Pular para o conteúdo principal

Relato de experiência com Mariana Araújo

A Mariana Araújo Gomes, formada na FaBCI em 2014 e ganhadora do Prêmio Laura Russo em 2017, acabou de ter um artigo baseado em seu TCC aprovado para publicação na revista Biblionlline

Procurada pela MC, ela gentilmente nos contou como foi o trajeto do TCC ao Prêmio e ao artigo. Venha se inspirar!



Mariana no Prêmio Laura Russo 2017. Fonte: FESPSP

Iniciei o caminho das pedras com um tema que sempre me chamou atenção, com várias ideias, inclusive, bem bagunçadas poderia dizer. Eu tinha a ideia, uma biblioteca para usar como exemplo de experiência, uma extensa bibliografia e um computador. Porém, precisava de alguém que me direcionasse e ajudasse a converter e organizar essas ideias para colocar no papel. Basicamente esse é o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) junto com a saga em busca de um orientador que compreenda e abrace suas ideias e te direcione para o caminho correto a seguir.

Após alguns meses de escrita, de muito (re)trabalho e contribuições, em dezembro de 2014 defendia meu TCC sob o tema: “Bibliotecas públicas de São Paulo e sua relação com o público da terceira idade”. Durante esse processo pude contar com a ajuda da minha orientadora Tania Callegaro, no alinhamento do processo de escrita e ideias; também, pude contar com a colaboração da professora responsável pela disciplina à época, Maria Ignês, além das professoras escolhidas para banca examinadora, Maria Rosa Crespo e Evanda Verri, que contribuíram muito na resolução de um pequeno problema que tive durante o desenvolvimento do trabalho. Não podendo deixar de lembrar das bibliotecárias e professora que participaram e contribuíram ricamente com todo o processo, tornando o projeto ainda mais intenso e gratificante de trabalhar e de ser divulgado.


Em 2017, a professora Maria Rosa Crespo entrou em contato comigo me pedindo autorização para inscrever meu trabalho no prêmio Laura Russo de Biblioteconomia. No dia 09 de novembro recebi o Ofício do CRB-8 comunicando a escolha do meu nome para o recebimento do XII Prêmio de Biblioteconomia Laura Russo, que teve por tema principal “O legado profissional Bibliotecário: contribuição para a sociedade do conhecimento”. No dia 28 de novembro, junto a familiares, professores, amigos e colegas de trabalho, recebi o Prêmio em uma cerimônia organizada pelo CRB-8 na instituição FECAP. Foi um momento incrível, que possibilitou confraternizar a imagem, a importância e influência da profissional que foi Laura Russo, que trouxe grandes possibilidades para que estivéssemos aqui hoje.


Desde a defesa do meu TCC e, sob conselho das professoras da banca examinadora, resolvi escrever o artigo a partir do meu trabalho. Devo admitir que foi difícil selecionar as informações mais relevantes para inserir no artigo, pensando que as revistas científicas costumam ter limites de paginação e uma padronização do artigo. Adiei bastante para realizar essa etapa, porém, depois do prêmio me senti na obrigação de dar maior atenção e entregar o artigo o quanto antes. Com ajuda de um colega de trabalho que já tinha passado pela experiência de publicação de artigos, ele me passou alguns títulos de revistas da área que costumam receber artigos originados de trabalhos de conclusão de curso. Após a análise de cada uma optei em escolher a Biblionline, que está vinculada ao Departamento de Ciência da Informação da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), que adota o sistema de avaliação por seus pares e obedece aos preceitos do acesso aberto ao conhecimento. O processo de submissão foi bem tranquilo, sem dificuldades, sem contar que durante todo o processo era claro que se houvesse algo que precisasse de reparo ou exclusão, de que eu seria contatada. Além disso, pude acompanhar todo o trâmite de avaliação do editor, que era atualizado constantemente. Durante esse mês, visitando o site da revista deparei-me com a publicação do artigo que se encontra disponível no volume 14, número 1, e que a partir deste passou a atribuir em seus volumes o número DOI (Digital Object Identifier) em todos seus artigos.


Há quase quatro anos atrás, nessa época, eu estava na reta final de composição e escrita do meu trabalho, mas sem imaginar a dimensão que tomaria; me identificava, como ainda hoje me identifico com diversos assuntos da área, mas o tema trabalhado era o que mais me inquietava e buscava respostas. Lembro-me sempre do conselho de alguns professores nesse momento de produção, que sempre nos diziam para escolhermos temas com o qual nos identificássemos, pois passaríamos muito tempo dedicado e abraçados a ele, e de fato, foi um ano bem intenso, mas que possibilitou e ainda hoje possibilita boas surpresas, assim como disse a minha orientadora ao saber da publicação do artigo: “essa foi uma semente lançada e que ainda hoje rende surpresas frutuosas”. 


Para saber mais sobre o Prêmio, releia a cobertura da MC publicada aqui no blog.

Muito obrigada Mariana! 
Que esses sejam apenas os primeiros sucessos de sua jornada!

A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação