Pular para o conteúdo principal

Destaques do Trabalho Temático do primeiro semestre de 2018

Quem é aluno da FaBCI sabe de cor e salteado o que o Trabalho Temático

Para quem não está familiarizado, saiba que ele é um trabalho elaborado no 1º ano do curso de biblioteconomia e coordenado pelo prof. Ivan Russeff, que objetiva apresentar um livro de literatura brasileira à comunidade acadêmica e propõe ensaios sobre os diversos temas da obra.

Os Temáticos do primeiro semestre de 2018 foram baseados na obra "A moratória" de Jorge Andrade. A MC entrou em contato com os autores que se destacaram, e eles gentilmente nos enviaram os seguintes relatos:


Fonte: Google Books



A moratória sob a luz da tragédia moderna
Autora: Meire Cristina Gomes

O fato de ter de fazer um trabalho temático sobre uma peça de teatro me assustou de imediato. Não tenho o hábito de ler este tipo de gênero e fiquei por um tempo sem saber o que fazer. Pensando em um tema, lembrei-me de ter ouvido falar, em outro momento, sobre "tragédia moderna"; como tinha apenas noções vagas, fui pesquisar este conceito. Acabei achando-o pertinente para análise que pensava fazer da peça, mais focada na reação dos personagens do que no contexto histórico. Com um tema em mente, ficou interessante ler e reler A moratória para entender esse aspecto e suas implicações na obra. Mas faltava ainda escrever... Comecei com certa antecedência, pois preciso de tempo para corrigir, rever, enfim, maturar as ideias, adequar as palavras. Apesar de trabalhoso, gostei da atividade. Produzir um texto é sempre um desafio.


Os autores de destaque Meire Gomes e Francisco Baraglia. Arquivo pessoal.


A poética do decadentismo em A Moratória, de Jorge Andrade
Autor: Francisco Baraglia

Falar sobre A moratória, de Jorge Andrade, não é tarefa fácil. 
Pensamos, em geral, que um trabalho artístico fala por si mesmo. Ele contém tudo aquilo que é necessário para que o autor transmita a alguém a sua mensagem, ou a mensagem de seus personagens. No entanto, o texto - um tecido de significados - não é um objeto unidimensional, mas multifacetado e que será recebido e observado com a perspectiva única de cada um através da lente que é o modo como enxergamos o mundo e as coisas.
Achei o texto bastante tocante, eficaz na sua capacidade de comover sem ser piegas, mas comedido e sóbrio. No meu trabalho, busquei refletir sobre como Jorge Andrade alcançou esse efeito e como A moratória não se encontra isolada enquanto sensibilidade, mas faz parte de uma constelação de outras produções com poética similar - a decadência de uma classe social e de todo um mundo visto através da ótica de um núcleo familiar e como, em finais do XIX, essa poética tomou mesmo a forma de um movimento artístico com características e figuras próprias. Inicialmente, pensei em escrever sobre as semelhanças com uma obra da literatura italiana, O Leopardo, de Tomasi de Lampedusa, com a qual achei que A moratória guardava não poucas semelhanças, inclusiva a data de publicação e estrutura da família protagonista; por fim, enquanto redigia meu texto, desviei do caminho que havia traçado e utilizei outra bibliografia, mais generalizante e que achei mais apropriada à ocasião.



As mudanças na estrutura familiar na obra “A Moratória”: do patriarcalismo ao protagonismo feminino
Autora: Jade Sales Nascimento

Jade Sales Nascimento. Arquivo pessoal.


Essa experiência de fazer o tão falado Trabalho Temático foi enriquecedora. Além de ter adorado a obra escolhida, tinha vários temas interessantes para serem trabalhados. Minha ideia inicial era escrever sobre uma das personagens, uma mulher forte que era a frente do seu tempo. Com o andamento da pesquisa fui descobrindo que a obra mostrava a mudança na estrutura familiar brasileira da época. Por fim, acabei decidindo por esse tema. Fazer esse ensaio me deixou muito mais preparada e organizada para os próximos trabalhos." 



A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação