Pular para o conteúdo principal

Olha a coluna nova chegando! Por Paola Marinho



Olá, queridxs! 

Antes de qualquer coisa, agradeço à Marina pela oportunidade de estrear essa coluna nova por aqui, espero contribuir de uma forma bem bacana. ;)

Vamos lá:

Quando comentei com a Marina a respeito da minha proposta para essa coluna, disse que os assuntos que abordarei se referem à Cibercultura, web 2.0 e afins...

“Ué, Lola, mas... se sua temática é high-tech... COMO ASSIM o título do post ser o nome do cara da CDU?!”

Calma, jovem!

Tem tudo a ver (acreditem!).

Que Paul Otlet, em parceria com Henry de La Fontaine, foram os desenvolvedores da Classificação Decimal Universal (CDU) no começo do Século XX, isso a galera da Biblioteconomia já sabe (se ainda não sabem, saberão em breve, carxs calourxs!). Poréééém, a CDU é um detalhe de um projeto IMENSO.

Paul Otlet tinha como intuito reunir o conhecimento global, de forma organizada, e acessível. Ele acreditava que isso permitiria que a Paz Mundial fosse possível, uma vez que a diversidade histórica/cultural/científica se reuniria, sem conflitos, e isso conscientizaria a humanidade de que isso seria possível para a sociedade no geral.




Isso é um resumo do “sonho de Otlet”. No decorrer das postagens, falo mais a respeito. Por hoje, quero introduzir a ideia de internet e o que Paul Otlet tem a ver com isso.

No “Tratado da Documentação”, escrito por Otlet em 1934, ele esquematizou um mecanismo o qual consistia em... hum... Como eu AINDA não tenho fluência no idioma francês para transcrever diretamente do Tratado de Documentação, transcreverei o trecho de um documentário sobre Paul Otlet, no qual falam a respeito, e farei meus comentários nos colchetes:

“Aqui o espaço de trabalho já não está mais entulhado de livros. No lugar disso, uma tela e um telefone no seu alcance. Mais longe, em um edifício imenso, estão todos os livros e informações [a ideia de edifício - espaço físico - era abordada, provavelmente, pela ideia do conteúdo digital ainda nem ser levada em consideração. Se só o fato de uma possível transmissão já era uma inovação surreal para a época, quem dirá o documento “sem corpo”!]. A partir daí, a página para ser lida, a fim de saber a resposta para a pergunta feita por telefone [“Ok, Google”... Soa familiar?!], é feita para aparecer na tela. A tela pode ser dividida ao meio por quatro, ou mesmo por dez, se vários textos e documentos tem que ser consultados simultaneamente [várias abas abertas!]. Haveria um alto-falante, se a imagem tiver que ser complementada por Informação verbal, e esta melhoria pode continuar, até o ponto de automatizar a chamada para os dados na tela. Cinema, fonógrafos, rádio, televisão: estes instrumentos tidos como substitutos para o livro [para Otlet, o conteúdo multimídia seria uma evolução do livro. Atento a respeito de uma coisa: o que “LIVRO” significava para Paul Otlet?! Se ele considerava fonte de informação primária - independente do formato e suporte - faz muito sentido essa afirmação]. As obras mais poderosas para a difusão do pensamento humano. Será como uma biblioteca irradiada e o livro na televisão.”

Assista ao vídeo original aqui.

Esse ponto de vista de que o material multimídia substituiria o que conhecemos como livro, aponta para a ideia de fonte de informação. Eu, Lola, não excluo o material bibliográfico como fonte de informação, PORÉM, eu acredito no seguinte: na contemporaneidade, nós temos muito mais recursos informacionais - que se ampliam mais a cada dia! - os quais não podem ser ignorados. Desde a época que fiz o curso técnico em Biblioteconomia, sempre afirmei que acreditava na leitura como algo muito além da leitura de material bibliográfico. Para mim, leitura é muito mais observação, percepção, interpretação e assimilação do que “apenas” interpretar um texto compreensível à sua capacidade cognitiva. É isso TAMBÉM, mas, creio que fazemos leituras o tempo todo [Olá, semiótica! s2 haha], de formas, pessoas, sons... enfim, DO MUNDO!!! Quem dirá então realizar leitura de material multimídia, de desencadeamento de tendências observadas em redes sociais, e muito mais!

A questão é... como o profissional da Informação pode realizar a integração disso tudo, a fim de atender o usuário da melhor forma possível?!

Bom, Paul Otlet tinha (entre outras coisas) a proposta de organizar e facilitar o acesso... e, realmente, por maior que seja a disponibilidade dos conteúdos atualmente (principalmente na web), eu não vejo facilidade no acesso devido a inúmeros fatores, entre eles a falta de organização, falta de estrutura, excesso de fontes (sem critério para consulta), dificuldade do usuário em relação à carência de familiaridade com os mecanismos de busca para realizar pesquisas, etc.

A estrutura Biblioteconômica funciona, basicamente, de forma a organizar a informação para facilitar o acesso e disponibilizá-la (documentação) e na promoção dos conteúdos/cativar usuários/apresentar novos conteúdos (Serviço de Referência). 

"Nossa, Lola, mas é impossível organizar todo o conteúdo da web!!!"

Oxi, jovem, e eu falei isso?! 

Nem em uma biblioteca como a Library of Congress você encontra todos os materias bibliográficos do mundo catalogados e disponíveis... quem dirá dar conta de organizar a bagunça da web!

PORÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉM, em uma escala muito menor, é possível selecionar, classificar, organizar, significar e disseminar materiais de qualidade sobre determinado assunto (lembra a Curadoria de Conteúdos, tema do meu TCC?! Claro! Haha É uma alternativa para possibilitar isso!).

A escala é muito menor?! Sim! Mas, se cada um fizer um pedacinho, podemos conseguir muito. 

Colaboratividade, minha gente! Será o tema do próximo post, e o início da integração da Cibercultura nessa coluna (que é algo muito além até! Preparem-se!).


Beijos, até lá!
Lola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação