Pular para o conteúdo principal

Se Liga FaBCI - Programa de Tutoria Voluntária + Novas Diretrizes

Atenção alunos! As diretrizes de curso foram atualizadas (tem a lista completa e como acessá-las na última parte deste post), e entre elas houve uma revisão no Programa de Tutoria Voluntária!

Ele é um programa perfeito para quem quer ajuda com organização, aprendizagem e receber aquela mãozinha com os estudos!


Fonte: 123RF

O Programa de Tutoria Voluntária (PTV), estimulado pela Instituição, é exercido voluntariamente por alunos e alunas veteranos e por egressos dos cursos de graduação da FESPSP, e se funda no princípio da ação voluntária e não remunerada dos tutores para com alunos e alunas que se disponham também, voluntariamente, a serem tutorados.

O documento já está disponível na área do aluno (NetStudent) e também pode ser acessado aqui.

E para nos contar como funciona o PTV, nada melhor do que três das tutoradas do ano passado: Bruna Theodoro, Leonela de Oliveira e Sthéfani Paiva!


Bruna Theodoro


Em maio de 2017, a professora Valéria Valls me apresentou como tutora a ex-aluna Ludmylla para me acompanhar no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A partir, desse momento, fui tutoreada para a realização do TCC.

Para mim foi uma experiência marcante ser tutoreada, recebi da Ludmylla todo carinho e atenção que precisava naquele momento. O último ano de curso foi difícil para conciliar várias atividades ao mesmo tempo e dentre as quais, o TCC. A Ludmylla estava toda hora disponível para me atender e me auxiliar no que precisava. Eu, particularmente me senti acolhida, é uma excelente profissional super dedicada e atenciosa. Até hoje, mantemos em contato, e continua uma linda amizade que se iniciou pela tutoria.
Estou imensamente feliz por ter concluído Biblio, até hoje me emociono só de lembrar o caminho que percorri para me formar.

Gostaria de agradecer as professoras Valéria Valls, Maria Rosa Crespo, Adriana Maria de Sousa e a tutora Ludmylla que me ajudaram chegar até aqui.


Parabenizo a Professora Valls e todo corpo docente pelo apoio à Tutoria, o programa ajuda de maneira significante no aprendizado do aluno, não só me beneficiei da tutoria para o TCC, mas também em outras disciplinas, tive ajuda dos alunos-monitores que se prontificavam em tirar minhas dúvidas de disciplinas que não conseguia compreendê-las em aula normal. 


Leonela Souza de Oliveira


Arquivo pessoal. Instagran, 2017.

A minha experiência com tutoria foi simplesmente incrível. Em meados de abril de 2017 estava no meio do 5º semestre, na correia louca para entrega da prévia do TCC. Foi quando tomei conhecimento, através do blog da Monitoria Científica sobre o Programa de Tutoria Voluntária, daí pensei: pode ser uma boa oportunidade para me dar um “help” no meu projeto de TCC", que ainda estava em estágio embrionário. 

Após algumas trocas de e-mail com a professora Valls, finalmente iniciei a minha tutoria com Mariana para a disciplina de TCC desenvolvimento I, nos falávamos o tempo inteiro por e-mail, whats e facebook e, claro, pessoalmente na biblioteca.  Como ainda, estava em fase de levantamento bibliográfico e com muita leitura para fazer a fundamentação teórica dos capítulos, em nosso primeiro encontro falei um pouco do meu projeto tema, capítulos e status de escrita (literalmente crua). Ela ficou fascinada com o tema de pesquisa: O papel social e cultural da biblioteca pública na difusão da literatura afro-brasileira, me abasteceu de referências, além das preciosas dicas de quem já havia enfrentado um TCC, que me ajudaram muito a não pirar. 

A cada capítulo concluído, era uma imensa alegria compartilhada com a Mariana. Ao iniciar o 6º semestre imediatamente, quis continuar com tutoria que estava me fazendo muito bem, ainda mais porque agora era reta final.  A Mariana acompanhou minha evolução na escrita e principalmente, meus picos de euforia a cada novo conceito refletido sobre meu tema de pesquisa nas leituras pelas madrugadas adentro, sentia que não estava sozinha, naquele momento tão especial em que as emoções ficam a flor da pele. 


Enfim, a tutoria me propiciou conhecer a doce Mariana que conduziu palavras de entusiasmo, encorajamento e principalmente de calma muita calma, durante do processo de escrita e apresentação para a tão temida banca. Só tenho a agradecer, pela oportunidade gratidão é a palavra que define está rica experiência.


Sthéfani Paiva

Nos últimos anos que era aluna da FaBCi, a convite da professora Adriana Souza, participei como monitora voluntária da disciplina Linguagens Documentárias Pré Coordenadas. Nessa modalidade de voluntariado, eu, sobe supervisão da professora em sala de aula, auxiliava os alunos no desenvolvimento do trabalho acadêmico relacionado a Classificação de CDD e CDU, PHA e CUTTER. Inicialmente, minha intenção era somente completar as horas de atividade complementar, mas rapidamente se tornou um prazer, adorava tirar as duvidas e compartilhar meus conhecimentos, tanto que assim que me formei, não "titubeei" em me voluntariar como Tutora, que é mais uma das modalidades de voluntário na FaBCi, mas sem acompanhamento do professor. 

​Como tutora, foi um trabalho mais individual e personalizado, pois eu dedicava algumas horas do meu tempo exclusivamente a cada tutorando. Acompanhei uma aluna no inicio de seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e outra com a parte de classificação do trabalho integrado. Apesar do receio de atropelar algumas orientações dos professores e ser vista pelos alunos como a mão extra para fazer os trabalhos, este desafio resultou em ótimas pesquisas. 

Gostei tanto da experiência que agora tenho certeza que minha pretensão em Biblioteconoma é a docência e em breve pretendo iniciar o Mestrado.


Muito obrigada meninas! Arrasaram!



Além disso, outras diretrizes do nosso curso foram atualizadas! Leiam o recadinho da professora Valéria Valls abaixo:

As diversas atividades acadêmicas do curso de Biblioteconomia da FESPSP são orientadas por Regulamentos e Diretrizes, que são elaborados pelos responsáveis e aprovados pelo Conselho Acadêmico do curso. As representantes discentes no Conselho Acadêmico são a Edi Fortini (do 3º semestre) e a Elaine Alves (do 5º semestre).

No link abaixo os documentos podem ser acessados. Em especial destaco os que foram revisados em 2018:



Regulamento de Atividades Complementares
Regulamento de TCC
Regulamento de Estágio
Regulamento do AVA
Diretrizes para o Programa de Mentoria Voluntária da FaBCI
Diretrizes para o Programa de Tutoria Voluntária da FESPSP
Diretrizes do trabalho temático

​Aba Manuais e Orientações>Planos de disciplina e documentos por curso>Documentos​



​É muito importante ter conhecimento desses documentos normativos, que regem o nosso curso e onde estão definidas as responsabilidades, processos, prazos, enfim, as orientações básicas de cada atividade acadêmica.

Navegue na pasta Manuais e Orientações e veja também os demais documentos, em especial destaco o Manual do Aluno e o Regulamento da Biblioteca e do Laboratório de Informática. ,

Fique ligadx :)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e