Pular para o conteúdo principal

Coluna: Filme da Semana. Por Renato Reis



Saaalve, galera! Como estão?

Lá em 2017 e de volta outra vez, não iria abandonar essa coluna assim tão fácil. Então excluindo de vez a preguiça de domingo, batendo o glitter que sobra do Carnaval da roupa e da pele e a procrastinação nossa de cada dia, estou de volta com a Coluna Filme da Semana! :)

Esse ano o cinema PROMETE! Principalmente com relação a filmes que estão diretamente ligados a games da nossa geração (estou colocando todos os millenials no mesmo barco, ok?). Hollywood vai lançar Rampage (com o aclamado The Rock), Ready Player One (ok, é de um livro, mas tem muuuuitas referências de games, galera) e Tomb Raider recém-lançado nos cinemas; e eu, como nerd autêntico, já estou dando pulos de alegria! Gostos à parte, é bem provável que eu traga colunas sobre esses filmes aqui, farô?!
Então vamos nessa!

Nas minhas - amadas - férias da FaBCI, curti pouco, bem pouco - but gold - de cinema. Nesse pouco, fui ao cinema que tanto amo do CCSP, numa programação otaku de filmes. Consegui ver apenas o Nausicaä do Vale dos Ventos, um dos filmes de Hayao Miyazaki, que me impressionou bastante e que falo um pouco sobre ele para vocês. Espero que gostem.

Ótimo semestre a vocês todxs, lindxs!



Nausicaä do Vale dos Vento (1984)
Por Renato Reis

Para quem conhece os filmes de Hayao Miyazaki, do Studio Ghibli, não ficará muito surpreso com o poder de encantamento que esse tipo de produção é capaz de proporcionar. Em primeiro lugar, a fantasia, o universo do filme me impressionou demais! Existe toda uma atmosfera que traz mitos, criaturas e formações sociológicas que envolvem o espectador em toda sua magia.
O Vale dos Ventos é uma região, uma guilda agrícola de um mundo extenso (não consegui pegar as nomenclaturas, mas está tudo muito intrínseco ou subentendido no filme), dividido em diversas comunidades. É um vale onde o vento forte nunca cessa, o que traduz equilíbrio e harmonia àquele povo. Portanto, faz com que a terra seja sempre fértil e a vida seja mais capaz de se auto sustentar, bem como em outras regiões e suas respectivas condições.
 Nausicaä do Vale do Vento (1984), de Hayao Miyazaki


Pois bem, num mundo feliz e equilibrado da princesa Nausicaä (com a voz de Sumi Shimamoto), tudo é muito feliz e sua família é incrível, de uma nobreza bastante minimalista, até ela, com seu espírito tão livre, descobrir alterações no comportamento dos insetos gigantes do mundo todo. Sim! Existem insetos numa espécie de submundo que o equilibram, mantendo a harmonia na terra também. E Nausicaä já inicia o filme tentando compelir o avanço de um dos insetos gigantes (como esse da capa do filme), usando suas melhores armas: uma aeronave pessoal e a paz!

Nausicaä voando em seu aeroplano portátil, movido apenas a energia renovável e pelos ventos

Nausicaä tem uma inteligência ímpar e é realmente uma personagem muito livre e que transcende todas as ideias de entendimento do mundo e suas limitações. Ela ainda conta com o rei Jihl (com a voz de Mahito Tsujimura), experiente em zelar pelo Vale do Vento e muito bom em artes marciais e lutas com espadas, Asbel (Yôji Matsuda), um garoto mega aventureiro, meio atrapalhado e que acompanha Nausicaä em suas jornadas mais arriscadas, e o caricato mestre Mito (Ichirô Nagai). Todos eles e mais outros marcam sua importância na trama e deixam evidentes suas mais ricas e fortes  personalidades.
Fora as questões de política e mínima militaria que recheiam a história com bastante ação e entusiasmo, construindo uma trama muito inteligente e toda atmosférica com relação à magia e às lendas que estão sempre presentes nas histórias de Miyazaki. É de encher os olhos...
Nausicaä do Vale do Vento é brilhantemente emocionante de uma forma natural e tem uma fantasia que envolve quem o assiste, que fala - ou grita - pela arte de fazer cinema. É impossível desgrudar um minuto da tela, pois o filme realmente suga o espectador para dentro daquele mundo, daquele universo maravilhoso. Nós passamos a fazer parte da história e torcer pela princesa e por todos que visam o bem comum daquela comunidade. E por isso recomendo fortemente a todos, independente de gênero e/ou idade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e