quarta-feira, fevereiro 14, 2018

Aconteceu na FaBCI - Semana de Integração

Entre os dias 05 e 09/02 aconteceu a Semana de Integração, um período especial em que a FESP se prepara para receber seus novos alunos.




O primeiro dia foi reservado para uma breve apresentação das diretoras no anfiteatro, seguida de uma gincana preparada pelo CA do Borba. No matutino, nossa colega Rosangela Batista do 5º semestre, gentilmente nos relatou o seguinte:


Assim como no ano em que entrei, 2016, descobri que uma parte do grupo, que veio no primeiro dia ansioso por começar o novo curso, vinha de outras áreas, ou seja, estavam ali para fazer a sua segunda faculdade!  O Francisco já fez Letras e o Filipe fez História, mas seu amor pelos livros o trouxe para a Biblioteconomia; a Marina e a Luana estão saindo fresquinhas do segundo grau, mas já tinham bem claro que esse era o curso que queriam seguir! Já a Jéssica chegou ao curso através de uma orientação vocacional, realizada na USP, e já se apaixonou pela área. A Meire cursou Ciências Sociais, chegou a prestar vestibular para o curso de Biblioteconomia em outro momento, mas acabou trabalhando na área Editorial. Voltou agora para realizar seu sonho de cursar Biblioteconomia e dar talvez um novo rumo na carreira, pois acredita no potencial do mercado de trabalho desta nova área. A Débora também é das Letras, já tem experiência no mundo biblioteconômico e está retomando o curso que não pôde levar adiante em 2016.
Fiquei muito feliz em ter um dedinho de prosa com os novos colegas que também aproveitaram para me perguntar sobre estágios, professores e disciplinas. Espero que todos tenham uma ótima experiência na FESP, assim como eu estou tendo.
Sejam bem-vindos!”


Foto: FESP Comunica

No noturno, calouros se apresentaram em roda antes da gincana pela biblioteca, e em meio a risadas, descobrimos que para 3 deles a biblio seria a primeira a graduação e que entre os formados haviam uma designer, uma advogada, uma formada na área de saúde e até mesmo uma bailarina! Enquanto os times se revezavam na gincana, os veteranos deram aos novatos algumas dicas de como encarar o ano letivo, de como usar o famigerado AVA, e até mesmo dos melhores locais para se comer nos arredores!

Foto: FESP Comunica

TERÇA-FEIRA

No segundo dia, a professora Maria Rosa Crespo, do curso de Biblioteconomia, e a professora Sonia Nussenzweig Hotimsky, da Sociologia, mostraram aos alunos o desenvolvimento da cidade de São Paulo atrelados ao passado da FESP. Foi incrível poder ver que história das duas são totalmente interligadas, e que, no caso da FaBCI, até mesmo o Ministério da Cultura cooperou diretamente no desenvolvimento!

Após a apresentação e uma pausa para o café, os calouros das duas graduações se dividiram em grupos de 6 e conversaram sobre a realidade de cada um deles em relação à cidade de São Paulo, e então apresentaram suas problematizações e sugeriram soluções.


Foto: FESP Comunica

QUARTA-FEIRA

Foi a primeira vez que os alunos foram direto para a sala de aula! O bate-papo ficou por conta da coordenadora Valéria Valls e contou com a apresentação das diversas áreas da FESP e de seus profissionais.

Foto: FESP Comunica

QUINTA-FEIRA

De acordo com a caloura Cristina Santos, neste dia houve “uma aula com o professor Aldo (Fornazieri), e ele falou sobre ética, por exemplo, se é ético fazer de tudo para conseguir um objetivo. Nós discutimos o assunto e colocamos nossas ideias.”
E ela ainda acrescentou que está adorando a FESP, que tudo estava sendo ótimo, que todos estavam sendo acolhedores e simpáticos. É isso aí Cristina!



SEXTA-FEIRA

O último dia da semana contou com a apresentação do professor José Mario de Oliveira Mendes, que vai lecionar psicologia no 1º semestre.

Após uma dinâmica em roda, os participantes precisaram decorar o nome das pessoas que já tinham se apresentado e então falá-los em ordem e em voz alta. Também foi o dia da festinha com os veteranos, um momento cheio de comida boa e conversas animadas.

Foto: FESP Comunica



Parabéns aos novos ingressantes da FaBCI!

Nós da Monitoria Científica estamos radiantes em tê-los conosco! Esperamos que encontrem em nosso curso a realização profissional e pessoal que buscam, e que se encantem com essa faculdade e área, assim como nós!

Sejam muito bem-vindos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário