Pular para o conteúdo principal

Aconteceu na FaBCI: Semana de Seminários FESPSP 2018

A Semana do Seminário FESPSP 2018 foi um arraso! Muitas discussões, palestras, pesquisas e aprendizado valioso, especialmente em tempos como esse!

Se você não conseguiu ir, não fique triste! A Monitoria trás os links dos vídeos dos debates e relatos de algumas alunas.


Para começarmos, o debate "Fake news e Eleiçõesinaugurou a abertura da Semana de Seminários, e pode ser assistida na íntegra aqui:




No dia 26/09, houve o importantíssimo debate "Biblioteca Escolar: uma necessidade para uma sociedade cidadã", com Profª. Drª. Ivete Pieruccini da ECA/USP e a nossa Profª. Especialista Maria das Mercês Apóstolo.




O encerramento ficou por conta do debate final: "O futuro da Democracia pós Eleições", que contou com a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, Américo Sampaio da Rede Nossa São Paulo e o Prof. Aldo Fornazieri.




Sobre alguns dos GTs que ocorreram no decorrer da semana, confira os relatos abaixo:


Tauane Lima dos Santos. 4°Semestre Matutino

Olá galera, estava sentindo falta de escrever pra monitoria, agradeço a Valls por ter me indicado e ao pessoal da Monitoria por sempre me acolherem tão bem.

Eu vou começar dizendo que: EU QUERIA ME MULTIPLICAR PRA ESTÁ EM TODOS OS GTS,MINICURSOS E DEBATES.

Eu comecei a semana do seminário assistindo o GT 16: PROPÓSITO E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: O PAPEL DAS LIDERANÇAS. Foi bem interessante. Ele teve mediação do professor Dr. Douglas Murilo Siqueira. O Eduardo da UFRJ apresentou o seu trabalho de pesquisa, com empresários do Rio de Janeiro e falou um pouco sobre o seu grupo de pesquisa. Em sua pesquisa ele busca descobrir o papel do líder nas organizações focou nos livros que são mais lidos por esses líderes. 

Pra quem tem interesse em ser um líder assim como eu precisa ler: O monge e o executivo e o mais recente queridinho entre os líderes O novo líder.


No dia 25/09 às 8h30 eu acompanhei o GT 06: EDUCAÇÃO,LITERATURA E SOCIEDADE com mediação do professor Derick Casagrande. Houveram 5 apresentações nesse GT mas se eu for falar de todas o texto vai ficar enorme e ninguém vai querer ler nada do que eu mandar pra monitoria (risos de desespero). 

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a apresentação do  Alexandre Nogueira, estudante de Sociologia FESPSP, e o tema apresentado foi: Subdesenvolvimento e expansão do ensino público: da luta popular a mercantilização da escola brasileira. 

Gente, esse menino falou tão bem que quando acabou eu fiquei triste. Eu passaria horas ouvindo ele falar sobre esse assunto. Nos mostrou dados, vídeos e nos deu indicações de vários livros e artigos sobre o assunto, e mencionou uma frase no meio de sua apresentação que eu nunca vou esquecer: “Dizem que o coração da elite política bate no bolso.”(Nogueira, Alexandre. 2018). 

Outra apresentação foi a da Teresinha Savio, que falou sobre a biblioteca comunitária no contexto da ocupação do MSTS (na região do ABC). A biblioteca é mantida por moradores, não há bibliotecário formado (o que é triste 😔), o acervo contém cerca de 3 mil livros doados e um espaço para crianças, com gibiteca. 

O mais interessante é que qualquer pessoa pode propor um evento no espaço da biblioteca e a ela tem várias atividades como: cursos, oficinas e muitas ações culturais que a profª Tânia ficaria com os olhos brilhando J

A próxima apresentação foi a do nosso querido professor Wanderson Scapechi e o tema foi: Os saberes informacionais e as bibliotecas públicas da cidade de São Paulo: um estudo exploratório. Ele falou sobre o acesso e uso das informações, como a sociedade pode se apropriar dessas informações e claro a aprendizagem informacional tanto nas nossas amadas bibliotecas como em escolas.  Os resultados parciais da pesquisa dele são: desconhecimento por parte dos bibliotecários sobre o conceito de saberes da informação, o que gera uma crítica à grade curricular dos cursos de biblioteconomia que nem sempre abordam o assunto, e algumas bibliotecas desenvolvem os saberes informacionais mas nem sempre são sistemáticas ou orgânicas. Foi ótima a apresentação do nosso querido professor!

A última apresentação do dia foi da ex aluna da FESPSP Roselene Medeiros com o tema: Inclusão por meio de tecnologias. O GT do Derick ficou gravado na minha memória. Sociólogos e bibliotecários conversando em uma harmonia maravilhosa, uma troca de informações que, só de lembrar, meu coração se enche de felicidade. Por fim, uma roda de perguntas, comentários do Derick Casagrande sobre cada apresentação e um bate papo incrível.

Pra terminar a minha semana de GTs eu assisti a primeira parte do GT 15: Inovação em serviço de informação com mediação das donas do meu coração Valeria Valls e Adriana Souza. O primeiro a apresentar foi o Marcos Leandro com o tema: O ensino de representação descritiva no Brasil: aproximação e distanciamento entre a formação acadêmica e o mercado de trabalho

A segunda apresentação foi da nossa querida ex-aluna Daniela Correia que falou do seu projeto de mestrado que foi levado quentinho do seu TCC. Representação descritiva de partitura. Eu vi a a Dani falando sobre seu tema de TCC no GT do ano passado e depois fui assistir sua defesa do TCC. Eu realmente amo esse tema e a Dani fala dele com tanto amor 😍, Duas frases que foram faladas nesse GT nunca sairão da minha cabeça e do meu coração: “Os fundamentos da área não de modificam, eles se renovam.”, e  “A catalogação é um aprendizado contínuo.” Preciso dizer que saí desse GT querendo fazer algo na área de catalogação, e quem sabe meu TCC não vai ter uma sementinha de mestrado focado em catalogação?

Minha semana de Seminário da FESPSP 2018 foi incrível e mal posso esperar a de 2019. Parabéns a todos os envolvidos.

Até outro dia galera!!!




Watusi Ferreira - 6º semestre noturno

Assisti o seminário da segunda (24/09) GT 5 sobre Relações internacionais em tempo de mudança. Ele teve debates interessantes e trabalhos bem elaborados, sendo que, foi apresentado 3 grandes temas, Leonardo com seu trabalho sobre governo Juscelino Kubitchek sobre os fatores que influenciaram naquela época, analisando a politica externa e o papel que cabia ao Brasil naquele momento. 

Outro trabalho foi o do sociólogo Douglas, onde o trabalho dele fala sobre Religião e Globalização, sendo uma análise da religião, suas influências e como afeta as relações internacionais, com ênfase na Igreja australiana, que é uma igreja que expandiu em vários países. João Victor com o trabalho sobre perspectivas das abordagens das relações internacionais, onde analisa a compreensão do papel da sociedade civil. E Gabriele com o trabalho sobre mulheres brasileiras e peruanas em busca da emancipação onde fala bastante sobre economia solidária que é uma prática para a emancipação e resistência dessas mulheres.




Marina Chagas Oliveira - 6º semestre noturno

A minha visão da Semana de Seminários foi um pouco diferente. Pela primeira vez fui participante ativa da programação e apresentei o meu "TCC em gestação" (como posto pela professora Valéria Valls), no GT 15 - Inovação em Serviços de Informação. Com o título "A Experiência do Usuário em Bibliotecas Universitárias", falei sobre a User Experience, a etnografia,  e seu uso em Bibliotecas Universitárias internacionais, e como a voz do usuário pode ser ouvida por meio destas práticas.

No mesmo dia, a Edi Fortini ainda comparou os conceitos de UX e da ISO ABNT NBR ISO 9001:2015, a Fabiana Andrade Pereira falou sobre seu trabalho com a Search Engine Optimization (SEO) para Bibliotecas Virtuais na Biblioteca Virtual da FAPESP, a Andrezza Catharina Camera nos apresentou seu projeto que busca entender o bibliotecário e sua posição mediante o mercado de trabalho contemporâneo, e para encerrar com chave de ouro, o professor José Fernando Modesto da Silva apresentou seu seminário : "As Tarefas dos Usuários e os atributos da Representação Descritiva sob a RDA".

Participar da Semana de Seminários da FESPSP sem ao menos ter concluído a minha própria pesquisa foi desafiador, mas muitíssimo gratificante. Além de excelente prática para a defesa de banca do TCC, o clima de coleguismo entre os participantes e os ouvintes é muito bacana. Ver os demais projetos certamente nos ensinam e inspira. Finalmente, agradeço muitíssimo às mediadoras e professoras da FaBCI Adriana Maria de Souza e Valéria Martin Valls pelos feedbacks!



A lista completa dos GTs, autores aprovados e seus trabalhos está disponível aqui.
E em breve os anais desta semana de pesquisa estarão disponíveis. Fique ligado!


A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação