina Grein.



A disciplina de Tópicos Avançados em Gestão da Informação e do Conhecimento, ministrada pela Prof.ª Valéria Valls aos alunos do 6º semestre, contou com uma aula para a discussão de uma obra de grande relevância e visibilidade em nossa área, o livro Expect More escrito por David Lankes

Os alunos leram a obra antes e para nos falar um pouco do que rolou, a aluna Regina Grein (6º Semestre/Matutino) nos cedeu gentilmente esse relato. 

E então: “Vamos pensar juntos uma nova Biblioteconomia?”.



Fonte: Site da FEBAB.



As bibliotecas não dependem somente de acervos, as bibliotecas existem para servir a comunidade na qual está inserida, desta forma, o bibliotecário precisa ter ações inovadoras para com a sua comunidade, permitindo assim a geração de novos conhecimentos, corroborando para a transformação desta comunidade.


Muitos bibliotecários acreditam que seus empregos dependem dos acervos e não da comunidade. Muitas bibliotecas estão apenas sobrevivendo ao invés de inovar, estão promovendo a paixão pela leitura ao invés de um empoderamento para os cidadãos (LANKES, 2012, Cap. 1).


É importante frisar que bibliotecas são importantes e devemos acreditar nelas, mas a força das bibliotecas não está somente em seus acervos, os bibliotecários precisam compreender quão importantes são suas ações dentro da comunidade que está inserido, é preciso conhecer cada usuário de sua comunidade e perceber a importância dessa parceria para o desenvolvimento de ações que possibilitem a geração de novos conhecimentos.


Durante todo este livro, venho falando sobre acreditar mais em nossas bibliotecas, mas por um momento acho necessário falar sobre como nossos bibliotecários precisam acreditar mais em si mesmos, ver que cada membro de sua comunidade está esperando o que você pode fazer por ele. É preciso encará-lo como um parceiro, como um membro, e não como usuário, cliente ou outros termos sinônimos (LANKES, 2012, Cap. 5).



A tecnologia é uma ferramenta de extrema importância para os bibliotecários, já que permite o uso da internet como forma de selecionar, organizar, disseminar a informação, colaborando na criação e compartilhamento do conhecimento, através de plataformas digitais. O uso da tecnologia traz reais benefícios não só para o desenvolvimento do trabalho do bibliotecário, mas também para a comunidade que se apropria da informação e dela faz uso.


A nova visão da biblioteca não é um local ou uma coleção de livros, mas uma plataforma para que a comunidade crie e compartilhe conhecimento. Isso é mais do que uma mudança teórica. Traz reais implicações de como as bibliotecas se organizam e como usam a tecnologia (LANKES, 2012, Cap. 6).


O bibliotecário que acredita em seu poder transformador na sociedade, insere-se em sua comunidade, participa com ela e a conhece de perto, dando oportunidade aos seus membros de receber, fazer uso, criar e compartilhar conhecimento.



Você bibliotecário, não deve esperar que todos vão à biblioteca, vá até eles, esteja onde eles estão (LANKES, 2012, Cap.6).



A leitura da obra de Lankes nos traz uma reflexão da importância da profissão que escolhemos e que cada membro de uma comunidade, traz em si mesmo, sede de conhecimento e anseia pela transformação que só é possível a partir do conhecimento. O fazer biblioteconômico está além dos acervos, com as inovações tecnológicas o bibliotecário ganhou tempo para se dedicar a sua comunidade e conhece-la, dando a cada membro a autonomia e a emancipação que só o conhecimento pode nos dar. Os bibliotecários precisam de fato se apropriar-se desta oportunidade que a profissão nos dá, e diligenciarem para a comunidade a que servem.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação