Pular para o conteúdo principal

Advocacy na Paulista: evento do CRB - por: Renata Corrêa e Tauane Lima

O CRB-8 realizou uma ação de advocacy para as as bibliotecas escolares na Avenida Paulista. As alunas Renata Corrêa e Tauane Lima fizeram a cobertura pra gente!

Fonte: Arquivo pessoal

Renata Corrêa
No dia 11 de novembro bibliotecários, alunos do curso de biblioteconomia, membros do CRB-8, juntamente com o Grupo de Maracatu da Faculdade de Belas Artes de São Paulo se reuniram em mais uma ação promovida pela atual gestão do CRB-8, em frente ao SESC Paulista.

Fonte: Arquivo Pessoal

A ação, que já esteve presente na Bienal do Livro 2018, teve como objetivo a coleta de assinaturas para o abaixo-assinado BIBLIOTECA ESCOLAR PARA TODOS, e a conscientização da população a respeito da Lei 12.244/2010, que dispõe  sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino público e privado de nosso país.


Fonte: Arquivo Pessoal
A reflexão  das pessoas quando abordadas com frases como: “Você é a favor da presença de bibliotecas em escolas?” ou “Acha importante a leitura de livros infantis como parte do programa pedagógico escolar?”, faz com que imediatamente assimilem a importância da assinatura no manifesto sobre a lei 12.244/2010.

A ação aconteceu em frente à entrada do SESC Paulista, lugar propício a abordagem de pessoas tanto pela concentração elevada de transeuntes como pela presença em um local que convida a todos ao contato com a cultura, com a diversidade, com a interação pessoal e também com a leitura. Pessoas que buscam cultura são a favor da literatura. Uma fórmula simples, mas que somada, colabora para a evolução individual e a para a transformação social.

Durante a ação o grupo de Maracatu da Faculdade de Belas Artes de São Paulo se apresentou e com muito barulho atraiu dezenas de pessoas que aderiram ao abaixo-assinado com empolgação e simpatia.  Foi o momento mais agitado durante a tarde e com certeza com mais coletas de assinaturas.

Fonte: Arquivo Pessoal
Estar presente em ações como esta reforça o envolvimento dos estudantes de biblio à causas que sensibilizam a sociedade sobre a importância da biblioteca como aparelho de apoio ao ensino e a educação e pontua nossa colaboração na luta pelo reconhecimento de nossa profissão, uma luta que garantirá o nosso futuro no mercado de trabalho.

É importante a união de todos: Conselho Regional de Biblioteconomia, alunos, professores, bibliotecários e voluntários simpáticos à causa. Pelo futuro de nossa educação e pelo futuro de todos nós, bibliotecários.

Segundo o CRB-8, estima-se que foram coletadas aproximadamente 800 assinaturas somente nesta ação. Podemos colaborar divulgando o link abaixo para que mais pessoas tomem conhecimento da Lei 12.244/2010 e principalmente que participem do manifesto para cobrarmos a efetivação desta lei até o ano de 2020.




Tauane Lima
Olá, pessoal da MC, já estava com saudade de escrever, estou ficando viciada (risos). Hoje estou aqui pra falar sobre o ato que o CRB-8 organizou no domingo dia 11 de novembro lá na Paulista. Fui com as minhas amigas e donas dos melhores abraços Angélica e Lorena. E ao chegar lá a recepção do pessoal do CRB foi ótima, todo mundo muito animado e ai nos deram uma camiseta muito linda roxa que vocês irão ver nas fotos depois e duas pranchetas para conseguirmos assinatura. 

Fonte: Arquivo Pessoal

Nossa, para se soltar no começo foi um pouquinho difícil, mas depois já estávamos rindo e entregando sacolinhas, tsurus e balões para as crianças e conversando muito com os pais! Ficamos nós três juntas colhendo assinatura e teve uma hora que paramos um grupo de umas 10 pessoas e todas assinaram, ficamos tão felizes!!!! Participar desse ato, foi muito maravilhoso, algumas pessoas vinham até nós para assinar só porque viram nossa blusa ou ouviram a gente explicando para outras pessoas e foi o máximo! 

Fonte: Arquivo Pessoal
Ficamos pouco tempo porque né galera, final de semestre, coisa acumulada (rindo de nervoso) mas esse tempo foi extremamente gratificante, principalmente por está ao lado das minhas futuras colegas de profissão e de pessoas que já estão na área e nunca deixam a nossa profissão de lado! E um agradecimento as pessoas que nos ouviram, que nos apoiaram e que trocaram experiências com a gente, vocês são demais!

Até a próxima! Att, Tauane 



Não se esqueça de participar! petição pública BIBLIOTECA ESCOLAR PARA TODOS pode ser acessada pelo link: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR107124

A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encerramento do projeto

  Este post é uma despedida do projeto Monitoria Científica, nestes 12 anos passaram muitas alunas e alunos do curso de Biblioteconomia que hoje estão atuando profissionalmente (e com muito destaque) na área. Todas e todos que aqui passaram puderam deixar a sua marca no blog e nas demais redes sociais. Não podemos nos esquecer de todo o apoio, idealização e contribuições da professora Valéria Valls. Nossa professora, amiga e parceira fundamental para o alcance e sucesso deste projeto. Daqui em diante, o blog da Monitoria será um singelo "repositório" das ações e divulgações e não contará com atualizações. Sendo assim, você que seguia o perfil da Monitoria Científica Fabci - Fespsp (2010-2022) está convidado(a) a conhecer o BiblioExtensão - espaço dedicado à divulgação de projetos e atividades de pesquisa e extensão de cursos de Biblioteconomia voltadas ao relacionamento com a comunidade. A ideia é conhecer e refletir sobre como o curso de Biblioteconomia pode impactar positiv

O que eles disseram? 5 citações sobre bibliotecas.

O  dia  dos  namorados  foi semana passada, mas que tal aproveitar o clima de romance e ler como algumas mentes brilhantes declararam seu amor por suas bibliotecas? O blog Librarianship Studies & Information Technology fez um compilado das 33 melhores citações sobre o assunto, e aqui nós colocamos as nossas 5 favoritas. 1. O trunfo mais importante da biblioteca vai para casa todas as noite - os funcionários. --Timothy Healy (1923-1992. Ex-Presidente, New York Public Library) 2. Bibliotecas ruins constroem coleções, boas bibliotecas oferecem serviços, e ótimas bibliotecas formam comunidades. --R. David Lankes   (Professor e Diretor da School of Library & Information Science na University of South Carolina, e ganhador do prêmio  Ken Haycock Award da American Library Association’s em 2016 por Promovera Biblioteconomia) 3. Bibliotecas guardam a energia que move a imaginação. Elas abrem janelas para o mundo e nos inspiram a explorar e

Keep calm que as férias estão chegando...

É com muita alegria e saudade no coração que informo que este é nosso último boletim de 2015... sabe o que isso significa? As férias chegaram!!! Mas calma ano que vem tem mais! Em 2016 teremos um novo Monitor, que com certeza virá cheio de ideias legais e projetos maravilhosos. Esta pessoa ainda está sendo escolhida, e logo mais, haverá divulgação, por isso não deixe de acompanhar a Monitoria Científica nas redes sociais. Esse foi um ano bem puxado, cheio de conteúdo e de festividades né... Teve CBBD, aniversário de 75 da Biblioteconomia na FESPSP, Jubileu de Ouro da regulamentação da profissão de Bibliotecário... Mas ano que vem, também será um ano bem movimentado, então é bom aproveitar as férias e recarregar as energias. Aos colegas que se formaram: Parabéns! Sucesso em suas escolhas! Aos colegas que ainda estão por aqui: Força e Foco! Estamos quase lá... Não posso deixar de agradecer aos meus queridos voluntários, o sucesso do projeto também depende da participação