Pular para o conteúdo principal

Mestrado Acadêmico ECA-USP: um sonho não mais impossível! Por: Daniela de Oliveira Correia

Os formandos do ano passado Nicolino Foschini e Daniela de Oliveira Correia, já foram aprovados em mestrados! Parabéns aos mestrandos!

Abaixo, a ex-monitora científica Dani, gentilmente relatou à monitoria toda sua saga para obter essa conquista. Deem uma olhada!


Mestrado Acadêmico ECA-USP: um sonho não mais impossível!


Nossa como é diferente escrever para a MC sendo a Daniela Correia e não mais o “alter ego” contido nas entrelinhas de cada matéria, mas apesar de novo, é muito bom continuar nesse espaço que aprendi a gostar tanto.

E não poderia ser em um momento mais feliz, pois tenho a alegria de vir aqui contar um pouco pra vocês sobre a minha experiência ao ter passado no processo seletivo da pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, para cursar o mestrado acadêmico, que se delineou como um sonho durante a minha graduação na FaBCI.

Mestranda Daniela Correia. Arquivo pessoal.
Bom, um pouco antes de falar sobre o processo de seleção propriamente, acho importante dizer que o que me motivou a me inscrever neste processo seletivo ainda cursando a graduação, foram as reuniões da Mentoria Voluntária (participem galera), projeto que tive a alegria de participar e ter como mentora a querida Profª Daniele Brene.

É claro que já tinha o desejo de seguir a carreira acadêmica e muitos dos professores da FaBCI me motivaram a isso, mas como nos encontros da mentoria uma das atividades era exatamente um planejamento do futuro profissional, eu coloquei esse sonho para a minha mentora e ela me orientou a tentar mesmo que como experiência no fim do ano de 2017 (junto com o final da minha graduação). Estive bem relutante no começo, e mesmo tendo que pagar um valor considerável de inscrição, assim que vi a divulgação do edital para ingresso na pós-graduação da USP, vi ali a chance de começar a correr atrás do sonho de estudar na USP, que sempre foi meu e dos meus pais (que não estão mais entre nós).

O período de inscrição foi de 01 à 12 de setembro. Inscrevi-me no último dia, e fiz a primeira etapa de um processo de três no dia 16 de outubro, com uma prova dissertativa com duração de 4 horas (foi bem punk). Nesse dia foi bem legal que apesar do nervosismo e de ter pensado várias vezes em desistir, estava bem cansada com o desenvolvimento do TCC, eu fui e acabei encontrando o Profº Francisco que me deu uma super força e consegui realizar a prova, que teve como tema: “Informação, Poder e Política”, contendo além das impressões pessoais a inclusão de citações da bibliografia dada.

Também entreguei um projeto e vários documentos, é tudo bem trabalhoso, mas valia a experiência, pois minha ideia era de entrar como aluna especial em 2018, estudar inglês (porque o mestrado exige a proficiência em uma língua estrangeira nível intermediário), e então prestar novamente a prova.

Não consigo mensurar o tamanho da minha surpresa quando o resultado da primeira etapa saiu no dia 23/10 e lá estava meu nome e ainda com a entrevista marcada (que consistia na segunda etapa), com um dos professores que eu sonhava em ter como orientador, o Profº José Fernando Modesto da Silva.

Fiz a entrevista no dia 13/11 e confesso que já estava mais do que satisfeita, pois além de passar na primeira fase “de primeira”, ainda consegui discutir sobre meu projeto com dois professores da ECA-USP e um sendo sumidade no assunto tema do meu projeto, que foi tirado do meu TCC, o qual eu ainda estava terminado de escrever e com o mesmo tema: Acervo musical: desafios na organização e representação de partituras.

A entrevista foi bem positiva, mas bem dura, pois em especial o Profº Modesto, que tomou a frente por ser mais engajado no tema, gostou muito do meu projeto, apontou várias melhorias e me disse que adoraria me orientar nesse tema, mas que para tudo tinha um tempo certo e poderia ser que não fosse o meu, muito por conta do meu currículo, já que não tinha nenhum artigo publicado, não tinha participado de muitos eventos grandes da área e poderia ser que outros candidatos que concorriam comigo tivessem um currículo melhor. Fiquei bem pessimista, mas muito feliz, pois pude apresentar minhas ideias, um pouco da minha trajetória de vida e acadêmica e só de ter tido esse contato, estava bem confiante que meus planos para 2018 dariam certo.

Quando vi a lista no dia 19/12, quase cai da cadeira. Estava aprovada e tinha sido escolhida como orientanda do Profº Fernando Modesto, parecia mais que um sonho.
Agora precisava correr com o estudo do inglês, que fazia tempo que não me dedicava, já havia feito 2 cursos mas com ênfase só em conversação e foram bem curtos, então para conseguir um certificado de proficiência nível intermediário com no mínimo 60%, era mais uma batalha enorme para enfrentar.

Passado as festas de final/início de ano, comecei a estudar inglês por conta (pois precisava de um certificado de proficiência nível intermediário com no mínimo 60%), e logo procurar uma escola com um curso voltado para esse tipo de preparação de prova. Encontrei algumas, mas todas muito caras, só consegui fechar aulas no dia 19/01 e foi um “intensivão”, pois as matrículas seriam no início de fevereiro (dias 05, 06 e 07), e se não tivesse esse documento, estaria eliminada do processo.

Depois de 10 horas de aulas e muito estudo entrando madrugada, prestei a prova no último dia 01/02, quase na data limite para conseguir estudar o máximo que pudesse.

Não contive as lágrimas quando recebi o resultado, havia passado e sim, um sonho agora poderia ser realizado. Efetuei minha matrícula no dia 05/02 agora sendo considerada uma ecana.

Agradeço demais em primeiro lugar à Deus, pois de certo nunca teria conseguido nada sem Ele. À todos os meus mestres da FESPSP na pessoa da minha querida Prof. Valéria Valls, por todo conhecimento, apoio e amor incondicional com que lecionam, são os meus exemplos e grandes incentivadores. Ao anjo professor de inglês que consegui aos 45 do segundo tempo por não me deixar desistir e por se dedicar para me ensinar da melhor forma e aos meus familiares e amigos por sempre acreditarem em mim mesmo quando eu mesma não conseguia. Agradeço de forma especial ao Profº Fernando Modesto pela confiança, espero não decepcioná-lo.

Como o Prof. Fernando Modesto me disse na entrevista, há sim uma hora para cada coisa e estou muito feliz por ter conquistado essa como a minha hora no mestrado, e na certeza de que cada um pode correr atrás do seu momento que ele virá.
Quem quiser conversar e saber detalhes, ou mesmo a parte da documentação ou do projeto que entreguei, estou super a disposição, é só me contatar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e