Pular para o conteúdo principal

Especial MC: Relato dos formandos de 2017 + dicas dos professores para os formandos de 2018! - Por: Camilla Hatzlhoffer

A Camilla Hatzlhoffer teve uma ideia genial e criou uma nova coluna para nós sobre a vida pós-formatura! Vem dar uma olhada!

Especial MC: Relato dos formandos de 2017 + dicas dos professores para os formandos de 2018!

Fonte: UniRitter


Olá, gente!

Essa matéria surgiu de uma ideia que eu tive enquanto estava no processo da Mentoria Voluntária: pensar em como está a vida do pessoal que se formou em 2017.

Com isso, depois da autorização da nossa querida monitora científica Marina, pedi para alguns amigos que já se formaram escreverem um relato de como está a vida pós-graduação: se estão trabalhando na área, se estão fazendo uma pós, se estão buscando uma especialização, entre várias outras escolhas que podem ser feitas depois de se concluir um curso superior. Essa parte do especial foi nomeada de “Me formei em bibioteconomia, e agora?”

Mas como eu queria dar um plus, pensei em conversar com alguns dos nossos professores para ver se eles poderiam dar umas dicas para os alunos que estão no último ano da graduação (eu me incluo nessa categoria). A ideia foi bem aceita e eles me mandaram algumas orientações que são importantes para quem vai se formar agora. Com isso, temos a segunda parte nomeada de “Vou me formar, e agora?”.

Para essa primeira matéria, nós tivemos a colaboração da Daniela Correia (amada!) e dos professores Valéria Valls e Wanderson Scapechi. Obrigada pela colaboração de todos!

Espero que gostem da iniciativa! Fiquem no aguardo para mais matérias como essa no próximo semestre.

Me formei em biblioteconomia, e agora?

Como está minha vida após o término da graduação na FaBCI-FESPSP/2017

            Eu me chamo Daniela de Oliveira Correia, entrei na faculdade de Biblioteconomia na FESPSP no ano de 2015 e ano passado tive a felicidade de concluir minha primeira graduação e uma fase muito importante e edificante da minha vida.

            Bom, eu venho de uma vida dentro da Música, estudei violino e toquei em uma Orquestra por 15 anos, por conta da participação em uma ONG, o Instituto Baccarelli, que entrei aos 12 anos de idade e ainda hoje faz parte da minha vida, visto que desde metade de 2011 passei a integrar a equipe de colaboradores, estando hoje à frente do Acervo Musical da instituição.

            E foi através do manuseio com os elementos do acervo, cd’s, dvd’s, instrumentos musicais e em especial as partituras, razão pela qual eu optei pela faculdade de Biblioteconomia, e com toda certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, assim como a escola, sou apaixonada pela FESPSP e muito feliz e orgulhosa por ser uma fespiana.

            Foram 3 anos de muitos aprendizados, conhecimentos novos e um mundo inteiro que eu nunca tinha tido contato, afinal, venho de uma realidade que não inclui o trabalho direto com bibliotecas e/ou arquivos, enfim, Serviços de Informações mais tradicionais. Confesso que no início tive que ralar bastante, mas logo me envolvi com toda a área e fui me adaptando e amando.

            Todas as informações e pessoas que pude conhecer, passaram a ser partes da minha vida de forma super agregadora em vários sentidos, e em especial com a ajuda do programa de Mentoria Voluntária e claro, com vários docentes da FaBCI, eu pude, ainda na graduação, traçar o que eu queria, os meus sonhos e objetivos para quando concluísse o curso, e assim eu pude planejar e pôr em prática, sendo surpreendida com um sonho ainda antes do esperado, o ingresso direto no Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação na USP.

            Após essa longa introdução, hoje, quase 6 meses após minha formatura na FaBCI, eu me encontro ainda desempenhando o trabalho à frente do Acervo Musical do Instituto Baccarelli como Coordenadora Adjunta e terminando a super maratona inicial com 3 disciplinas no mestrado quase finalizando o 1º semestre dessa nova aventura e fase da minha vida.
            Estou muito feliz e me sinto realizada em muitos pontos, confesso que bastante cansada, infelizmente toda escolha traz renúncias e para tudo que realmente vale a pena, muito esforço precisa ser dedicado, eu defendi meu TCC e recebi a aprovação no dia 14/12/2017, fiz a colação de grau antecipada em 18/12/2017, pois esperava o resultado da segunda fase do processo seletivo da USP que saiu no dia seguinte à colação e após essa notícia, tive que me empenhar nos estudos para passar na prova de proficiência em inglês que fiz no início de fevereiro.

            O mestrado é muitoooooooo mais intenso do que eu poderia imaginar, exige um grau de dedicação e superação, isso falo de acordo com minha experiência particular, do que eu vivi em qualquer fase da graduação, se assemelha com a fase do TCC, rsrsrsrs, mas novamente enfatizo, estou muito feliz pela oportunidade, é um mundo novo, com conhecimentos e pessoas novas e a alegria aumenta por poder me dedicar à minha paixão maior dentro da Biblio, a catalogação e de novo, semelhante ao TCC, podendo uni-la a minha outra paixão, a música, em minha Dissertação continuo com as pesquisas na temática da catalogação de partituras.

            Tem muita coisa que quero fazer ainda, pretendo em breve fazer meu registro no CRB (como não desempenho a profissão de bibliotecária, ainda não o fiz), mas para além da obrigatoriedade, acho super importante estar engajada nos órgãos da nossa classe, bem como irei me associar à FEBAB, além de admirar muito o trabalho realizado, espero, assim que conseguir respirar, rsrsrs, me envolver em algum trabalho da associação.

            Quero muito também em breve fazer um trabalho voluntário dentro da biblioteconomia social, é um sonho que está um pouco adormecido puramente por conta do tempo e pretendo participar de todos os eventos, palestras e cursos que puder fazer na área, claro, com a temática principal de catalogação, mas em várias outras da área que são super interessantes.

            Nesse próximo semestre também irei iniciar um trabalho como tutora na FESPSP, me inscrevi para participar do Programa de Tutoria Voluntária, pois além de não conseguir ficar longe da minha casa amada, quero muito poder ajudar da forma que puder outros estudantes como sempre tive o apoio na escola, então estou bem ansiosa por essa nova fase.

            Ademais, quero continuar escrevendo para a nova coluna sobre catalogação que estreei na minha amada forever MC, rsrsrsrs, óbvio continuar as pesquisas para minha dissertação e afora o mundo acadêmico, implementar inovações que pude aprender na faculdade no meu trabalho e voltar para a academia, uma válvula de escape e cuidar do corpo me faz muita falta.

            E assim está minha vida após o término da graduação na FaBCI, muito agitada, com novidades e uma rotina diferente mas muito feliz por todas as possibilidades bem como do advocacy  pela profissão que pretendo desenvolver com meus amigos da faculdade com o grupo Pela Biblioteconomia, além de estar aberta para as novidades que me forem apresentadas. Em resumo, cansada, um pouco louca mas muito FELIZ!!!

Vou me formar, e agora?

Prof. Valéria Valls
Vamos as dicas:

Dica 1: Valorize as relações pessoais e profissionais. Você é quem você conhece, ou seja, estabeleça boas relações, seja cuidadosx nas redes sociais (para evitar entrar em barracos e brigas desnecessárias), seja antenadx e cordial com os colegas, assim será sempre lembradx como alguém em quem se pode confiar. O mercado de biblioteconomia é pequeno, todo mundo se conhece e valorizar as boas relações é muito importante para trilhar uma carreira promissora.

Dica 2: Acompanhe a área, os influenciadores, os blogs, sites, eventos, encontros. Tem muita coisa rolando na Biblio e é importante manter-se atualizadx, no mínimo para ter ideia macro dos temas emergentes. Não dá para ser um sem noção sendo bibliotecárix, né?

Dica 3: Invista em você. Tente organizar as finanças e reserva parte do seu orçamento para fazer um curso de inglês, participar de um evento da área pelo menos uma vez ao ano, fazer um curso complementar... Se for mais organizadx tente elaborar um plano de carreira, estabelecendo metas para que aos poucos consiga avançar, senão o tempo passa e quando perceber já terá 10 anos de formadx e ops, o tempo passou!

Prof. Wanderson Scapechi
Dica 1
Fazer algumas economias financeiras: após terminar a graduação, muito provavelmente você terá que fazer entrevistas, testes e /ou concursos. Sendo assim, ter um pouco de dinheiro guardado o ajuda com alguns gastos que são inerentes a esses processos para a entrada no mercado.
Dica 2
Mudar de cidade: nem sempre é uma decisão fácil de tomar, ainda mais quando gostamos da cidade em que moramos. No entanto, às vezes é necessário abrir mão do conforto, mesmo que provisoriamente, para adquirir a primeira experiência profissional.
Dica 3
Trabalho voluntário: sabemos que se engajar em um trabalho voluntário traz grandes benefícios para todos os envolvidos. Além disso, é uma forma muito bacana do egresso adquirir experiência prática em sua área de formação. Certamente isso fará toda a diferença para o seu trabalho, e contará em seu currículo como experiência profissional.



A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

  1. Que coluna MaaRa. Adorei as dicas, o relato da Dani. Parabéns por essa excelente contribuição pessoal. ;)

    ResponderExcluir
  2. Essa "investigação pós graduação" é muito bacana. Serve pra gente ver o quanto de coisas dá pra fazer depois de se formar. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a iniciativa, excelente contribuição para os que ainda não se formaram, perfeito o relato da Dani, cheio de dicas e de emoções.
    Quanto as dicas dos professores, essas são muito valiosas e devemos mesmo que distantes dos professores buscar dicas com eles, já que estão sempre abertos a contribuir.

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas, e já estou inclusive aplicando no meu dia a dia, fazendo o curso de inglês voltando para as mulheres negras com conteúdo super didático. De fato, depois de formada o tempo passa muito rápido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e