quarta-feira, dezembro 05, 2018

Entrevista com o professor Charlley Luz

O professor Charlley Luz, novo coordenador da pós-graduação em Ciência da Informação na Escola de Sociologia e Política de São Paulo, nos deu uma entrevista falando um pouco de sua trajetória.

Fonte: Arquivo Pessoal


1) Qual sua relação com a FESPSP?
Fui aluno da pós em Gerência em Sistemas e Serviços de Informação, antigo curso da Fabci na FESPSP, concluído em 2008. Gostei tanto das disciplinas e conheci muitos professores que são amigos até hoje. No ano seguinte, passei a ministrar aulas no curso de Gestão Arquivística (na época, se chamava Gestão de Documentos de Arquivo), era a disciplina de Descrição Arquivística.  A FESPSP sempre apoiou ideias que trouxe, as Aulas Abertas foi a oportunidade de aprofundar temas e me envolvi muito na elaboração de todas aulas abertas promovidas pelos cursos.

2) Conte como foi seu papel junto à pós depois que começou a ministrar aulas.
Ajudei a conceber junto à equipe da Fabci o curso Gestão da Informação Digital, que foi pioneiro em São Paulo em trazer e relacionar temas como Arquitetura da Informação, Curadoria Digital, Preservação Digital e Mídias Sociais. Além disso, atuei com os professores de arquivística na atualização do curso em 2012. Deixou de ser Gestão de Documentos de Arquivo e passou a ser Gestão Arquivística - GA. Este curso se manteve desde 2008, num período onde nenhuma outra instituição de ensino tinha iniciativas para a Arquivologia. Cursos de extensão e especialização tradicionais fecharam e o nosso  GA se manteve, sempre com alunos. Isto porque ele aborda temas muito atuais na área arquivística, como os Repositórios Digitais Confiáveis, o SIGAD, e os documentos arquivísticos digitais.

3) Como sua formação auxiliou neste seu trabalho?
Minha graduação foi em Arquivologia pela UFRGS. Assim que me formei vim trabalhar em São Paulo na área digital, como arquiteto de informação numa grande consultoria da cidade. Isto me deu a oportunidade de trabalhar com projetos de portais e intranets corporativos, o que demandou mais conhecimento, foi aí que resolvi fazer a pós em Gestão de Serviços e Sistemas de Informação. A partir disso, pude introduzir no meu trabalho novas técnicas e metodologias para a área digital. Os cursos da pós da FESPSP tem esta característica, quem opta por seguir no universo científico e acadêmico encontra espaço para estruturar seus passo futuros. Quem é “de mercado” acessa modernas técnicas e metodologias que são facilmente empregadas no seu dia-a-dia. 

4) E para o futuro, quais são os planos?
Essa missão de coordenar os cursos da pós em Ciência da Informação da FESPSP, além de ser uma oportunidade de conhecer melhor os professores e os alunos, equilibrando conhecimentos e expectativas, também abre a possibilidade de atuar mais no contexto acadêmico. Me entusiasma a seguir, inclusive, estudando mais. Além disso, em 2019 vamos pensar um pouco sobre os cursos e quem sabe dar uma atualizada em seus currículos, trazendo mais conteúdo inovador para nossos alunos. 


E o professor também participou do Desenrola FaBCI. Dê uma conferida:



Muito obrigada professor! E muito sucesso em sua nova etapa!



A opinião dos colunistas e dos relatos publicados não representam necessariamente a posição da FaBCI da FESPSP, ou de sua Monitoria Científica. A responsabilidade total é do(a) autor(a)do texto.

4 comentários: