Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI - Semana de Biblio 2018

A Semana de Biblioteconomia 2018 da FESPSP foi um sucesso! 

E se você não conseguiu em todas as palestras, fica tranquilo! A monitoria fez uma cobertura completa para vocês!

Agradecemos imensamente as contribuições de Sofia, Carol, Camilla, Marina, Fran, e Gabriel. Sem vocês essa matéria incrível não poderia ter sido realizada!

E parabéns ao CA do Borba, e muitíssimo obrigada por todo o trabalho! A palestras e assuntos cobertos foram incríveis!

Segunda-feira
Entre pórtico os, livros e pesquisa científica: experiências afetivo-bibliográficas na ALMA MATER STUDIORUM – UNIVERSITÀ DI BOLOGNA (Itália) – Prof. André Vieira de Freitas Araújo (UFRJ)

Fonte: FESPSP Comunica


A semana de biblioteconomia de 2018 abriu com a interessante palestra da Prof André Vieira, que através de slides com imagens lindíssimas da Itália, conseguiu transmitir o amor que ele tem pelo estudo da bibliografia e como uma experiência no exterior pode ser enriquecedora.

O professor pesquisador nos contou como construiu sua carreira acadêmica estudando bibliotecas monásticas desde a graduação, passando pela biblioteca do Mosteiro de São Bento e culminando no estudo aprofundado da bibliografia e a teoria de Gesner em Bologna. O Prof André conseguiu mostrar que é possível unir biblioteconomia e História social de maneira interessante e natural.

A palestra nos deu a oportunidade de conhecer outra faceta da biblioteconomia através do estudo aprofundado da bibliografia como disciplina, nos sendo apresentado o método de Conrad Gesner, um naturalista do renascimento que contribuiu com métodos de indexação. Pudemos também conhecer o Seminário Internacional “A Arte da Bibliografia”, que acontece todo ano em uma diferente cidade do país e reúne pesquisadores da área.

Os relatos sobre o processo de estudo no exterior também foram de grande ajuda para alunos que têm interesse de seguir carreira acadêmica, desde os pormenores burocráticos até as dificuldades de convivência sociais que podem ocorrer. Sempre de maneira positiva, pudermos perceber que a experiência que ele teve na Bologna foi de enorme importância não apenas acadêmica como de crescimento pessoal.

O caráter afetivo, como dito no título de sua palestra, foi o mais valioso da palestra, é contagiante conhecer um professor que consegue transmitir a vontade de pesquisar e estudar para os alunos, mostrar como a biblioteconomia é uma área ampla que pode transformar qualquer interesse natural do aluno em objeto de pesquisa. (Por Carol Dias)

EVENTO CRB – Theatro São Pedro

Foto: Retirada da página do Facebook da Carol Souza


Emocionante ver a união de tantas ilustres mentes em um mesmo encontro em homenagem ao dia do bibliotecário.

Com uma apresentação que englobou diversas formas de exposição da Informação, foram abordados tanto temas relacionados à realidade biblioteconômica de nosso Conselho Regional e Federal, quanto possíveis soluções aos desafios enfrentados com o avanço tecnológico e como o mesmo pode ser um aliado ao conhecimento e “filtro informacional” que o bibliotecário possui.

Com direito à um show de Paulo Freire na viola a encantar a todos na plateia do teatro, também tivemos um sorteio de livros e um coquetel ao final da noite, e posso dizer que a riqueza cultural deste encontro aguçou ainda mais as expectativas de uma aluna de primeiro semestre do Curso de Biblioteconomia e Ciência de Informação, tanto pela troca de conhecimentos quanto pelo ímpeto de mudança e inovação que cada indivíduo pode trazer e somar à área.

Finalizo meu relato com um vídeo cheio de poesia e encantamento (de minha parte) de Paulo Freire homenageando Inezita Barroso... (Por Sofia Biella)

Veja aqui o vídeo que a Sofia fez.




Terça-feira
Ação cultural em bibliotecas: um olhar sobre a prática – Dolores Biruel


Fonte: FESPSP Comunica


Primeiramente, gostaria de dizer que participar da organização dessa Semana dedicada à pensar a nossa área de atuação foi um desafio muito gostoso, estar em contato com nomes de pessoas tão bem conceituadas e grandiosas me inspirou muito e poder acompanhar todas as fases do evento, vê-lo nascer de uma ideia do C.A e ser construído junto com a Coordenação e o corpo Docente da FESPSP e vê-lo acontecer com os alunos presentes, interessados e recebendo também nosso público de fora da faculdade, ressaltando aqui a grande participação dos alunos da ETEC Parque da Juventude, foi muito gratificante. Além disso, toda essa troca de conhecimento fornecida em todos os encontros e por todos os profissionais agregou um valor imenso à nossa formação.

 Especificamente sobre a terça-feira 13/03 de manhã, Dolores Biruel, formada pela FESPSP e atuante durante tanto tempo na área cultural, apresentou-nos um panorama de projetos por ela realizados, em diferentes equipamentos da cidade de São Paulo bastante conhecidos, as Fábricas de Cultura e o Centro Cultural da Juventude.

Localizado na Vila Nova Cachoerinha, o CCJ é um equipamento diferente, que além de espaços diversos para a programação cultural como os Teatros, Laboratórios de pesquisa e áreas de convivência, compartilha seu espaço com a Biblioteca Pública Jaime Cortez, local onde a palestrante atuou durante alguns anos, realizando e criando projetos que existem até hoje, criando, assim um legado no local. Um exemplo bastante interessante que foi citado na palestra foi o projeto CCJ Visita, que leva frequentadores do Centro Cultural a lugares da cidade de São Paulo e interior, como Paranapiacaba, Templo Zu Lai, Pinacoteca entre outros.

            
A fala da Dolores me encantou muito, por já ter uma relação afetiva com o CCJ, lá foi onde dei o pontapé inicial em direção à biblioteconomia, pois foi nesse lugar que tive minha primeira experiência com biblioteca, dessa forma, consegui enxergar muitas ações que partiram dela e reverberaram, projetos que deram bons frutos e que tive o privilégio de acompanhar quando estava lá, mesmo anos depois de sua saída.


Biblioteca Prisional: promovendo cidadania, oportunizando a inclusão e atuando como laboratório na remição de pena – Catia Lindemann (FEBAB)

Fonte: FESPSP Comunica


Sem dúvida, uma das palestras que mais se conectou emocionalmente com o público.
Iniciando sua fala com o vídeo “No one stays behind, a palestrante mostrou como os objetivos da agenda 2030 se relacionam de maneira direta com a biblioteca no cárcere, e como sua existência é estabelecida por lei, e não assistêncialismo.

Revelando que ela entrou para a biblioteconomia a partir do sonho de montar uma biblioteca prisional, Catia mostrou em sua apresentação que a Monitoria Científica da FaBCI foi o primeiro espaço que lhe permitiu contar um pouco do seu trabalho e que lhe deu um empurrão para ter melhor visibilidade. Veja a matéria de 2013 em: http://monitoriafabci.blogspot.com.br/2013/05/bibliotecas-em-presidios-vencendo-o.html.

Entre suas inspirações está o livro Memórias de Um Sobrevivente de Luiz Alberto Mendes, um ex-detento que escreveu suas memórias da prisão, e como a literatura fez total diferença em sua vida.

Dentre lindos e emocionantes relatos das mudanças e conversas com os presos na biblioteca, destacaram-se a forma como o sentimento de pertencimento para com o espaço fez total diferença para que o projeto funcionasse, e o papel fundamental que a técnica biblioteconômica deve ser dominada para que o trabalho social seja feito.

Como resultado dos trabalhos da palestrante, ressaltamos o livro de autoria dos presos, que foi vencedor de um edital de literatura prisional, nomeado “Vozes de um tempo”, e a criação da primeira Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBBP).

Para saber mais sobre os projetos da Biblioteconomia Social, conforme nomeado pela Catia, visite o seu blog: https://biblioteconomiasocial.blogspot.com.br/. (Por Marina Chagas)


Quarta-feira
Programa Especial – Gabriel Justino e Rebecca

Fonte: Fonte: FESPSP Comunica


Para a Programação especial, pedimos ao Gabriel, que fez uma das palestras, dar um relato para nós.

O ano de 2018 chegou e com eles algumas mudanças com relação ao ano anterior, eu formado e não mais organizando a semana de biblioteconomia, como havia feito em 2017. Esse ano trouxe uma nova perspectiva, coincidência, pois foi o tema de 2017 na semana de biblio, a convite da Professora Maria Rosa, acabei palestrando, após a Rebecca, acerca do meu TCC. Fiquei um pouco nervoso é claro, mas nada em comparação ao dia da apresentação para a banca. 

Consegui transcorrer sobre a construção da imagem do bibliotecário sem problemas, explanando o tema perpassando pelo alicerce da semiótica Peirciana, trazendo os signos, objetos e interpretantes e como os signos ajudam a formular a imagem do profissional na mente dos leitores da saga Beautiful Creatures e série televisiva Castelo Rá-Tim-Bum (que foram as sagas utilizadas no meu TCC). 

Falar sobre a imagem do bibliotecário, me inquieta, sei que é uma imagem por vezes, deturpada, com a apresentação de estereótipos ou um esboço do perfil, que nos leva a uma senhora carrancuda de coque, que usa óculos e adora fazer shh, mas que precisa ser mudada, algo que como recém-formado, almejo conseguir, mostrando que um bibliotecário é muito além de um guardião, que ele é um profissional primordial para ajudar a sociedade nos tempos atuais, no qual a informação está em tudo quanto é lugar e num volume imenso, e ele pode ajudar a tratar essa informação e filtrá-la de modo, que esteja organizada e apta para que esteja ao alcance de todos, em outras palavras, o bibliotecário é e continua sendo o profissional do futuro que tanto a sociedade almeja e ainda não sabe que necessita dele. (Por Gabriel Justino)

Biblioterapia  - Inteligência emocional por meio da leitura - Priscila Andrade

Fonte: FESPSP Comunica


Na noite do dia 14/03/2018, tivemos a presença da palestrante Priscila Andrade que nos brindou com uma palestra ilustrativa e encantadora sobre Biblioterapia.

Ela compartilhou sua experiência com esta área de atuação que pode ser seguida por bibliotecários, contando como foram algumas sessões de Biblioterapia com os mais diversos públicos: moradores de ruas, crianças e adolescentes, entre outros.

Além disso, Priscila mostrou alguns livros que são utilizados em suas sessões e estes, em sua maioria, são livros infanto-juvenis, com histórias ilustradas e com poucas palavras, mas com grandes significados que podem ser usados para ajudar pessoas que estejam passando por qualquer tipo de dificuldade emocional.

Ao final da palestra, nós fomos convidados a participar de uma roda de Biblioterapia: Priscila nos contou uma história e nos levou a refletir sobre a vida, refletindo a magia que a biblioterapia pode nos proporcionar ao nos fazer encontrar os sentimentos e pensar em uma forma de contornar nossas dificuldades.

Ao final, ocorreu a rodada de perguntas para a convidada. (Por Camilla Hatzlhoffer)


Quinta-feira

Aplicação da portaria 1.224 para organização de arquivo acadêmico em instituições de ensino superior e escolares – Ivani Delamare

Fonte: FESPSP Comunica


Ao falar sobre a portaria, a palestrante explicou:  "A portaria é complexa porque tudo que trata da gestão documental tem uma complexidade. Então, quando eu entendo a essência, facilmente me livro do que não é essencial, o que facilita a compreensão”. Ressaltando as fases dos processos e atividades que envolvem um arquivo, ela completou: “Para cada fase da portaria, para todos os pontos, haverá a necessidade de um planejamento. Estou trazendo essas informações para que vocês saibam o que vai acontecer e possam se preparar para atuar neste mercado, que é muito grande e precisará de pessoas prontas para ele”.

Tais comentários nos ajudaram a ver as demais atuações dos bibliotecários fora de um ambiente de biblioteca, e principalmente, o quanto as portarias influenciam em todo um procedimento de trabalho. (Por Marina Chagas)


Agenda 2030: as bibliotecas como parceiras estratégicas para o cumprimento dos ODS – Adriana Cybele Ferrari (FEBAB)


Fonte: FESPSP Comunica

No quarto dia de palestras da Semana de Biblioteconomia 2018, a convidada foi Adriana Ferrari, presidente da Febab, que veio conduzir uma conversa sobre a Agenda 2030 e como as bibliotecas podem ajudar na concretização de todos os objetivos acertados pela ONU, cuja previsão de cumprimento é 2030.

Adriana iniciou a palestra contextualizando a Agenda 2030, explicando como foi o processo até a definição dos objetivos e sua divulgação para todos os países. Com isso, tivemos uma base para entender como as bibliotecas foram incluídas neste contexto.
Em seguida, cada objetivo foi exemplificado com a exposição de projetos já realizados por algumas bibliotecas espalhadas pelos estados brasileiros, ilustrando a importância delas e como as mesmas podem ser usadas para a melhoria e o cumprimento das metas da Agenda 2030.

A palestra foi encerrada com uma rodada de perguntas para a palestrante (Por Camilla Hatzlhoffer)


Sexta-feira
Cultura de inovação, abordagem do design thinking: a experiência da biblioteca Telles do INSPER – Vanessa Melo de Carvalho e Ricardo Rodrigues Ramos

Fonte: FESPSP Comunica


A experiência da Biblioteca Telles do Insper  em aplicar o design  thinking,  que a meu ver era mais um conceito com grandes custos e nada funcional,  me fez repensar que é possível modificar  o ambiente de trabalho com pequenas iniciativas e a colaboração em conjunto tantos dos funcionários como dos usuários. (Por Francislaine Soriani)

O bibliotecário do século XXI: como ser e estar contemporâneo – Laura Pimentel

Fonte: Página do Facebook da Laura Pimentel


A professora Laura Pimentel – que dá aula na pós-graduação da FESPSP - deixou claro o seguinte: “Ser contemporâneo é ser inovador, e ser contemporâneo, nem sempre está associado com tecnologia”.

A sua inovação vem sobre falar de User Experience, um processo no qual a experiência do usuário é analisada, criada, e validada. Para tal, é necessário ter um problema e tentar chegar a uma solução ideal, que dependerá do tipo de público, e quais as ideias e caminhos percorridos pelo profissional até que o resultado satisfatório seja obtido.

Para saber mais sobre o assunto, a palestrante indicou as obras: “Design Thinking para bibliotecas” – da IDEO, e “O design do dia-a-dia” do Donald Norman. (Por Marina Chagas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação