quarta-feira, março 21, 2018

Relato - Workshop Governança de dados - Google Analytics - por Leonela Souza de Oliveira

A Leonela participou de um Workshop da Google Analytics sobre Governança de Dados e contou tudo pra gente!


Fonte: Google Imagens


No último dia 14 de março de 2018 participei do 1º workshop: Governança de dados: um fator crítico de sucesso na gestão da informação e inteligência de negócio, conduzida pela Renate Land atual diretoria executiva e sócio fundadora da empresa Egrégora Inteligência, além de bibliotecária.  

A palestrante Renate Land explanou sobre pontos cruciais da governança de dados, apresentando os conceitos de gestão da informação (processamento) e inteligência de negócio (Business Inteligence) coleta, organização, análise e monitoramento das informações que se desemboca na governança de dados, campo fértil de atuação, sobretudo para os bibliotecários.

A sociedade moderna consome informação o tempo inteiro por meio das tecnologias. Nas empresas esta prática não é diferente.  A governança de dados é de extrema importância, especialmente quando alinhada à gestão da informação e a inteligência de negócio, no desenvolvimento e migração de sistemas de informação. Ao fazer o processo de captação dos dados gravadas de um banco de dados, se faz necessária a modelagem dos dados, bem como a operação e a segurança dos dados, e fontes de dados de referência. No entanto, o mercado ainda patina no quesito “governança de dados”.

Olha aí a brecha em que o bibliotecário pode atuar. A partir da implantação de um sistema de informação em uma empresa, novos procedimentos serão criados, e serão necessários profissionais para fazer a gestão do conteúdo (estrutura e acesso dos dados), padrão de metadados (formato, tipo definição dos dados) e analisar a qualidade dos dados (monitoramento, avaliação dos dados de origem).

Bom galera, este foi um apanhado do que rolou no workshop. Ficou interessado em saber mais? Então anota na agenda:  ocorrerá em 5 de abril de 2018, o 2º workshop sobre Governança dos dados. Mais informações podem ser consultadas no site https://egregorainteligencia.com.br/.

Relato produzido pela recém-formada em biblioteconomia e ciência de informação Leonela Souza de Oliveira.

2 comentários:

  1. Puxa, a matéria ficou ótima. E fico feliz em abrir perspectivas de carreira para nossa área que não para de reinventar. Contem comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo incentivo, estou sempre garimpo novas abordagens e áreas de atuação neste campo tão vasto que é biblioteconomia.

      Excluir