Pular para o conteúdo principal

Melhores Trabalhos Temáticos de 2017


Os trabalhos temáticos do 2º semestre de 2017, foram baseados na obra: "Suburbano Coração" de Nahum Alves de Souza. Pela avaliação dos professores da FaBCI, alguns trabalhos mereceram destaque, e além de serem exibidos os títulos e além de poderem ser lidos no site da FESP (role até embaixo da página e abra a guia "Trabalhos Temáticos", os autores escreveram um pouquinho sobre como foi o processo de escrita.

Fonte: Google Imagens


Confira os relatos a seguir.



Fernanda Nascimento



O meu tema do trabalho temático foi "A relação de amizade e rivalidade entre as personagens femininas de Suburbano Coração sob a perspectiva do feminismo e da sororidade". Tive a ideia durante a leitura, pois essas questões permeiam toda a obra. E, como é um assunto que muito me interessa e que eu nunca tinha estudado a fundo, resolvi trazer para o trabalho temático, unindo o útil ao agradável. Além disso, o feminismo e a sororidade são temas muito importantes e que devem ser discutidos sempre, tanto na literatura quanto na vida. Então foi bem interessante e divertido todo o processo de elaboração do trabalho.




Fernanda Nascimento - Arquivo pessoal

Ivoneide Teixeira
Meu Trabalho Temático é fruto de uma feliz coincidência.
Comecei o curso de Biblioteconomia, aqui na FESPSP, em 1999. Devido a uma gestação de risco, parei o curso no primeiro semestre de 2001. Em 2015, quando retornei, deparei-me com essa novidade curricular chamada de Trabalho Temático.

Ivoneide Teixeira - Arquivo pessoal

No primeiro semestre de 2015, fiz um Trabalho Temático com base na obra “O Alienista”, de Machado de Assis. Gostei desse desafio. Porém, não consegui fazer o Trabalho Temático do segundo semestre, pois adoeci e vi-me obrigada a trancar o curso novamente.
No segundo semestre de 2016, devido a conflitos de horários, também não foi possível fazer o meu segundo Trabalho Temático. Somente no segundo semestre de 2017 é que o consegui.
A feliz coincidência aconteceu pelo fato de, no segundo semestre de 2017, eu estar fazendo a disciplina de Produção Textual, com o Prof. Ivan Russeff, e a disciplina de Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado, com a Profª Maria das Mercês Apóstolo.
Na disciplina de Mediação da Informação, da Leitura e do Aprendizado, a Profª Maria das Mercês Apóstolo apresentou o psicólogo Lev Vygotsky e seu estudo em torno da mediação. Enquanto isso, o Trabalho Temático devia ser desenvolvido tendo como base a peça “Suburbano Coração”, de Naum Alves de Souza, obra repleta de mediações. Daí, me veio a ideia de colocar lado a lado a mediação de Lev Vygotsky e a mediação de Rogério Rogers, personagem da peça “Suburbano Coração”, que é locutor de rádio e faz a mediação de encontro de casais.
No decorrer do Trabalho Temático, percebemos que a mediação de Rogério Rogers apresenta aspectos apontados por Lev Vygotsky e que os processos pelos quais a personagem Lovemar passou até chegar à mediação bem-sucedida de Rogério Rogers também estão presentes nos estudos de Lev Vygotsky.
Eu me surpreendi com o resultado. Os professores que avaliaram meu Trabalho Temático acharam a ideia interessante e espero que os colegas acadêmicos leiam esse trabalho e gostem também.



Luiz Augusto e Samanta Patrícia



Trabalho Temático realizado no 2° semestre de 2018, com base no livro “Suburbano Coração” de Naum Alves de Souza, foi uma verdadeira “prova” para nós. Contamos totalmente com o apoio dos professores, que nos nortearam nessa jornada.

No começo, posteriormente a leitura do livro, não tínhamos ideia de qual tema abordar, e após algumas aulas disponibilizadas para discussão do T. T.,  conseguimos encontrar um possível tema: apresentar o histórico e conceito do gênero Comédia de Costumes e como ele se aplicaria na obra estudada, e a partir do texto de Naum, tentar recriar como a sociedade carioca era na década de 80, neste momento descobrimos nosso interesse em comum e formamos a dupla.

Começamos a pesquisar, e logo surgiu mais uma dificuldade, não encontrávamos nenhum referencial teórico. Recorremos aos professores, que nos auxiliaram com alguns materiais, mas ainda assim estava muito difícil de elaborar o trabalho com argumentos concretos.

Com a data de entrega se aproximando, decidimos novamente pedir auxílio aos professores, em que o Ivan Russeff, nos propôs realizar um trabalho comparativo com a obra “Quem casa, quer casa” de Martins Pena, que era um tema inédito e seria interessante explorarmos o assunto.

Assim, após tantas dificuldades, conseguimos finalizar nosso trabalho. E só conseguimos essa conquista com o apoio de nossos docentes, além de muito esforço e dedicação.


Parabéns aos autores! Que sua vida acadêmica continue a trazer enormes sucessos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação