Pular para o conteúdo principal

Visita às bibliotecas do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo.

A turma do primeiro semestre foi com a Profª Maria Rosa Crespo visitar as bibliotecas do Colégio Marista Arquidiocesano
Olha só o relato incrível que a Sofia Biella Caetano escreveu para nós!!


Estante do Colégio. Arquivo pessoal.



O Colégio situa-se ao lado de uma das saídas do metrô Santa Cruz, na região da Vila Mariana,e com a grande estrutura que apresenta já em sua fachada permite a leitura do peso que a tradição exerce sobre a filosofia da Instituição.

Dentro do Arqui foi estruturado um Memorial, desde 2015, quando o Colégio completou 80 anos de existência e ensino no atual endereço, com a intenção de manter presente e homenagear a história do Colégio desde de sua fundação.

Além disso, existem três bibliotecas, divididas por faixas etárias e estruturadas de acordo com as mesmas. Uma infantil, na qual os livros são separados em caixotes de acordo com seuassunto, que sendo usada a partir de dois anos de idade, tem o intuito de ser um espaçolúdico e de entretenimentode sensibilização para a leitura, com atividades como por exemplo, de histórias sensoriais entre outras. O que achei fantástico e fundamental para o contato da criança com a leitura e para seu próprio desenvolvimento, podendo ser acessada até o Fundamental I.

Existe também a  biblioteca juvenil, a qual com as palavras do próprio Ricardo (bibliotecário da Instituição), é um espaço de “desmame”, no qual os alunos até o 4°ano podem frequentar e entender na prática essa ponte entre os antigos caixotes e as então prateleiras com códigos e sistematizações.

E por fim, existe a biblioteca central, que comporta a maior parte de acervo da Instituição, mas que,inovadoramente, não comporta apenas livros, mas também exposições, uma videoteca e obras de diversas culturas, idades históricas e religiões para auxiliar no maior contato possível do aluno com a diversidade sociocultural deste mundo plural e pós moderno em que estamos inseridos.
Achei linda a filosofia e postura do bibliotecárioRicardo, pois mesmo com as mais variadas adversidades enfrentadas, se mostrou um profissional de extrema competência, sendo a própria interdisciplinaridade em pessoa, que é uma qualidade que, na minha opinião é de suma importância não apenas na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, mas também em todas as carreiras.

O constante estudo e, consequentemente as possibilidades de aprendizado, tornam um profissional apto não apenas para relacionar -se com sua área, mas com as mais diversas com que tem contato, o que trazendo para o caso do bibliotecário, quebra com os estereótipos e, inclusive, pré-conceitos, e auxilia na visão da biblioteca como espaço de acolhimento do aluno, no qual,mantendo um diálogo constante com os professores, tem como fundamental a importância da satisfação informacional do usuário, seja em seu suporte físico ou virtual, incluindo sua forte função pedagógica também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação