Pular para o conteúdo principal

#PorqueEscolhiBiblio - Com Júlia Lacerda


No primeiro post do semestre a MC estava a procura de um(a) voluntário(a). Eis que nosso pedido foi respondido pela Júlia Lacerda do 4º semestre matutino!

Obrigada Júlia por toda a ajuda e por nos contar porque você escolheu a Biblio!


#PorqueEscolhiBiblio


Júlia Lacerda - Arquivo Pessoal


Acho que como muita gente que vem pra biblio, eu sempre gostei muito de ler. Meu pai me levava em sebos quando eu era criança, no ensino médio eu frequentava a biblioteca da escola em toda a oportunidade possível (lê-se: matava muitas aulas lá) e ia muito na Biblioteca de São Paulo  (e sempre ficava me questionando o que era preciso fazer pra trabalhar lá).

 A primeira vez que eu tive contato com a biblioteconomia, foi olhando com uma colega de escola os cursos "diferentões" oferecidos em universidades públicas, mas até então eu só via como um curso "fácil de passar" (mal sabia eu né mores). Eu tinha muita dificuldade com o que fazer após o ensino médio e trocava de curso uma vez por mês, sempre achando algum defeito no que eu escolhia. Até que durante uma das minhas sessões de reclamação, um amigo meu sugeriu que eu trabalhasse com algo que envolvesse livros, já que eu gostava tanto de ler, e foi aí que eu lembrei do curso e resolvi pesquisar mais. Como não sabia se conseguiria entrar na faculdade, acabei me inscrevendo no vestibulinho da Etec, mas ainda sim coloquei biblio como segunda opção (a primeira era museologia), porque tinha a ideia da biblioteconomia ser "parada" ou ''muito técnica''. Ainda bem que (museólogos, não se ofendam rsrs) entre a prova e a abertura das matrículas, eu pesquisava de maneira obsessiva sobre ambos os cursos, para saber se eu tinha feito a decisão certa. Deu que eu não fiz. Porém durante essas pesquisas descobri a FESP e assim arrastei meu irmão e minha mãe para uma palestra da Valls sobre o curso pra provar pra eles que eu não tava doida AUAHUAHA. Eles sentiram confiança, eu me inscrevi no vestibular, sem nem saber se eu ia conseguir arcar com os custos de um ensino superior, mas no fim tudo deu certo e tô aqui até hoje.


Não foi identificação de primeira com a biblio, mas nem por isso ela não deixou de ser a minha primeira opção. Claro que pensei em outros antes, mas eu estou onde eu sempre quis, só não sabia antes que o que eu queria era isso aqui.

A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação